Ter a natação como o primeiro exercício físico das crianças é quase uma obrigação. Os objetivos são sempre os mesmos: ajudar no desenvolvimento e, claro, aprender a nadar e tranquilizar os pais na hora de uma diversão na água. Talvez pela fama que a modalidade tem de ser conhecida como o "esporte mais completo", ela também é uma das mais procuradas. Esse destaque, no entanto, não serviu para colocá-la no lugar mais alto da lista da revista Forbes sobre os melhores exercícios físicos, mas ajudou a modalidade a conquistar a quarta posição, a frente das tradicionais corrida e ciclismo.

Um dos trunfos do esporte é o fato de ele ser praticado na água. Assim, não causa impacto nas articulações e nem na musculatura. Isso significa risco quase zero de lesões. Outro ponto positivo é que quem nada os quatro estilos - livre, costas, peito e borboleta - trabalha praticamente todos os grupamentos musculares. Além disso, pessoas com sobrepeso e pouco condicionadas têm mais facilidade para fazer os movimentos dentro da água e o gasto calórico na piscina geralmente é maior do que o de uma atividade fora dela.

"O interessante da natação é que você está em um ambiente que não domina. Então, acaba exigindo mais do seu corpo. Para você se deslocar dentro da água é preciso haver uma harmonia de todos os músculos envolvidos", comenta Marco Veiga, treinador da equipe de natação do Flamengo.

Não é só pelo fato de o esporte ser praticado na água que o risco de lesão se torna mínimo. Os equipamentos usados em treinamentos, como o pé de pato, ajudam no posicionamento do corpo e isso evita possíveis dores. "Quando a pessoa usa o pé de pato, por exemplo, o quadril fica mais em cima da água e com isso o braço fica mais livre também, o que facilita o deslocamento e evita lesões", explica. "Elas (as lesões), quando aparecem, são geralmente nos ombros, mas também são mais comuns em atletas profissionais, que buscam a alta performance, por causa da quantidade de treinamento. Mas, ao mesmo tempo, essa elite também tem todo um acompanhamento de fisioterapeutas, personal. Tudo ajuda no controle de possíveis lesões”, afirma o treinador rubro-negro. “Em amadores, é muito raro", completa.

Para o técnico da Seleção Brasileira de Natação, Antônio Henrique Barbosa, um outro ponto positivo do esporte são os benefícios para o sistema respiratório. “A prática é altamente recomendada para quem tem problemas de asma, bronquite e outras doenças relacionadas”, garante Barbosa. "Além claro, do esporte movimentar tanto os membros inferiores e superiores, por isso é considerado um dos mais completos. A natação melhora a postura, ajuda a perder peso e fortalece os músculos."

Cloro

Quem ainda tem desconfiança em relação à natação por causa do cloro, que resseca a pele e os cabelos, deixa os olhos vermelhos e o nariz irritado, tem que conhecer as novidades do mercado. Agora, a moda é tratar a água das piscinas por meio da ozonização e salinização, entre outros, que não causam os desconfortos do cloro. A desculpa do "tempo ruim" e água gelada também não cola há muito tempo. Piscinas aquecidas e cobertas é o que mais tem por aí.

Metodologia

A publicação montou um ranking com os 10 melhores exercícios físicos para as pessoas praticarem. Para descobrir o melhor, a Forbes atribuiu pontuações a cinco quesitos: resistência cardiorrespiratória, força e resistência muscular, flexibilidade e gasto calórico tiveram pontuação de um a cinco, sendo cinco "excelente" e um, "nada especial". Enquanto isso, o risco de lesão recebeu notas de um a três, sendo três "baixo" e um, "alto". Com o ranking em mãos, o Correio montou uma série de 10 reportagens em que mostraremos cada uma das práticas esportivas citadas.

Como funciona

A ozonização se baseia em um sistema elétrico que purifica a água transformando o oxigênio do ar em ozônio, que, por sua vez, age oxidando as impurezas. No caso da salinização, o processo é simples: a água da piscina, previamente salgada, com quatro gramas de sal comum por litro, passa por um processo de eletrólise, produzindo hipoclorito de sódio - um cloro ativo natural que desinfeta e destrói bactérias, algas e micro-organismos sem provocar tantos efeitos colaterais.

Momento de relaxar

Quem nada, não quer saber de outra coisa e, se pudesse, trocaria a terra pela água rapidinho. Esse é o caso de Samuel Bontempo, 22 anos, formado em educação física. Ele conta que começou a praticar natação aos 14 anos quando acompanhava a mãe nas aulas de hidroginástica. Enquanto ela fazia seus exercícios, ele decidiu cair na piscina ao lado e dar as primeiras braçadas.

A paixão pelo esporte foi crescendo e, há seis anos, Samuel decidiu se dedicar à modalidade e passou a focar mais nos treinamentos. "A melhor coisa que vejo na natação é que, quando estou na piscina, esqueço do mundo. Fico ali focado só nos meus movimentos, só na vontade de conquistar um tempo melhor. É o meu momento de introspecção. E a sensação pós-treino é a melhor possível, de dever cumprido mesmo", comenta ele.

Nadador profissional, Diogo Yabe destaca que, apesar de a natação ser um esporte individual, você acaba conhecendo muita gente por viver dentro da piscina um ao lado do outro. "E a parte física não tem o que comentar. É um esporte que movimenta todo o corpo. Machucar sério só aconteceu uma vez comigo, quando tive lesão nos dois ombros. Mas para quem nada há mais de 20 anos, isso é muito pouco. O risco também diminui muito quando você aprende a técnica", afirma.

Dedicação

Também atleta de elite, Fernanda Alvarenga brinca. "Sempre falo que todo mundo, sem exceção, tem que praticar natação uma vez na vida. É um esporte que exige de você desde a cabeça até o dedinho do pé", diverte-se. "Na hora que caio na água é o meu momento. Saio sempre renovada depois de um treino", comenta.

Ranking da Forbes

1. Squash

2. Remo

3. Escalada

4. Natação

5. Esqui cross country

6. Basquete

7. Ciclismo

8. Corrida

9. Pentatlo

10. Boxe

Entenda os quesitos da eleição

» Força muscular: máxima tensão que um músculo ou grupo muscular consegue chegar, segundo o Colégio Americano de Medicina do Esporte (ACSM).

» Resistência cardiorrespiratória: capacidade de utilizar oxigênio para gerar energia, expressa pelo VO2máx. Quanto mais, melhor.

» Resistência muscular: capacidade de resistir à fadiga, fazendo o maior número de contrações sem diminuir frequência, força, velocidade ou amplitude do movimento.

» Flexibilidade: amplitude de movimentação de uma articulação ao longo do movimento.

» Risco de lesões: risco de lesionar algum músculo ou articulação durante a prática do exercício.

» Gasto calórico: quantidade de calorias gastas para realizar os movimentos que a atividade exige.

Notas da natação

Resistência cardiorrespiratória: 4.75

Força muscular: 3

Resistência muscular: 5

Flexibilidade: 3

Gasto calórico em 30min (345kcal): 2

Risco de lesões: 3

Comentários

Por Waldecy Santos da Silva
em 17 de Fevereiro de 2011 às 13:11.

fiquei satisfeito de encontrar este tema e curioso ao mesmo tempo.se possivel gostaria q me esclarecessem e verdadeiro o fato de que hidro ginastica não pode ser feito por pessoas que sofrem de problemas na coluna,tais como bico de papagaio?

                atenciosamente: waldecy santos


Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.