No programa Globo repórter exibido no dia 4 de maio de 2012 o assunto principal foi atividade física. Eu achei interessante uma parte da matéria que falava sobre como a atividade física melhorou o rendimento de estudantes., tanto crianças como adolescentes. Aos 18 anos, Douglas Reinhardt.está no segundo ano da faculdade de medicina. Segundo ele, na preparação para o vestibular, não sobrava tempo pra nada! Mas, apesar do cansaço, os exercícios aliviavam a tensão. Ele contou ao programa que sempre foi estudioso e que gostava de ler e por isso ele passava a maior parte do tempo em casa, foi aí que a atividade física ganhou espaço na vida dele. Ele percebeu que a atividade física podia tirá-lo um pouco de casa e distraí-lo. Douglas faz parte de um estudo da Universidade Federal de Pelotas: todas as crianças que nasceram na cidade no ano de 1993 estão sendo acompanhadas. São mais de 5.249 jovens nascidos em 1993. Cinco mil jovens que estão hoje com 18 anos. Descoberta da pesquisa: a prática de exercícios melhora a capacidade de aprender. O professor de educação física Pedro Hallal afirma que a atividade física ativa a produção de neurônios e facilita a comunicação entre eles melhorando assim a memória, que é fundamental no processo cognitivo das pessoas e no aprendizado em geral. Uma vantagem que os sedentários não têm. Entre os jovens que já foram reprovados na escola, 75% não se exercitam. Até hoje, os nascidos em 93 passam periodicamente por um check-up completo. Esforço de corpo e mente: é a estratégia para aprender mais. Conselho que vem da ciência. E de um futuro médico. "Você tem que conseguir se organizar para sempre fazer, ter uma seqüência assim como o estudo. O estudo você não vai fazer, pegar um caderno um dia e saber tudo, é uma coisa ao longo do tempo. Então se você fizer um pouquinho de atividade física e um pouquinho de estudo ao longo do dia, ao longo da semana, vai dar certo. Tem que querer, tem que organizar e tem que começar", diz Douglas.

Comentários

Por Edison Yamazaki
em 5 de Maio de 2012 às 22:01.

Ana, Estudos sobre o aumento do rendimento escolar para os que praticam esportes com regularidade existem aos montes. Mas é sempre bom que esse assunto venha em pauta para fazer-nos lembrar que Educação Física é muito além do "simples praticar esportes". Agora, o que me intriga, é que se estudos e verdades sobre isso é que não faltam, e também já são comprovados na prática, por que é que o pessoal não as aplicam com mais regularidade? Por que não existem incentivos maciços para a prática da atividade física visando muito além do correr, jogar ou nadar? Na prática percebemos que os que praticam esportes estão sempre mais dispostos além de serem mais "fortes" em vários quesitos emocionais. Suportam melhor a pressão e idem com o stress. Novidade nenhuma, portanto. O precisamos é colocar o que mostrou a Globo (eu não assisti) em prática nas escolas, cursinhos pré-vestibulares e afins. Se ficarmos esperando que os jovens procurem as atividades físicas para melhorar o desempenho escolar por livre e espontânea vontade, estamos fritos. É necessário um esclarecimento por parte de todas as escolas do primário até o fim do colegial. Um trabalho enorme para um país que busca o exercício físico mais para fins estéticos. Mudando de assunto... Ana, bem que você poderia colocar uma foto e escrever algumas linhas sobre o teu perfil. É muito melhor "falarmos" olho a olho e sabendo quem somos. Abraços,

Por Glauber César Cruz Custódio
em 8 de Maio de 2012 às 17:43.

Em minha opinião deve se divulgar mais que a atividade física melhora o rendimento escolar, hoje em dia tem vários estudos em relação a este assunto, temos que nos unir, dar estímulos e conscientizar as crianças e adolescentes da importância da atividade física para melhorar não só seu rendimento escolar, mas também no quesito saúde e bem estar.Hoje em dia ainda é pouco o que se fala desse assunto, praticando atividades físicas a criança/ adolescente estará desenvolvendo seu cognitivo, diminuindo o stress, e como mostra estudos que a atividade física aumenta a produção de neurônios, este que é de fundamental importância para a memória, ou seja, desenvolvendo seu cognitivo através da atividade física e melhorando seu rendimento na escola. Portanto devemos conscientizar as crianças e adolescentes na busca de praticas de atividades físicas, para que estas busquem melhorar sua saúde, e conseqüentemente melhorar seu rendimento escolar, como comprova este estudo que diz que a prática de exercícios físicos melhora a capacidade de aprender.

Por Nilian da Silva Gonçalves
em 29 de Maio de 2012 às 13:10.

Eu acredito nessa possibilidade também, pois aconteceu comigo. Eu estava precisando estudar mas estava desanimada, não queria levantar cedo. Logo comecei a levantar cedo para fazer caminhada e isso me deixou muito disposta, conseguia levantar cedo e estudar mais do imaginava. Já vi muitos casos de adolescentes que estavam estudando e ao mesmo tempo faziam atividade física para deixá-lo mais disposto a estudar e também para descansar um pouco dos estudos.

Att.,

Nilian

 

 

Por Charlene Priscila Herculano de Morais
em 4 de Março de 2013 às 22:37.

 

"O exercício faz com que proteínas e neurotransmissores associados a aspectos importantes da aquisição de conhecimento atuem de forma diferente", diz. 
Ricardo Barros, coordenador do Grupo de Trabalho em Medicina Desportiva e Pediatria da Sociedade Brasileira de Pediatria. A atividade física realmente melhora o desempenho não só das crianças e adolescentes como também de jovens e adultos; sempre que realizamos uma atividade física antes de nossas obrigações nos sentimos mais dispostos para dar continuidade no dia. No caso das crianças e adolescentes de hoje, enfrentamos o grande problema do sedentarismo, os jogos eletrônicos estão tomando espaço cada vez mais e despertando o desinteresse em praticar esporte e ate mesmo brincadeiras populares como pular corda, amarelinha, pique esconde, dentre outros. Faz parte do dever da escola incentivar não só seus alunos, mas também os pais, eles devem aconselhar seus filhos a praticar esportes e até mesmo brincar. Esta situação pode ser uma das soluções para reprovações, evasões e dificuldade de aprendizado em muitas escolas.

Por Patrícia Santos de Souza
em 5 de Março de 2013 às 16:42.

  Uma discussão se forma em tornos de tais informações, por que então as escolas não dão o devido valor a Educação Física escolar? Lembrando que a educação física vai muito além de exercícios físicos, jogos e etc. É importante lembrar que todos os benefícios que a atividade física proporciona se estende a todos não somente a jovens e adolescentes e com alguns minutos diários de atividade física regular o indivíduo sendo ele em período escolar ou não, consegue melhorar seu desempenho em todos os aspectos. Nós como profissionais da área de Educação Física temos como obrigação exercer nossa contribuição de incentivo, motivação e desejo da prática de atividade física nas pessoas, já que a mesma contribui tanto para o desenvolvimento e aprendizado do indivíduo.

Por Lidiane Cristina Estevam
em 5 de Abril de 2013 às 17:21.

O esporte proporciona prazer,assim como saúde e vários outros benefícios à saude.Não só por esta razão se torna ainda mais importante com este estudo,a educação física escolar pode e é de grande importância para o crescimento físico e ajuda na concentração,disciplina,beneficiando os estudos.Se tornando ainda mais necessária nos anos iniciais escolares.

Por Wagner Pimenta da Rocha
em 5 de Abril de 2013 às 17:57.

 

É importante lembrar que todos os benefícios que a atividade física proporciona se estende a todos não somente a jovens e adolescentes. Mas é sempre bom que esse assunto venha em pauta para fazer-nos lembrar que Educação Física é muito além do "simples praticar esportes"As crianças que praticam atividades físicas, na hora do recreio, nas aulas de educação física ou no caminho para casa, apresentam um melhor rendimento na escola.

Por Pablo Coelho Marzano
em 5 de Abril de 2013 às 18:02.

Com o sedentarismo assolando nossas crianças e jovens é sempre bom reforçar os beneficios da prática esportiva,além é claro do desenvolvimento motro, em nossa vidas, há varios  estudos apontando para esse sentido de que a prática orientada de exercicios fisicos ajudam no desenvolvimento cognitivo e na melhora do rendimento escolar, confome estudos de Ricardo Barros.

Por Wagner Pimenta da Rocha
em 5 de Abril de 2013 às 18:10.

O primeiro relato de doping ou de uso de substâncias estimulantes na história dos esportes, ocorreu na China, na dinastia Chen em 2700 a.C;quando o Imperador Shen-Nung, pai da Acupuntura, relatou utilizar uma planta local chamada “machuang” ou ma huang, com altas concentrações de efedrina, utilizada por lutadores e desportistas chineses como estimulante para dar ânimo e coragem nas disputas. Na década de 50 iniciou-se o uso de anabólicos esteróides principalmente pelo bloco oriental.ara garantir a ética no esporte e a integridade física de seus usuários, os únicos suplementos permitidos para o uso em atletas, segundo o Ministério da Saúde, são os Hiperprotéicos, os compensadores também conhecidos como Hipercalóricos, os aminoácidos como BCAA, as Bebidas esportivas e os carboidratos.

Por Mauro Afonso de Jesus
em 5 de Abril de 2013 às 18:29.

A atividade física é importante não só para criança e adolescente, mas para todas as idade . Hoje está se investindo muito nas atividades físicas para que as pessoas saem do  sedentarismo e levem um estilo de vida melhor . As grandes empresas estão apostando muito nas atividades físicas ,visando com o bem estar de seus funcionários e é claro em de produtividade , porque um corpo sadio produz mais. Nas escolas não pode ser diferente , se houver uma boa atiividade física  com certeza terá também bom rendimento.

Por Rafael Alves
em 27 de Janeiro de 2014 às 05:21.

Precisamos mudar essa cultura que a Educação física só se baseia em esportes, pois há alunos com outras habilidades a serem trabalhadas e estimuladas. Sabemos sim que, qualquer estudo que se relacione com a prática de exercícios melhora indiscutivelmente a qualidade de vida, seja ela por diversos fatores. Pena que parte das escolas não estão preocupadas com a Educação Física escolar "transformadora", ou seja, a que socializa (ao contrário do bullying), a que desenvolve um cidadão, a que mexe com a autoestima, etc. 

Por Milla Miriane Vieira
em 27 de Janeiro de 2014 às 15:41.

É inenarrável os benefícios que a atividade física pode trazer as pessoas, e principalmente em crianças em fase de desenvolvimento. Porém, a educação física apresentada nas escolas nem sempre é para promover o desenvolvimento dos alunos. Ao movimentar-se, principalmente de forma bem orientada, atuam no desenvolvimento cognitivo, afetivo, social, motor. Além disso, a prática de exercícios físicos libera hormônios que agem sobre o sistema nervoso, melhorando a memória e concentração. Portanto, temos que estar bem preparados para atender as necessidades de todos os alunos.


Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.