Cevnautas,

     Como comemoramos todos, artigos de revisão são ouro puro. Melhor ainda quando o artigo é publicado pela exigente NEJM e, mais, por um especialista brasileiro. O Dr. David Szpilman é da SOBRASA, parceira do CEV dede 1996. Quem tiver interesse pode achar o link da SOBRASA na primeira capa do CEV, que virou uma página interna por causa do peso do desenho, na ápoca. O link da COBRASA estava ba boi do lago - onde tb estava o barco do Amyr Klink - clique na foto do lado esquerdo alto da tela, ao lado de "teses" http://bit.ly/cev1997   http://bit.ly/cev1997   . VIVA!  Vamos traduzir e publicar na biblioteca do CEV?  Laercio

de:     David Szpilman david@szpilman.com
data:     31 de maio de 2012

È com o imenso prazer que compartilho a publicação de nossa revisão sobre AFOGAMENTO (drowning), na revista médica “New England Journal of Medicine” (NEJM), uma das mais prestigiadas e rigorosas na publicação de artigos científicos em todo mundo. Seu fator de impacto (FI) foi de 53 em 2010.  Szpilman D, Bierens JJLM, Handley AJ, Orlowski JP. Drowning: Current Concepts. N Engl J Med 2012;366:2102-10.

O convite pelo editor chefe da revista NEJM foi aceito há 22 meses e eu não imaginava o tamanho do desafio ao aceita-lo.  Foram 4 revisores médicos, dois editores da NEJM e mais um quinto revisor final em um total de 6 remessas até o aceite final. Aí vieram as 5 provas de “galleys” (revisão finais antes da publicação), minuciosas e com diversas questões até este resultado final.

 

Como profissionais desta jornada convidei os três maiores especialistas médicos na área de afogamento, Dr Anthony Handley, Inglês, responsável pelos protocolos Europeus de ressuscitação e suporte básico de vida, Dr Joost Bierens, Holandês, consultor da sociedade de salvamento aquática mais antiga do mundo e editor chefe do livro mundial sobre afogamento (já na 2ª edição) e o Americano, Dr James Orlowski, chefe do departamento de medicina intensiva em pediatria, professor da Universidade do Sul da Florida, e autor de importantes trabalhos científicos nesta área, para juntos realizar esta revisão.

Não posso deixar de compartilhar contigo, o sentimento que invade este “tupiniquim”, em ter alcançado o reconhecimento cientifico internacional em uma área pioneira onde dediquei toda minha vida profissional e grande parte da pessoal.

Reconheço que este trabalho se deve e muito ao esforço e colaboração de todos que lutam por salvar vidas, e quero lhe agradecer muito o seu apoio e lhe dizer que estou muito interessado em receber suas criticas e observações.

Caso tenha interesse em uma copia do artigo para seu uso pessoal.

http://www.nejm.org/doi/pdf/10.1056/NEJMra1013317    http://www.nejm.org/doi/pdf/10.1056/NEJMra1013317

Grande abraço
 
Dr David Szpilman - www.szpilman.com
Av das Américas 3555, bloco 2, sala 302 - Barra da Tijuca - Rio de Janeiro - RJ - 22631-004 - Brasil 055 21 33262378 - 99983951

Não perca!
XII Campeonato e XI Simpósio Brasileiro e IX Sulamericano de Salvamento Aquático. Balneário de Camboriú – SC - 28 de Novembro a 1 de Dezembro de 2012.
Veja os resultados do evento de 2011 em nossa web www.sobrasa.org
 

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.