Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais de 1997 (PCNs), o trabalho de Educação Física nos anos iniciais do ensino fundamental é importante, pois possibilita aos alunos terem desde cedo, a oportunidade de desenvolver habilidades corporais e de participar de atividades culturais, como jogos, esportes, lutas, ginásticas e danças, com a finalidade de expressão de sentimentos, afetos e emoções.  

Tendo em vista que o repertório motor adquirido na infância (quando as crianças estão entre o 1º ao 5º ano) é carregado por toda a vida do indivíduo,torna-se importante e evidente a EF nas series iniciais. Nesse sentido há preocupação sobre a importância do professor de Educação Física na elaboração adequada das atividades, utilizando-se para isso práticas pedagógicas e do conhecimento científico, enfatizando, desse modo, as atividades coletivas, objetivando alcançar a personalidade de cada aluno, através do desenvolvimento de suas capacidades e habilidades: físicas, psicológicas e sociais, e, nesse processo, certamente, a inteligência motriz estará sendo desenvolvida.

Além do problema de não encontrarmos a EF nos anos iniciais por não ser obrigatório em muitos estados, deparamos com a triste realidade de não ter profissionais capacitados para ministrar as aulas com à devida responsabilidade e proficiência da área, é de grande importância que o profissional saiba quais os estágios de desenvolvimento ao qual a criança esteja para que possa direcionar atividades de acordo com sua faixa etária e suas capacidades.

Com o passar dos anos, viemos observando uma tendência (e mesmo uma reivindicação) para que as aulas de Educação Física tanto da educação infantil como das séries iniciais do ensino fundamental fossem ministradas pelo profissional habilitado na respectiva área: o professor de Educação Física. Em artigos estudados tais como: “A Educação Física No Currículo das Séries Iniciais: Um Espaço de Dispustas e Conquistas”  (GUIMARÃES, MÁRCIA 2008) , professores de outras disciplinas relatam ministrar a aula de Educação Física e mencionam que os objetivos atribuídos às mesmas são vagos e muito gerais.

Nesse sentido, podemos concluir que, enquanto o poder público não garantir a obrigatoriedade da Educação Física e a atuação do profissional adequado nos anos  iniciais muito tem se perdido no processo de ensino aprendizado das crianças.

NOME: Samara, Adriano Nogueira e Isabela Bastos.

Referências

A importância da educação Física nas séries iniciais da Educação Básica; Leila Regina Valois Moreira; Disponivel em: http://www.faculdadesenacpe.edu.br/encontro-de-ensino-pesquisa/2011/IV/anais/poster/002_2010_poster.pdf. Acessado dia 23 de janeiro de 2013.

A Educação Física no Currículo das Séries Iniciais: Um Espaço de Disputas e Conquistas; Márcia Rejane Vieira Guimarães; Cadernos de Educação | FaE/PPGE/UFPel; Disponivel em: http://www.ufpel.edu.br/fae/caduc/downloads/n31/14.pdf. ACessado dia 23 de janeiro de 2013.

GUIMARÃES, MÁRCIA. A Educação Física No Currículo das Séries Iniciais: Um Espaço de Dispustas e Conquistas. Universidade Estadual de Londrina;2008.

Comentários

Por Raíssa Carla Gomes
em 5 de Março de 2013 às 23:25.

A importância da Educação Física no desenvolvimento motor das crianças, nos anos iniciais do ensino fundamental é de extrema importância, também, a importância que o professor de Educação Física tem nesse processo de desenvolvimento, uma vez que se sabe que quando as crianças são estimuladas nas aulas de Educação Física, obtêm um resultado satisfatório, desenvolvendo-se de forma mais coordenada. É importante ressaltar que existem várias etapas de aquisição de habilidade motoras ao longo da vida criança e ela deve ser respeitada para que, conseqüentemente, a aquisição de padrões rudimentares, fundamentais e especializados de movimento torna-se de vital importância para o desenvolvimento motor da criança.

Por Thiago Menengucci Rodrigues
em 6 de Março de 2013 às 00:50.

Dentre os diversos processos de desenvolvimento durante o crescimento infantil (cognitivo, afetivo, sexual, etc) o motor tem sua importância deixada de lado frequentemente. Muito se preocupa com os conhecimentos e formas de se relacionar com o mundo, porém, esquecem-se que o crescimento motor vai afetar diretamente a forma da criança lidar com o mundo. Uma criança com má formação em quaisquer áreas de desenvolvimento será um adulto com restrições, imcompleto consigo. Daí, o rumo a ser tomado pela educação, principalmente nos anos iniciais da formação do perfil cognitivo e motor, deve ser o de valorizar profissionais nestas áreas a trabalharem com as crianças de forma mais incisiva e direta para que ganhos expressivos sejam percebidos.

Por Luciano de Lacerda Gurski
em 6 de Março de 2013 às 09:48.

Penso que não devemos fazer esta discussão apenas à partir dos interesses da EF, final, é o professor regente que ensinará todos os demais conteúdos, e com certeza não os fará como faria um professor específico de cada um. Caso queiramos reivindicar que para EF tem que tem um professor com esta formação, o mesmo ocorreria com lingua portuguesa, matemática, artes... E derepente teríamos descoberto que os anos iniciais se transformaram em anos finais, com vários professores, disciplinas diferentes...

Antes de discutirmos os benefícios que acreditamos que a EF pode oportunizar, seria necessário discutir qual a função da escola nesta modalidade, para só depois discutirmos de formas a EF poderia contribuir, do contrário estamos defendendo objetivos que podem não condizer com o que a escola pretender...

Ainda, um desafio, as fases de desenvolvimento segundo Piaget não seria naturais e pouquíssimo influenciadas pelo meio? Qual seria o objetivo dos estímulos então?

Por Adriano Figueiredo
em 8 de Março de 2013 às 13:39.

 

Deve-se compreender o espaço que se é dado às atividades de Educação Física no âmbito escolar, a partir das experiências vivênciadas.  Discute-se muito a dicotomia estabelecida a respeito de quem deve ministrar este conteúdo curricular obrigatório, se o professor unidocente ou o profissional de Educação Física. A importância da Educação Física para o desenvolvimento do aluno nesta etapa da Educação Básica, destacando o desenvolvimento motor, social, afetivo e cognitivo tem que de ser respeitada e muito bem reconhecida e valorizada.    Não há como imaginar um processo de desenvolvimento motor do indivíduo bem realizado, estruturado na área escolar sem a devida presença  do profissional de Educação Física na escola nos anos iniciais. O papel deste profissional pode ir muito além ainda do que se imagina e do que se orefecem a ele no contexto real das escolas, porque este profissional pode ser fundamental na participação efetiva seja na organização nos diferentes níveis de planejamento, a condução das aulas nos primeiros anos do ensino fundamental também podem ser uma de suas atribuições na escola.  O importante é que esta participação não seja vista como uma atividade meramente recreativa ou como "hora-do-descanso"  do/ a professor/ a unidocente, como acontece muito, e sim como uma forma de fazer acontecer o plano político-pedagógico elaborado pelos diferentes setores de cada escola. É importante salientar, por fim, que os mais de duzentos anos de produção de conhecimento em Educação Física precisam ser incorporados ao currículo e efetivamente oferecidos nos anos fundamentais da vida de qualquer criança.  Existe, portanto, muita coisa a se aprender e ensinar nessa área para as crianças. A importância da presença da área de EF nas escolas é essencial e indiscutível!
Mas o papel de cada escola deve ser muito bem discutido sim por todos os setores e os envolvidos no processo. Pois nem todas as escolas oferecem aos seus profissionais, citando os da área da EF especificamente, pois estes, muitas das vezes nem sequer tem a possibilidade de executar a sua profissão dignamente como ela de fato é e deva ser praticada. O profissional acaba que ficando preso, com amarras em tudo aquilo a que aprendeu nos seus anos de universidade e vivências e experiências de vida no geral. A escola deve oportunizar a esses profissionais o direito de eles exercerem a sua profissão dignamente, pois assim todas as crianças serão beneficiadas porque a proficiência da área da EF e a importância do seu papel para as crianças é indubitavelmente inquestionável. Cabe as escolas saber fazer e executar bem o seu papel social para que todas as outras áreas também possam assim fazer e fluírem bem o seu papel de forma harmoniosa e competente...    

Por Lidiane Cristina Estevam
em 9 de Março de 2013 às 12:13.

A conscientização não só dos governantes da necessidade de profissionais de educação física nas fases iniciais,se faz necessária também aos pais,alunos e principalmente aos profissionais que atuam hoje nas escolas,esta será uma"luta",uma causa que nós preisaremos abraçar,para que colhamos frutos futuros.Hoje por experiência própria vejo o quanto as falhas nesta área da educação fazem falta no desenvolvimento motor da criança.Que sejamos então nós profissionais qualificados,engajados,para que possamos ser competentes em nossa atuação.

Por Patrícia Santos de Souza
em 9 de Março de 2013 às 14:59.

 

     Sem dúvida a educação Física é uma peça fundamental para o desenvolvimento nos anos iniciais de uma criança desde que a mesma seja bem ministrada e que o REAL intuito da educação física seja aplicado e ensinado ao indivíduo. É visível o descaso com os profissionais de educação no geral e em especial com a Educação Física, pois alguns profissionais atuantes na área deixaram ser moldados com o tempo e se tornaram verdadeiros ROLA A BOLA, com isso o poder público entende que para ministrar um simples jogo de futebol ou vôlei não é necessário se ter um profissional da área de Ed. Física, qualquer um pode ministrar.

   E em consequência de todo esse impasse as crianças vão perdendo a oportunidade conhecerem o verdadeiro propósito da Educação Física e se desenvolverem  nos diversos quesitos que a mesma proporciona. Cabe aos profissionais atuantes mudar a postura e métodos de ensino e reverter essa situação, mostrando com um excelente trabalho o quanto a Ed. Física é importante para o indivíduo principalmente nos anos iniciais.

Por Suzana Maria da Silva Jorge
em 9 de Março de 2013 às 17:49.

Assim como é essencial para a criança aprender a escrever, ou a fazer contas matemáticas na infância, o desenvolvimento físico e motor também. As crianças tem que começarem a ter uma noção de espaço, de corpo, do espaço que seu corpo ocupa, e isso tudo, so acontece, por meio do que é trabalhado em quadra/sala de aula nas aulas de educação física. O que faz pensar que o desenvolvimento motor em crianças não é importante?? É importante, é fundamental, é essencial, mais isso só se torna de fato importante, quando as aulas são ministradas por pessoas que realmente se importam com o desenvolvimento das crianças, e que não estão ali só por estarem!!

Por Jenniffer Querollen Fernandes
em 11 de Março de 2013 às 18:11.

O processo de ensino aprendizagem é de fundamental importância para o desenvolvimento da criança, afinal tudo o que é adquirido e processado na infância é carregado por toda a vida. É durante o período da formação da personalidade do ser humano que esse processo deve ocorrer, o que infelizmente não ocorre é a obrigação de ter de aulas ministradas por professores de educação física especializados nessa área. As escolas não dão importância para esse aspectos, pensam que a criança deve apenas ter um curto período de tempo, no caso o recreio, para ter contato e brincar de algo que desperte sua curiosidade e" ocupe o seu tempo" naquele momento sem um objetivo específico. As escolas deveriam adotar um novo método de ensino onde obrigatoriamente crianças que se encontram no 1º ao 5º ano teham aulas de Educação Física regulares, onde possam ser trabalhados as áreas motoras e sensitivas das crianças.

Por Karine Marlleny Neves Corrêa
em 15 de Março de 2013 às 09:29.

Para mim deve-se antes mesmo de cobrar dos governos alguma ações devemnos nos conscientisar que todos precisamos de passr por etapas, a EFE nos anos iniciais e tão importânte quanto a criança saber ler e escrever, pois ela desenvolverá o motor e o cogntivo desta criança, e depois de termos consciencia disto ai sim temos que cobrar para que tenhamos profissionais capacitados para trabalhar com estas crianças pois a realizade muitas vezes é um mesmo professor para todas as matérias.

Por Edison Yamazaki
em 19 de Março de 2013 às 22:53.

Sei não... Sou mais a favor da competência profissional do que de títulos e diplomas. Não seria a introdução à iniciação à prática esportiva, o objetivo de uma escola? Se for, pode ser ensinado por alguém que tenha conhecimento disso tudo, e não necessariamente do professor de EF.

 

Por Samara Moura
em 21 de Março de 2013 às 15:24.

 

Segundo Gallahue e Ozmun (2001) a escola, muitas vezes, é o espaço onde, pela primeira vez, sendo que as experiências vividas nesta fase darão base para um desenvolvimento saudável durante o resto de sua vida. Toda a prática pedagógica deve ser planejada e possuir objetivos claros. A Educação Física  nos anos iniciais é importante, pois possibilita aos alunos terem desde cedo, a oportunidade de desenvolver habilidades corporais e de participar de atividades culturais, como jogos, esportes, lutas, ginásticas e danças, com a finalidade de lazer, expressão de sentimentos, afetos e emoções.

Propor ao aluno a experimentação e atividades que estimulem o questionamento e o raciocínio, contribuindo assim, no processo de resgate de uma Educação Física inserida no contexto escolar, como uma prática social, alicerçada na participação coletiva, que promova autonomia, criatividade e socialização, e não apenas como um componente, que desenvolve sua atividade fora da sala de aula. A Educação Física permite que se vivencie diferentes práticas corporais advindas das mais diversas manifestações culturais, a partir das danças, dos esportes, dos jogos que compõem um vasto patrimônio cultural que deve ser valorizado, conhecido e desfrutado.

Por Marcos Paulo de Souza
em 22 de Março de 2013 às 11:17.

  A Educação Física nos anos iniciais da educação fundamental é de total importância para o aluno, pois é onde desenvolve habilidades, aprendendo como e onde melhor utiliza-las, e é através da Educação Física onde ele começa a participar de atividades voltadas para o meio esportivo, como: competições, gincanas, projetos, entre outros.

  Nesse contexto o professor é uma parte determinante para o desenvolvimento das crianças, pois, é ele que tem de passar as atividades corretas para seguir corretamente essas etapas não prejudicando as crianças. Por isso as aulas devem ser ministradas por um professor formado na área de Educação Física, pois, é o profissional adequado e capacitado, pena que o Governo não pensa assim, pois, pensam que qualquer um pode ministrar essas aulas, deixando professores de outras matérias encarregados da aplicação dessas aulas, com isso os alunos saem prejudicados.

Por Armânio Guilherme Bento
em 23 de Março de 2013 às 17:01.

  A  Educação  Física  é de suma importância nas séries iniciais pois contribui de forma qualitativa  para  o   desenvolvimento motor bem como nos aspectos afetivos  e psicossocial . A educação  Física nesta fase visa  trabalhar as  capacidades motoras  mas  porém emergem para  outras esferas, como  a possibilidade de  criar  momentos socializantes   e  afetivos   que permitam que  a criança através de conteúdos (jogo e brincadeiras lúdicas) que possam  ampliar  as  suas  afinidades sociais afetivas   e motoras  de acordo  com as  suas características individuais e   coletivas . A Educação  Física  nesta face tem  como prioridade   os desenvolvimento das capacidades expressivas e  instrumentais do movimento , possibilitando  a apropriação corporal pelas crianças de  forma que possam  agir com   cada  vez mais  intencionalidade .

 Armânio, estudante de Educação Fisica da UFOP.

Por Otávio Soares
em 26 de Março de 2013 às 09:23.

Otávio Soares de Oliveira

Nos anos iniciais a Educação Física é muito importante para as crianças, pois elas estão em fase de desenvolvmentos motor, afetivo,etc. com isso nós como profissionais de Educação física temos que sermor coerentes e mostar a importancia de intervimos nestas series iniciais. A partir de estudos em nossa formação somos capazes de identificar cada fase e saber executar atividades, jogos e brincadeiras que irão ajudar no desenvolvimento da mesma. Assim não haverá a "queima" de etapas do desenvolvimento. Somente um profissional de Educação Física tem esta capacidade de intentificar cada fase e desenvoler atividades coerentes com cada tipo de desenvolvento, tornando assim um elemento de suma importâncioa durante esta fase de vida de cada criança. O governão ainda não toma medidas para que valorizem as aulas de Educação Física nas séries iniciais, inserindo pedagogos e professores para mininstrar estas aulas como se a Educação Física é apenas importante a partir do 5º ano do ensino fundamenta.

Por Isabela Bastos
em 1 de Abril de 2013 às 09:51.

 

“Política de estado mínimo, serviços mínimos, educação mínima seguem em alta nas políticas publicas do Estado de Minas Gerais. O governador tucano, Antônio Anastásia, publicou no Diário Oficial do estado, em 9 de janeiro, medida que extingue as aulas de Educação Física, ministradas por profissionais da área, para os alunos da rede estadual que estiverem cursando os anos iniciais do Ensino Fundamental”.

Está ai um exemplo da falta respeito do governo estadual com os alunos das séries iniciais e com os Professores e futuros professores de Educação Física, ou seja, alunos de graduação em Educação Física que passam quatro anos de suas vidas ou mais, para serem impedidos de dar aula nos anos iniciais, que por sinal é de total importância para o desenvolvimento da criança, e como é colocado no texto de debate: “possibilita aos alunos terem desde cedo, a oportunidade de desenvolver habilidades corporais e de participar de atividades culturais, como jogos, esportes, lutas, ginásticas e danças, com a finalidade de expressão de sentimentos, afetos e emoções”.

Tem como não ficar indignado diante desta situação? Principalmente quando se diz que quem dará aulas de Educação Físicas nos anos iniciais são os próprios “regentes da turma”, ou seja, o professor primário, para ministrar aulas. As aulas de Educação Física nos anos iniciais ainda não foram extintas, mas é como se fossem, pois que capacitação técnica tem esse professores para ministrar as aulas?

Os profissionais de educação física estão perdendo seu espaço na área educacional a dia que passa. A educação de um ser humano não se resume apenas ao intelectual, a área físico-motora também é muito importante do que se diz respeito à formação de um ser humano, para realizar um movimento é preciso pensar e entender como foi feito o movimento, logo ajuda no desenvolvimento intelectual. Todas as informações começam na escola, e qual outro profissional estuda para orientar crianças nos anos iniciais, da importância da atividade física e seus benefícios para a saúde? Todos os profissionais devidamente habilitados, portadores de licenciatura plena em educação física têm o objetivo de realizar atividades relacionadas aos benefícios da saúde. Então porque estamos perdendo o nosso espaço? 

Por Atiley Carolina Perdigao
em 4 de Abril de 2013 às 17:47.

 

A educação física nos anos iniciais é de grande valor para o desenvolvimento da criança, mas  como várias coisas que são importantes nesse país e que são deixadas de lado a educação física é uma delas. Durante o desenvolvimento é de extrema importância que a criança tenha consciência do seu corpo, do que acontece com ele, mas para isso é necessário que haja professores capacitados e bem instruídos que saibam lhe dar com essa faixa etária, esse conteúdo não pode ser  lecionada por um professor de outra área qualquer, que não possui os conhecimentos específicos da área para "educar o corpo".  Enquanto a falta desse profissional e a ausência da disciplina persistirem durante essa fase da vida da criança ela só tende a perder no processo de ensino. 

Por Saulo Augusto Rosa da Silva
em 5 de Abril de 2013 às 03:21.

O que penso desse tema é bem claro e simples de explicitar, educação física é importante em qualquer faixa etária. Nos anos iniciais, entendo que a ed.física traz para a criança potencialização do desenvolvimento motor juntamente com o cognitivo. Estimulos gerados durante as aulas são carregados e utilizados pela criança no decorrer da vida, podendo gerar no futuro a oportunidade de praticar e participar de diferentes atividade e esportes. Tenho uma visão de que quem sempre praticou atividade física tem facilidade na socialização.

Por André Gonzaga Batista
em 5 de Abril de 2013 às 14:32.

 A Educação Física nos anos iniciais trazem para a criança toda a liberdade de expressão que é possível somente para quem vivência. O despertar para um mundo de habilidades à serem descobertas, de futuros potênciais de desenvolvimentos e conhecimento teórico e prático do corpo. Respeito ao próximo e respeito as diferenças e necessidades de cada um.

Por Mauro Afonso de Jesus
em 5 de Abril de 2013 às 12:02.

A   Educação Física nos anos ,se torna muito importante porque o profissional da área vai trabalhar com alunos ,que até então a Educação Física é uma novidade para eles e isso facilitará a conduta de suas atividades podendo explorar todo o potencial dessa galerinha.Ao cotrário de que muitos pensam, a Educação Física nos anos iniciais não é só brincar, o professor pode   trabalhar todo o lado cognitivo, desenvolvimento motor, a questão social o respeito que cada um deverar ter com o seu colega. Desde já ir passando a informação de quanto é necessário a atividade física na vida das pessoas no dia a dia e também na vida escolar. A partir do momento que o professor trabalhar todas essas questões, o luno chegará nas outras séries mais prepparado e mais participativo das aulas de Educação Física, coisa que não acontece com muita freguencia hoje em dia.

Por Wagner Pimenta da Rocha
em 5 de Abril de 2013 às 18:04.

A Educação Física nas escolas primárias terá por fim  promover, por meio de atividades físicas adequadas, o desenvolvimento integral da criança, permitindo que cada uma atinja o máximo de sua capacidade física e mental, contribuindo na formação de sua personalidade e integração no meio social,Propor ao aluno uma participação ativa no próprio aprendizado, a pesquisa em grupo, a experimentação e atividades que estimulem o questionamento e o raciocínio, contribuindo assim, no processo de resgate de uma Educação Física inserida no contexto escolar, como uma prática social, alicerçada na participação coletiva, que promova autonomia, criatividade e socialização, e não apenas como um componente, que desenvolve sua atividade fora da sala de aula.

Por Pablo Coelho Marzano
em 5 de Abril de 2013 às 18:08.

É lamentavel ver que o governo de Minas não pense assim, conforme resolução abaixo:

A resolução nº 07/10 do ano de 2010 do Conselho Nacional de Educação, diz o seguinte:

·         “Do 1º ao 5º ano do ensino fundamental, os componentes curriculares em Educação Física e arte poderão estar a cargo do professor de referência da turma, aquele com o qual os alunos permanecem a maior parte do período escolar, ou de professores licenciados nos respectivos componentes”.

 

Por Pablo Coelho Marzano
em 5 de Abril de 2013 às 18:16.

Ola galera, em Mariana Mg, o prefeito determinou que os anos iniciais as aulas de ed física do ensino publico municipal  devem ser ministrados  porprof. formados na area, digno de parabens a postura tomada pelo prefeito, que visa não só comprir com a resolução nacional( A resolução nº 07/10 do ano de 2010 do Conselho Nacional de Educação),  e a resolução estadual nº 2253, de 9 de Janeiro de 2013, que estabeleceu as normas para organização do quaro de pessoal das escolas estaduais e a designação para o exercício da função pública na rede estadual de educação básica, onde os componentes curriculares de Educação Física fiquem à cargo exclusivo dos profissionais licenciados em Educação Física.

Por Cristina Mendes Corrêa
em 7 de Abril de 2013 às 14:33.

Excelente!

Por João Paulo C. Barbosa
em 8 de Abril de 2013 às 11:25.

Bom dia a Todos.Primeiramente para que possamos ser reconhecidos como Tal, devemos primeiro olhar, verificar a postura de certos profissionais que existem na rede pública e na particular. Profissionais estes que "soltam a bola" para que as crianças façam algo, tendo assim um conforto no seu banquinho.

Muitas vezes ficamos indignados com tais politicos, mas devemos mais ainda ficar indigando com esses profissionais que destoam dos bons profissionais, devemos primeiro antes de mais nada, olhar a postura dos profissionais.

Nao estou querendo defender ninguem, mas as atitudes primeiramente deve partir de nós, deste modo, vamos justificar nossa área como curriculum obrigatorio em todos os ano.

FICA A PERGUNTA: QUEM NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA TEVE UM PROFESSOR ASSIM? E QUANDO NÓS FOMOS REALIZAR O ESTÁGIO EM TAL ESCOLA E PRESENCIAMOS A CENA: " MENINAS PRO LADO, MENINOS PARA OUTRO".

 


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