Cevnautas das Atividades Aquáticas,

No CEV trabalhamos nas duas pontas da informação 1) Na produção do conhecimento com base em pesquisas e 2. Na divulgação.

Alguns artigos de fácil entendimento da população, e sem o jargão da academia, costumam chegar bem aos beneficiários, como é o caso desta matéria de um portal de Atibaia-SP.

Aqui na comunidade podemos difundir e, especialmente, chamar a atenção para algum tipo de aformação do artigo que mereça mais estudos ou evidência científica.

Laercio

..........................

Coluna do Colaborador: Os benefícios da hidroginástica
Por: Wilson Brinkmann

A prática de uma atividade física, seja qual for, é ideal em qualquer fase de nossa vida, da mais tenra infância até...atingir os centenários. A hidroginástica, para os idosos, é a melhor das opções, já que nosso corpo passa por muitas transformações, entre elas, o declínio da massa óssea, da muscular, diminuição da capacidade aeróbica, dores musculares, entre outras.

Os idosos que são ativos e não gostam de ficar parados, encontram na hidroginástica uma parceira ideal.

A hidroginástica é uma atividade física muito prazerosa, que irá proporciona bem estar, diversão e um convívio social ativo, já que  é feita em grupo. Novas amizades surgem também desse convívio.

Para quem já chegou à terceira idade, (ou quarta ou quinta), praticar atividades físicas, regularmente, é a melhor maneira de ficar longe do sedentarismo. Vamos mexer nosso corpo com as amigas e amigos. Afastados do isolamento, teremos mais disposição. O exercício físico é, sem dúvida, o maior aliado para prevenir e retardar o processo de envelhecimento.

É importantíssimo lembrar que, antes de iniciar a prática de qualquer atividade, a pessoa idosa, deve passar por uma avaliação clínica, com um geriatra é lógico, para que este profissional possa orientar na escolha e acompanhar o programa de exercícios a ser seguido.

Confira os benefícios da hidroginástica

Os exercícios físicos trazem muitas vantagens para nosso corpo, e contribuem para melhorar a qualidade de vida e proporcionando uma incrível sensação de bem-estar.

A prática regular da hidroginástica melhora, sensivelmente, o condicionamento cardiovascular e muscular por meio dos vários exercícios  tais como: desenvolvimento da flexibilidade, relaxamento e melhoria na coordenação motora.

A hidroginástica ajudar a fortalecer a nossa musculatura, tornando-a mais rígida e, aumentar a nossa resistência.

Trabalhando o equilíbrio corporal, reduzindo o risco de lesões por seu caráter de atividade de baixo impacto.

Ajuda na prevenção e no tratamento da osteoporose, já que ajuda a manter a densidade mineral óssea, em níveis adequados;

Melhorando a auto-estima, implicando na diminuição da ansiedade, já que é uma atividade divertida e agradável, ajuda a combater o estresse, a sensação de isolamento e nostalgia;

Contribui, e muito, para a diminuição do risco de quedas e fraturas.

Não dê espaço para o sedentarismo, aproveite e comece sua hidroginástica semana que vem. Mas, lembre-se; antes de iniciar uma atividade física, consulte o médico, ele, melhor do que ninguém, saberá quantos e quais exercícios serão de utilidade para nós. Se exageramos, e ainda bem que não somos exagerados, ao invés de ser benéfica, a hidroginástica, poderá ser nossa inimiga. Cuidem-se e sejam muito felizes sempre, lembrando que VELHO É O PRECONCEITO

FONTE: http://www.atibaia.com.br/noticias/noticia.asp?numero=30742

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.