Cevnautas, da Educação a Distância,

É bom saber do impacto da EAD na presencial. Laercio

Ensino a distância foi tema de conferência na Reunião Regional da SBPC

O professor da UFSCar, Daniel Mill, falou sobre docência virtual e a preparação diferenciada dos profissionais que atuam nessa área

Diversos colaboradores da UnisulVirtual acompanharam a palestra da manhã da última quinta-feira, 6, durante a Reunião Regional da SBPC, em Palhoça (SC). A temática ministrada pelo professor da UFSCar, Daniel Mill, tratou sobre a Docência Virtual: Uma visão Crítica. A palestra ocorreu no Auditório Pedra Branca e procurou desmistificar o conceito que se tem do ensino à distância no Brasil, além de tratar da preparação diferenciada dos profissionais que atuam nessa área.

Com base em um levantamento estatístico, foi notado que os profissionais que passavam pelo Ensino a Distância e retornavam ao ensino presencial, se tornavam mais eficientes em sala de aula. Aos poucos, percebeu-se que essa preparação era necessária não apenas no ensino a distância, mas também no presencial, “Começa a se preocupar em diferentes formas de ensinar, diferentes estratégias, usando mais vídeos, além da aula expositiva. Usando mais laboratório e planejamento, a educação a distância não é dona desse tipo de estratégia, mas ela deixa mais evidenciada a necessidade disso”, explica Daniel Mill.

A distância trouxe aos profissionais a necessidade de flexibilidade quanto às tecnologias desde o princípio de suas atividades. Essa necessidade se adequou ao desenvolvimento que o ensino em geral tem passado, exigindo novas e diferentes formas de se compartilhar o conhecimento. A secretária-geral da SBPC e apresentadora da conferência, Cláudia Levy, fez uma crítica ao ensino presencial e destacou que o mesmo ainda está estagnado no modelo antigo de ensino “O que eu quero dizer é que com tanta tecnologia que a gente tem está na hora do ensino presencial se realimentar. Talvez um modelo de ensino a distância está avançado porque justamente já previa o uso das tecnologias como um instrumento de ensino”, pondera Cláudia.

Logo quando surgiu, o EaD apresentou desafios de ensino que exigiram uma adaptação, e uma melhor preparação dos professores para a efetivação do método. Referência na área do Ensino a Distância, Daniel Mill explica que uma das estratégias de aprendizado é o estudo do perfil do aluno que irá assistir a aula “É se falar em como é que a docência tem se organizado e como é que ela tem sido melhor ou pior em função das condições estabelecidas atualmente. Mais tecnologias digitais de informação e comunicação, com mais estudantes com outro perfil diferente de tempos atrás”, concluiu Mill.

Gabriela Ferrarez, repórter estagiária

Jornal Unisul Hoje

FONTE: http://www.jornaldaciencia.org.br/edicoes/?url=http://jcnoticias.jornaldaciencia.org.br/5-ensino-a-distancia-foi-tema-de-conferencia-na-reuniao-regional-da-sbpc/

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.