O Distrito Federal está hoje entre os estados brasileiros que possui a mais quantidade de academias por habitantes. O desafio de atender bem a quantidade de usuários é elevado. Como os profissinais da capital estão vendo esta questão?

Comentários

Por Keylla Holanda
em 30 de Abril de 2010 às 08:15.

Realmente professor, é preocupante a qualidade do atendimento nas academias, pois cada dia que passa as academias tem mais e mais alunos, não apenas isso mais também tem a questão das academias que abrem sem ter um suporte, uma legalização e até mesmo pessoas qualificadas para trabalhar, profissionais da área de Educação Física.Eu conheço academia que não tem nenhum instrutor formado na área, apenas o dono é o instrutor.Acho que poderia ser maior e mais rigorosa a fiscalização do CREF nesse sentido.

Por Paulo César Trindade Vieira
em 3 de Maio de 2010 às 09:49.

        Olá Keylla,

        Suas preocupações com o atendimento nas academias sõ procedentes. Com relação ao suporte de uma academia que abre as portas, precisa ter em conta que isto por sí só não basta. Existe uma legistação específica para o funcionamento dum estabeleciemento como uma academia em nosso meio. Passa por aí secretaria de segurança, de saúde, autorizações para o funcionamento,  fiscalização do corpo de bombeiros, alvará de funcionamento, etc.

       Outro ponto, esta relacionado com o exercício profissional. Neste caso, o que regula, é a lei 9696/98 e os aritgos previstos nas  regulamentação. Ler: www.confef.org.br  (leis). Uma academia não pode funcionar sem um responsável técnico que, no caso, é o profissional de Educação Física, devidademente formado e registrado no sistema CONFEF-CREF. A fiscalização do exercício legal da profissão é um desafio para toda comunidade de profissionais e sociedade cívil, usuária dos serviços. Para a restrição do exercício ilegal, o CREF, atua mediante denuncia formal. Ele não tem poder de polícia. Vários aspectos que tocam esta questão, estão na regulamentados. Na prática, o que se escuta, é que cumprir na íntegra o previsto em lei, é que acaba sendo o mais difícil.

       Por isto, debates entre os pares da profissão, empresários do setor, estudantes e comunidade em geral, são fundamentais para o amadurecimento do exercício da profissão neste segmento.

       Grande abraço e em comunicação,

       Paulo Trindade

  

Por Paulo César Trindade Vieira
em 21 de Maio de 2011 às 01:52.

Para quem gosta de ler sobre academias ...

Prezados colegas,

Você que está na luta do dia a dia nas academias aqui do Distrito Federal, pode encontrar mais de 1500 artigos sobre academias de ginástica no DF e no Brasil no google academico. Confira diferentes artigos interessantes que podem qualificar  aqui nossas conversas sobre este campo ...

PS.: Segue link para os artigos - http://scholar.google.com.br/scholar?hl=pt-BR&q=academias+de+ginastica+df+e+brasil+&btnG=Pesquisar&lr=&as_ylo=&as_vis=0

Saudações

Paulo Trindade

Por Lúcio Rogério Gomes dos Santos
em 11 de Setembro de 2011 às 23:17.

Saudações Paulinho e demais membros.

O Setor é imprescindível para a população em geral obter qualidade de vida e saúde. Estamos na briga para conseguir ajustes na legislação federal e distrital que favoreçam a qualidade do serviço oferecido. Aliás, qualidade deve ser uma preocupação contínua dos Profissionais e Empresários.

Cordialmente,

Lúcio Rogério.

Por Rafael Ribeiro Valério dos Santos
em 8 de Outubro de 2011 às 08:19.

Bom dia professor Paulo

Sou seu aluno no curso de Educação Física da UCB, turma de sexta-feira a noite.

Paulo uma grande duvida que tenho é sobre esetes novos modelos de academias que vêem conquistando bastante espaço no Distrito Federal, que são as academias no estilo da Smart Fit e World Gyn, essas academias quase que suprimiram a importancia da presença de profissionais de Educação fisica na orientação, elaboração e prescrição dos exericios fisicos.

Como poderiamos ponderar essa nova abordagem, pois no meu ponto de vista essa é uma tentativa frustrada de trazer qualidade de vida aos praticantes de atividade de fisica em academias.

Coordialmente,

Rafael Ribeiro

Por Paulo César Trindade Vieira
em 11 de Outubro de 2011 às 00:49.

Olá Rafael, Então, os modelos "Smart Fit e World Gyn" surgem como uma oportunidade de nicho de mercado como se chama em marketing. Sabemos que o mercado de acadêmias em Brasília é aquecido, está entre uma maiores mercados percaptos do país e contgamos com próximo de 500 mil usuários de academias, além de pouco mais de 500 academias no Distrito Federal. Temos neste seguimento o interesse de muitos profissionais, e a expectativa da comunidade desta região melhorar sua qualidade de vida. Com relação a indagação, fica o chamamento para os profissionais de Educação física demostrarem por meio de seu trabalho, que sua importância atunado nos sistemas de academias são releavantes. Agora está posto em jogo o desafio da competência dos profissionais para o setor, que ainda predominam neste chamado "nicho de mescado" de acadêmias. Abs e sigamos conversando, Paulo Trindade

Por Tiago dos Reis
em 22 de Outubro de 2011 às 11:06.

Olá Professor!!

Eu vejo que com esse crescimento excessivo das academia no DF se torna um fato importante para nossa categoria, nós educadores fisicos temos que procurar mais conhecimento na area e procurar sempre assuntos relacionados a evolução do mercado, como novos movimentos, aparelhos, praticas de aula!! Creio que esse crescimento seje algo positivo para o futuro breve ou seja, para todo que estarão formando em 4 anos ou menos que isso por já esta cursando!!

O mercado está otimo, sejamos excelente naquilo que iremos fazer!!

Abraço


Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.