Tive a grata oportunidade de trabalhar com o fundador do CEV, Laércio Elias Pereira. À época (entre 2004 e 2006), ele me apresentou o PBL (Problem Based Learning) e disse que isso poderia ser um diferencial para a faculdade onde trabalhávamos. A faculdade em questão ficou parada no tempo, enquanto outras avançaram para sobreviver na concorrêcia. Esta matéria informa sobre a mudança no cenário: http://is.gd/pbl_ensino_superior

Abraços aos cevnautas,

Adriano

Comentários

Por Laercio Elias Pereira
em 19 de Janeiro de 2015 às 09:25.

Cevnautas, nosso adm da cevong e colaborador de sempre Adriano, sempre no caminho da roça acadêmica entre Londres e Botucatu ;-),

Não perdi a esperança no PBL, que agora tem chegado à EF como Project Based Learning. Tenho a expectativa de que pode chegar à EF brazuca com o atraso de sempre. Quando o foco na aprendizagem - mote do século XXI - chegar. Na EF ainda estamos no ENSINO, bol da vez dos séculoas passados, infelzmente.

Acompanhei a implantação do PBL na medicina da UEL em meados dos anos 1990. Pouco antes, os pesquisadores da Escola do Futuro da USP - um dos pilares do CEV - já focava no PBL. Cheguei a bater-bola com a pioneira do PBL no Brasil, Silvia Mamede, organizadora do livro Aprendizagem Baseada em Problemas: Anatomia de uma Nova Abordagem Educacional, que coordenou uma experiência bem sucedida de PBL na Faculdade de Saúde Publica no CearáEla foi convidada para escrever um artigo de revisão na Advances in Health Sciences Education (27,4,2006): Innovations in Problem-based Learning, What can we Learn from Recent Studies? (posso mandar o artigo pra quem se interessar, laercio@cev.org.br).

No Brasil a USP-Leste está na vanguarda do PBL-Educação Física. O nosso adm da cevlazer - e autoridade na USP - Ricardo Uvinha, foi convidado a escrever alguma notícia de como as coisas vão lá no assunto. Vamos aguardar.

Laércio

 


Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.