Amigos, um tempo atrás, tivemos ciência do projeto de lei do deputado Flavio Bezerra que obriga a natação da Educação Básica. Achei que a proposta geraria uma discussão tão grande que acabei colocando em um avaliação. E vocês, o que acham que deveria ser ensino? Será que a proposta funcionaria? Tenho uma opinião, mas gostaria de colocar o tema em pauta.

"Proposta torna natação obrigatória nos ensinos fundamental e médio: Projeto de lei apresentado pelo deputado Flávio Bezerra (PMDB-CE) obriga os estabelecimentos de ensino fundamental e médio, públicos e privados, a incluir aulas de natação no currículo escolar da educação básica. O Projeto de Lei 4615/09 define que as aulas serão ministradas por um professor licenciado em Educação Física, ou por monitores com formação em natação, desde que sob orientação do responsável técnico. Flávio Bezerra ressalta que a atividade contribui para a saúde, além de ser uma modalidade esportiva que praticamente não provoca lesões. O deputado chama a atenção também para o alto número de mortes por afogamento, sobretudo entre crianças e jovens. Ele cita artigo do médico norte-americano Daid Szpilman, segundo o qual, no Brasil, em 2001, houve 7.183 mortes por afogamento, sendo 29% em águas naturais, como praias,

rios e lagos, e 0,5% em piscinas. As escolas terão dois anos de prazo para adaptar suas instalações e, caso isso não seja possível, poderão firmar convênios e parcerias com clubes e academias. A proposta, que tramita em caráter conclusivo, será analisada pelas comissões de Educação e Cultura; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

(fonte:http://www2.camara.gov.br/internet/homeagencia/materias.html?pk=131483)".Existe uma enorme preocupação com a esportivização dos conteúdos de ensino nas aulas de Educação Física Escolar. É importante lembrar que devemos trabalhar o esporte da escola, como um dos conteúdos de ensino, e não o esporte na escola. Pela proposta do deputado Flávio Bezerra, que conteúdos você ensinaria para crianças do primeiro ciclo do ensino fundamental.

Comentários

Por Guilherme Tucher
em 28 de Setembro de 2009 às 20:14.

Até agora nada...

Vamos lá!

Se um projeto de lei oportunizasse a prática da natação na escola, o que deveríamos ensinar?

Quais as propostas e sugestões?

Nossa comunidade está muito parada...

Por Chlerismar Abreu Ferreira
em 24 de Novembro de 2009 às 00:43.

Guilherme, já tinha ouvido falar nessa proposta e considero super importante tornar acessivel a prática da natação principalmente com os dados alarmantes de mortes por afogamento, aqui na minha cidade São Luis/Ma, os números assusta.Quanto ao que ensinar , acredito que a adaptação ao meio líquido, nado de sobrevivência, e iniciação ao crawl w costas.

Por Chlerismar Abreu Ferreira
em 24 de Novembro de 2009 às 01:07.

ops. corrigindo: ....os números assustam.

Por Guilherme Tucher
em 24 de Novembro de 2009 às 13:04.

Olá amigo Chlerismar. Tem razão. Pela realidade da educação física escolar, não vejo outra saída que não seja a adaptação ao meio líquido.

Por Waldecy Santos da Silva
em 4 de Março de 2011 às 07:23.

seria uma otima oportunidade, pois sendo a natação uma atividade fisíca completa ajudaria muito no desenvolvimento psico motor das crianças e da mesma forma diminuiria os riscos de afogamentos futuros.espero q esta lei venha a ser colocada em pratica. deveria primeiramente ser ensinado a adaptação pois este e o primeiro passo.

Por Guilherme Tucher
em 4 de Março de 2011 às 14:22.

Olá, Waldecy.

Seja bem vindo.

Parece que o projeto já foi votado e não deu certo.

Mas também concordo que deveria ser privilegiado, na educação física escolar, o ensino dos conteúdos da fase de adaptação ao meio líquido.

Guilherme

Por Wanda Maria Costa Braga
em 21 de Outubro de 2012 às 13:40.

Como colocado aqui em outro debate do CEV a natação pode contribuir para o crescimento e desenvolvimento infantil http://cev.org.br/comunidade/desportos-aquaticos/debate/nadadores-cresceram-mais-journal-exp-biology/, porém sabemos muito bem que as realidades das escolas brasileiras são bem diferentes desta utopia em que se encontra o deputado. As escolas muitas vezes não tem estrutura para os esportes coletivos (que não demanda muito cuidado) uma quadra, quem diria uma piscina que é necessário tratamento da água e etc. Sem contar que a educação física é levado tão pouco a sério pelos próprios profissionais que será que eles teria responsabilidade pra controlar uma turma de 30 alunos em um meio aquático? Ou será que eles agiriam como nos esportes coletivos como “rola bola”?   Acredito que o risco seria maior que 0,5%, não pela modalidade mais sim pelos profissionais. 

Por Bruno Rocha Thomaz Teixeira
em 21 de Outubro de 2012 às 16:50.

 

Concordo com você Wanda,

A realidade das escolas brasileiras são realmente ruins, não tem condições ideias para as aulas de educação física. Depende da boa vontade do professor que tem de buscar outros recursos para conseguir lecionar a sua matéria com competência e não ser um “rola bola”. Por estes e outros motivos, tornar a natação obrigatória nas aulas de educação física não seria indicado para a nossa realidade.

Por Guilherme Tucher
em 21 de Outubro de 2012 às 22:55.

Ainda mais se repetir os enganos de querer tornar o aluno um "nadador". Se pensarmos em ensinar adaptação ao meio líquido e autonomia na água, qualquer piscina (em parceria com um clube, associação ou etc) já poderia ser um início.

Por Luciano Mauricio Figueiredo
em 21 de Outubro de 2012 às 23:00.

Olha gente, a idéia não deixa de ser boa, claro que está mesmo longe da realidade das escolas Brasil afora, já que muitas não tem sequer merenda para oferecer aos alunos. Por outro lado eu acho que deveria haver um esforço para que se estruturasse o máximo de escolas possíveis não só com piscinas, mas também com quadras e materiais para a prática de esportes, ou que firmassem convênios com clubes e instituições de esportes; quanto maior o envolvimento de crianças e jovens com essas atividades, maior é o ganho da sociedade de um modo geral.

Por Yuri Windson Santos Barroso
em 21 de Outubro de 2012 às 23:25.

 

Isso não passa de uma utopia, todos nós sabemos da realidade das escolas brasileiras e sabemos ainda mais que elas não tem infraestrutura para tanto, mal conseguem garantir uma sala de aula descente com boas cadeiras, carteiras e lousas para que os alunos possam estudar, como conseguirá garantir que estas tenham aula de natação, este é mais um dos inúmeros projetos e leis que não tem como sair do papel, infelizmente esta é a realidade de nosso pais.

Por Bruno Nunes da Cruz
em 22 de Outubro de 2012 às 00:44.

 

Bom  ,na minha opinião é muito valido a implantação da natação na educação brasileira ,mas o difícil é saber da realidade das  muitas escolas que já funcionam com certa precariedade relacionado a infra estrutura ,no entanto a implantação de piscinas demandaria uma maior manutenção da mesma ,agora muitas escolas não tem nem quadras que dirá piscina ,é necessário usar essa verba de uma maneira mais consciente para dar a todos o direito  de um espaço de esporte e lazer nas escolas. 

Por Edison Yamazaki
em 22 de Outubro de 2012 às 01:16.

Guilherme,

Entendo o seu interesse, mas o Brasil tem tantas leis, tantas leis que não sabemos quais são elas.

Para um país sério não deveria sequer existir uma lei para que a natação fizesse parte do currículo da Educação Física escolar. Não é por falta de lei que os alunos não mantém contato com a natação. É por falta de piscinas e de profissionais qualificados.

Quando falo que no Brasil as escolas não possuem campos de futebol e portanto, não possuem aulas de futebol, os japoneses ficam atônitos. Imagina falar em natação!!

Abraços,

Por Guilherme Tucher
em 22 de Outubro de 2012 às 20:48.

Sim, estão certos. E nesta discussão entram todos os outros conteúdos que devem (ou deveriam) ser ensinados na escola. 

Por Ana Paula de Matos
em 2 de Setembro de 2013 às 15:37.

Boa tarde pessoal, eu estou no final do curso de Educação Física, e vou fazer o meu tcc sobre a natação obrigatoria como disciplina na educação basica, alguem sabe me informar se esse projeto de lei do Deputado Flávio Bezerra foi aprovado? não encontrei mas nada sobre isso, alguem poderia me ajudar.. fico no aguardo, e desde já agradeço...

Por Roberto Affonso Pimentel
em 3 de Setembro de 2013 às 08:17.

Não vou me imiscuir na discussão, mas só para apimentar digo que um pouco de criatividade e imaginação sempre faz bem.

Eis o caso: um professor de Física do Colégio de Aplicação da UFRJ realiza aulas de determinados assuntos periódicamente no mar, i.e,. conduz seus alunos à praia ou aluga um barco com equipamentos de mergulho e transforma o fundo do mar em sala de aula. Quando não sobe até o Alto da Boa Vista (Floresta Atlântica, no Rio) e em altura de menor pressão, realiza seus experimentos com a galera. 

Parece que a piscina na escola NUNCA vai funcionar. Mas ideias podem ser acrescentadas à cabeça do deputado para um melhor ensino, especialmente no seu Estado. 

 

Por Guilherme Tucher
em 3 de Setembro de 2013 às 09:19.

Ana Paula, que eu saiba não deu em nada. Ainda se pensa o esporte apenas com seu viés competitivo. Não dará certo.

Por Rafaela Silva Rezende
em 24 de Janeiro de 2014 às 02:48.

Mesmo que esta lei viesse a calhar, o sistema de ensino público não teria condições de mantê-la já que diante da realizade, vemos que há grande desvalorização da educação de uma forma geral no Brasil, e a Educação Física que por muitos é mal vista. As escolas não tem estrutura se quer para manter quadras para práticas esportivas coletivas que geralmente são mais utilizades pelos métodos trablahados hoje pelos professores e a natação que ao meu ver é de estrema importância não teria sucesso.

Por Adilson Martins
em 11 de Junho de 2014 às 11:08.

Como é de conhecimento de todos, não é preciso listar aqui a importância da natação como atividade nas escolas, sendo assim a proposta do deputado seria bastante válida, se não fosse a realidade em que se encontra a Educação de uma forma geral no Brasil. Atividades em meio líquido necessitam de uma estrutura que está longe da realidade das escolas brasileiras, considerando ainda, que como uma atividade escolar, exige uma maior demanda de equipamentos, piscinas adaptadas ( o que torna a questão dos convênios com clubes menos viáveis). Quanto a qualificação profissional, penso que se realmente fosse possível a implementação dessa resposta, essa qualificação para os profissionais surgiria, a medida que aumentasse a necessidade desses profissionais. A preocupação nesse caso está na qualidade desses cursos de qualificação, uma vez que as atividades em meio líquido requer cuidados e habilidades distintas das atividades fora dele. Sendo assim estariam os estados dispostos a investir tanto de estruturação e qualificação profissional para atividade? Pela desvalorização que se ve referente a educação, creio que não.

Por Rodney Rodrigo de Souza
em 12 de Julho de 2014 às 20:56.

A natação a muito tempo já mostrou a sua importância como um esporte e como uma atividade de lazer, seria muito interessante a proposta dos deputados, mais para isso a realidade do Brasil necessitaria uma melhor adequação, pois como e de conhecimento de todos que a maioria dos projetos públicos não vão para frente e provavelmente esse seria mais um entre tantos, mais se o projeto realmente fosse feito seria muito interessante para os jovens atualmente pois, e presenciado quase que diariamente casos de afogamento por jovens que não sabiam nadar, mais para isso o projeto deveria acontecer de modo que utilizasse de profissionais que tivessem conhecimento sobre a atividade, pois não teria muita utilidade se o profissional não fosse qualificado para aquele ensino. Então para a proposta funcionar o projeto deveria correr sem desvios e os profissionais deveriam ser qualificados para o ensino da natação.

Por Thamires Pereira Matos
em 15 de Julho de 2014 às 03:46.

Achei muito interessante a proposta para inserir a natação na Educação básica, uma vez que é um esporte completo que trás inúmeros benefícios para os praticantes, além de ser um esporte de importância como defesa pessoal, para evitar possíveis afogamentos. Porém o investimento é bem alto para instalação de piscinas nas escolas, principalmente em escolas públicas, e como sabemos a educação em nosso país não é bem valorizada e precisa de muitas melhorias. Uma ideia interessante, válida, mas pra ser colocada em prática no futuro.

Por Laryssa Fernandes Silva
em 25 de Novembro de 2014 às 18:55.

A natação a muito tempo já mostrou a sua importância como um esporte e como uma atividade de lazer, seria muito interessante a proposta dos deputados, mais para isso a realidade do Brasil necessitaria uma melhor adequação, pois como e de conhecimento de todos que a maioria dos projetos públicos não vão para frente e provavelmente esse seria mais um entre tantos, mais se o projeto realmente fosse feito seria muito interessante para os jovens atualmente pois, e presenciado quase que diariamente casos de afogamento por jovens que não sabiam nadar, mais para isso o projeto deveria acontecer de modo que utilizasse de profissionais que tivessem conhecimento sobre a atividade, pois não teria muita utilidade se o profissional não fosse qualificado para aquele ensino. Então para a proposta funcionar o projeto deveria correr sem desvios e os profissionais deveriam ser qualificados para o ensino da natação.

Por Guilherme Tucher
em 26 de Novembro de 2014 às 18:33.

Sim, Laryssa.

Mesmo que esse sonho se tornasse realidade, ainda precisaríamos resolver muitos outros problemas.

abraço

Guilherem


Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.