Cevnautas,

Inauguração do admirável Centro Olímpico de Treinamento Esportivo da UFMG. Laercio

Nadadores britânicos fazem temporada de testes na piscina olímpica do CTE
02/12/2015 | 11:10

Com infraestrutura de padrão internacional para a prática de esportes aquáticos, a piscina olímpica do Centro de Treinamento Esportivo (CTE) da UFMG está sendo testada, desde a última segunda-feira, 30, por 17 integrantes dos comitês olímpico e paralímpico do Reino Unido – incluindo sete nadadores.

Após a temporada de testes, que prossegue até domingo, 6, os ingleses decidirão se vão usar as instalações do parque aquático como local de treinamento para os Jogos Olímpicos de 2016. A expectativa é de que cerca de 80 a 100 atletas da Grã-Bretanha irão se preparar no CTE antes e durante os Jogos Olímpicos de 2016.

Se aprovada, piscina deverá ser o local de treinamento de até 100 nadadores ingleses durante os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro
Construída com recursos do governo de Minas Gerais, a piscina tem dimensões de 65m x 22,5m. Ela é dotada de um sistema de boulk head (borda móvel) – pioneiro na América Latina – que possibilita sua reconfiguração para provas de natação em 50 e 25 metros, para disputas de polo aquático em 28 e 33 metros e para competições na modalidade de nado sincronizado.

Com a borda móvel, a piscina também poderá ser dividida em duas piscinas semiolímpicas, favorecendo treinamentos simultâneos de um grupo maior de nadadores. O parque aquático também contará com banheiras térmicas e saunas para a recuperação física dos atletas após as sessões de treinamento.

De acordo com o professor Luciano Sales Prado, da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional e diretor técnico do CTE, a delegação britânica fará na UFMG uma série de treinamentos para confirmar se as instalações cumprem todas as exigências. “Eles querem, por exemplo, verificar se a consistência da água está boa, se o tratamento é adequado, se as raias antiturbulências atendem às necessidades, se a estrutura de logística da UFMG será suficiente.”

 A representante da Associação Olímpica Britânica no Brasil, Anna Pimenta, explica que a temporada na UFMG integra a agenda oficial de preparação para os Jogos Olímpicos. “A equipe está ciente de que se trata do primeiro teste oficial da piscina. Atletas e comissão técnica esperam reproduzir aqui as condições ideais de treinamento”, afirma.

Evento de exibição
Nesta quinta, 3, as equipes britânicas de natação farão uma pequena pausa em sua maratona de treinamentos para participar de atividades de apresentação ao público da piscina olímpica. A programação começa às 13h15, com uma exibição da equipe de nado sincronizado do CTE.

Em seguida, será a vez dos nadadores britânicos caírem n’água, observados por cerca de 80 alunos de escolas públicas da região da Pampulha convidados para o evento. Às 14h30, os nadadores retornarão aos treinamentos sem a presença do público.

A programação terá sequência às 17h, no auditório da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional, onde será realizado seminário com participação do gerente de ciências do esporte, Karl Cooke, e do coordenador técnico Mike Peyrebrune, ambos da equipe britânica de natação, e do professor Luciano Sales Prado, diretor técnico do CTE.

Estratégias de treinamento de nadadores de alto nível, identificação de talentos e desenvolvimento da natação no Reino Unido e prevenção de lesões figuram na pauta do seminário.

As inscrições, gratuitas, podem ser feitas no Centro de Extensão da Escola. Haverá tradução consecutiva para as palestras em inglês. Mais informações podem ser obtidas AQUI.

(Texto: Cedecom e Assessoria de Comunicação EEFFTO)

FONTE com fotos e links: http://www.eeffto.ufmg.br/eeffto/noticias/1038/nadadores_britanicos_fazem_temporada_de_testes_na_piscina_olampica_do

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.