Cevnautas da Aqua, milhões estão aprendendo sobre o comportamento do corpo na atividade física feita na água. Todos já tivemos isso nos cursos, confere? Laércio

Malhação na água permite ganho de força sem sobrecarregar articulações
Resistência da água impede movimentos mais bruscos.
Prática é benéfica para quem está se recuperando de lesão.

Do G1, em São Paulo

 Fazer exercícios físicos na academia, no parque ou até mesmo em casa pode ser muito prazeroso. Mas e realizá-los na água? Natação, hidroginástica e, acredite, corrida são algumas das atividades que podem ser feitas na piscina ou no mar. O Bem Estar desta sexta-feira (9) mostrou algumas dessas práticas.
 
No estúdio, Mariana Ferrão e Fernando Rocha receberam a médica do esporte Fernanda Lima e a preparadora física Roberta Rosas para explicar o tema.

A água oferece entre 12 e 40 vezes mais resistência do que o ar. Essa resistência impede, nos deslocamentos, movimentos bruscos, o que é benéfico para quem está se recuperando de alguma lesão. Além disso, permite ganho de força muscular importante sem sobrecarregar articulações. A vantagem é que essa resistência pode ser aplicada em várias direções, ao contrário dos exercícios no solo, onde existe a gravidade.

A flutuabilidade da piscina faz com que haja uma redução do peso e essa diminuição de sobrecarga do peso ajuda a fazer a atividade física por mais tempo, o que beneficia a parte aeróbia.

Mas lembre-se que é preciso se hidratar, como em qualquer atividade física, mesmo que você já esteja na água.

FONTE com vídeos e fotos: http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2015/01/malhacao-na-agua-permite-ganho-de-forca-sem-sobrecarregar-articulacoes.html

 

 

 

 

Comentários

Por Usmary Sardinha Siqueira
em 11 de Janeiro de 2015 às 15:22.

Muito pertinente o tema, uma vez que estamos percebendo a crescente busca pelos exercícios aquáticos a cada ano mais. No entanto, muitos profissionais aindam demonstram desconhecer as propriedades físicas da água e sua aplicabilidade durante a prescrição de exercícios nesse meio. Dra.Fernanda Lima  muito contribuiu com seus conhecimentos em meu estudo, também. Realmente comprovamos esse mesmo efeito sobre as articulações de mulheres com dor crônica em AR,  além da redução significativa da dor e melhora da capacidade funcional. Parabéns às profissionais Dra. Fernanda e Roberta.


Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.