Alguém tem conhecimento de alguma pesquisa que indique o número máximo e o número ideal de alunos ou atletas por raia, dependendo do nível (iniciação, aperfeiçoamento, treinamento), em piscina de 25 m e outros tamanhos de piscina e larguras de raia? Por favor, relatem suas experiências.

abrs,

Caio

Comentários

Por Francisco Lamassa
em 11 de Março de 2010 às 18:26.

Olá Caio!

meu nome é Francisco e desenvolvo  projeto CEFAN (centro de formação de atletas de natação) na cidade de Mesquita, Rio de Janeiro, minha experiencia neste projeto tem contorno de trajédia. tenho uma piscina de 15x6 e tenho 26 atletas, divido a piscina em 3 raias de 2m +/-, ficando entre 8 e 9 atletas por raia. eles fazem mão e contramão e tem que esperar alguns segundos para sair por que o fluxo fica embolado.

Sobre pesquisas desconheço, mas a largura das raias devem ser 2,5 metros, acredito que tenha que organizar melhor a estrutura da piscina tem tornar as raias mais homogeneas e ir tentando resolver os problemas surgidos.

veja nosso blog www.projetocefan.blogspot.com

Um abraço

Francisco Lamassa

Técnico do CEFAN

Por Camila Tenório Cunha
em 12 de Março de 2010 às 13:17.

                    Olá, Caio. Quando era nanadora e treinava cheguei a nadar com oito colegas na raia. Todos com tempos parecidos, o treinador separava assim por raia, mas deixava o melhor tempo puxando a turma.

                   Quando trabalhei práticas aquáticas em turmas heterogêneas segui esta linha de pensamento, deixei uma raia para aqueles iniciantes com medo de colocar a cabeça na água e até eles perderem o medo entrava junto. Passava um treino de aperfeiçoamento mais fraco para duas outras raias e dois  fortes para alunos que treinavam antes. Também colocava os que tinham melhores tempos puxando os demais. Entregava os treinos em papéis dentro de plásticos até os  iniciantes estarem mais confiantes. Então saia da água e dispensava os papéis com treinos por raias. Nas raias de treino realmente cabem uns 8, mas preferia trabalhar com 6, os iniciantes o ideal é manter no máximo 4, mas já precisei trabalhar com mais... No SESC eles matriculavam uns 10 por raia... Mas era tranquilo porque só ficava dentro com aquela turma e outros colegas em outras raias com outras turmas.

                    Bom, tudo realmente depende do seu contexto e pode variar bastante.

                    Abraços e boa sorte.

Por Caio Ferraz Cruz
em 16 de Março de 2010 às 15:38.

Obrigado, Francisco e Camila!

Camila, acho que éramos no máximo 6 por raia, na Unicamp, com a Jussara e o Ivan. Não lembra de mim?! FEF 95.

Apesar de alguma dificuldade que tenho com os iniciantes no SESI de S. Bernardo, ainda sou privilegiado, pois tenho no máximo 4 por raia. No treinamento são até 8. Penso também que, na empresa privada, é uma questão de oferta e procura: se o aluno se sente desconfortável, reclama com o gestor ou procura outro local.

Alguém mais pode relatar sua experiência?

abr,

Caio

Por Guilherme Tucher
em 21 de Março de 2010 às 17:35.

Olá, amigos.

Acredito que tudo pode. O problema é como!

Algumas ideias já foram expressas como separar alunos/atletas do mesmo nível na mesma raia e etc.

O que ainda vale ser levado em consideração é o tipo de trabalho que está sendo desenvolvido (curtos com pausas longas ou longos com pausas curtas) na série. Dependendo do tipo de estímulo, podemos ter até mais atletas juntos (traballhos de velocidade, por exemplo). Talvez para séries mais longas complique um pouco. Mas liberar os atletas em intervalos maiores/menores pode prejudicar menos.

Uma preocupação que sempre tive é com a qualidade da virada. Como estão preocupados com muitas coisas (devido ao alto tráfego) acabam por executar esse fundamento sem qualidade (aproximação da borda, virada, ondulação e volta ao nado), o que pode criar vícios horríveis: atletas que só nadam no canto da raia, fazem a impulsão de saída da borda na diagonal, a primeira respiração com a cabeça mais alta e etc.

abraço

Guilherme


Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.