Para Conhecimento e divulgação!
Abs,
A   CGI.br e NIC.br lançam Centro de Estudos sobre Tecnologias Web

 

20 MAR 2015



 

Escopo das atividades abrange desenvolvimento global da Web e subsidiará a formulação de políticas públicas no País

O Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), entidade que implementa as decisões e projetos do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), lança na próxima quarta-feira (25) o Centro de Estudos sobre Tecnologias Web (Ceweb.br). O departamento tem como missão disseminar e promover o uso de tecnologias abertas na Web, fomentar e impulsionar a sua evolução no Brasil por meio de estudos, pesquisas e experimentações de novas tecnologias. A criação do Ceweb.br foi aprovada pelo CGI.br em janeiro e vem sendo implementada pelo NIC.br.

Na ocasião do lançamento, um debate será realizado em São Paulo sobre dados abertos na Web como vetor de inovação social. O encontro terá a participação de Antônio Acuna, coordenador do portal de Dados Abertos do Reino Unido (data.gov.uk), Eleanor Stewart, Chefe de Transparência do Foreign Commonwealth Office, Eduardo Fumes Parajo, conselheiro do CGI.br, e Vagner Diniz, gerente do Ceweb.br.

Demi Getschko, diretor-presidente do NIC.br, reforça que a Web é hoje um dos componentes mais importantes da Internet e que ela necessita da colaboração constante em seu desenvolvimento. “Há mais de 20 anos a Web é construída diariamente a muitas mãos. São desenvolvedores, empresários, ativistas, governo e usuários que tornam essa ferramenta essencial para o desenvolvimento social. O Ceweb.br nasce dentro do espírito multissetorial do CGI.br, com a missão de manter esse caráter coletivo e interconectado da Web”, destaca.

Hartmut Glaser, diretor do NIC.br de Assessoria ao CGI.br, complementa que “o Ceweb.br manterá diálogo aberto com a sociedade para fomentar a inovação, estimular o  melhor da Web, mostrar seu potencial e contribuir para sua evolução”. Entre os temas de interesse do Centro, estão discussões sobre o incentivo a pautas atuais como a relação entre Internet e Web das Coisas, pagamentos pela Web, Web e TV digital, Web automotiva e estudos da Web como interface da nova economia. “É muito importante discutir esses novos temas no cenário brasileiro e fomentar pesquisas, desenvolvimento de aplicações práticas e experiências de ponta”, reforça Vagner Diniz, gerente do Ceweb.br.

Atividades do Ceweb.br

Os resultados do Centro de Estudos sobre Tecnologias Web serão consolidados em plataformas, cursos, estudos, recomendações e publicações por meio de acordos de cooperação e espaços de discussão e colaboração permanentes sobre dados abertos.

Além disso, o Ceweb.br conduzirá a coordenação do Grupo de Trabalho de Acessibilidade na Web no Brasil, o Prêmio Nacional de Acessibilidade na Web e abrigará o laboratório de experimentação Web (LabWeb), criado para atender a demanda de testes com aplicações Web abertas e participação ativa no grupo de trabalho Data on the Web Best Practices do W3C.

SPUK

Entre as ações do Ceweb.br que já estão em andamento, está o acordo de cooperação "Melhorando o ambiente de negócios por meio da transparência no Estado de São Paulo – SPUK", uma parceria formada com a Embaixada Britânica no Brasil e o Governo do Estado de São Paulo. O objetivo é realizar um intercâmbio de experiências entre o Brasil e o Reino Unido sobre o uso de dados abertos. Por meio do projeto SPUK o Governo de São Paulo espera aumentar o número de bases de dados em formato aberto, plenamente acessíveis e disponibilizadas em linguagem compreensível por qualquer cidadão.

Para cumprir os objetivos do projeto, o Ceweb.br coordena o desenvolvimento e publicação de guias que darão diretrizes para cinco temas: abertura de dados, web semântica, participação cidadã e fomento a negócios sociais. Os guias servirão também para as implementações de projetos pilotos nas áreas da saúde, transporte metropolitano e tribunal de contas do estado.

Como parte do desenvolvimento do SPUK, o Ceweb.br promove dois workshops. Um deles acontecerá na terça-feira (24) e contará com apresentações dos especialistas britânicos e debates sobre desafios e estratégias de implantação dos pilotos. O segundo workshop acontecerá na quarta-feira (25) e terá na programação a produção de um documento com desafios brasileiros para gerar um mapa do caminho sobre dados abertos e web semântica. Para mais informações acesse http://igovsp.net/spuk/.

Sobre o Ceweb.br 
O Centro de Estudos sobre Tecnologias Web (Ceweb.br), do NIC.br, tem como missão disseminar e promover o uso de tecnologias abertas na Web, fomentar e impulsionar a sua evolução no Brasil por meio de estudos, pesquisas e experimentações de novas tecnologias. No escopo de atividades desenvolvidas pelo Centro, destacam-se o estímulo às discussões sobre o ecossistema da Web e a preparação de subsídios técnicos à elaboração de políticas públicas que fomentem esse ecossistema como meio de inovação social e prestação de serviços.

Sobre o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR – NIC.br
O Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR — NIC.br (http://www.nic.br/) é uma entidade civil, sem fins lucrativos, que implementa as decisões e projetos do Comitê Gestor da Internet no Brasil. São atividades permanentes do NIC.br coordenar o registro de nomes de domínio — Registro.br (http://www.registro.br/), estudar, responder e tratar incidentes de segurança no Brasil — CERT.br (http://www.cert.br/), estudar e pesquisar tecnologias de redes e operações — CEPTRO.br (http://www.ceptro.br/), produzir indicadores sobre as tecnologias da informação e da comunicação — CETIC.br (http://www.cetic.br/) e abrigar o escritório do W3C no Brasil (http://www.w3c.br/).

Sobre o Comitê Gestor da Internet no Brasil – CGI.br
O Comitê Gestor da Internet no Brasil, responsável por estabelecer diretrizes estratégicas relacionadas ao uso e desenvolvimento da Internet no Brasil, coordena e integra todas as iniciativas de serviços Internet no País, promovendo a qualidade técnica, a inovação e a disseminação dos serviços ofertados. Com base nos princípios de multilateralidade, transparência e democracia, o CGI.br representa um modelo de governança multissetorial da Internet com efetiva participação de todos os setores da sociedade nas suas decisões. Uma de suas formulações são os 10 Princípios para a Governança e Uso da Internet (http://www.cgi.br/principios). Mais informações em http://www.cgi.br/.

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.