olá pessoal, estou começando a desenvolver um trabalho nesta esfera, ou seja, como os professores de

Educação Física selecionam e aplicam seus conteudos nas aulas. Um tema pelo que vejo pouco pesquisado

mas de extrema importancia, visto que enquando educadores formadores temos um importante papel na

formação dos nossos alunos. Sendo assim, o que vocês acham sobre o tema, quais referncias poderiam me indicar

para tratar sobre tal objeto de estudo...obrigado

Comentários

Por Francisco Jamax Bezerra Guilherme
em 24 de Março de 2010 às 20:09.

Olá Valdione, sou graduado e especialista em Educação Física Escolar e sei que nossa area é pouca pesquisada, mais sempre que tenho algum problema na metodologia aplicada procuro autores como, João batista Freire, Suraya Darido, Celi Taffarel dê uma lida em livros e artigos deles que lhe ajudarão para seu trabalho. Bons estudos.

Professor Jamax

Por Larissa Beraldo Kawashima
em 24 de Março de 2010 às 21:16.

Oi Valdione, acabei de defender minha dissertação de mestrado e pesquisei um tema bem parecido com o seu.

Se tiver interesse, me mande um e-mail (lalabeka@hotmail.com) que eu envio a dissertação pra vc.

Talvez possa ser útil em alguma coisa!

Boa sorte!
Larissa

Por Anderson da Silva Dahmer
em 24 de Março de 2010 às 18:41.

Olá Valdione!

Sou estudante de educação física da PUC- RS, finalizando o curso nesse semestre, bem como estou desenvolvendo um levantamento de dados através de discussões ao qual vai ao encontro da tua pesquisa. Trata-se de investigar as vertentes pedagógicas aplicadas nas aula de educação física no pais. Reafirmo que o objetivo é identificar quais são aplicadas, mesmo sabendo que muitas vezes, as aulas propostas não carregam com si um referencial pedagógico.

Por isso, ao passo que aprimoro minha pesquisa, espero estar em contato contigo para que novas discussões sobre o tema possam ser realizadas. A priori, o que sugiro de leitura pra ti, são obras de autores como João batista Freire, Suraya Darido, Celi Taffarel.

Att,

Anderson Dahmer

Por Sérgio Cardoso Barcelos
em 25 de Março de 2010 às 18:17.

Olá Valdivone,

Bem primeiramente pelos estudos que já realizei ou orientei, os conteúdos são aqueles que o professor mais se identifica, ou seja, aquele em que ele tem mais domínio e também aquele que demanda menor planejamento.

Sugiro pra você alguns livros além dos já citados pelos colegas:

Bibliografia Básica:

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Ensino Médio. Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio – Área: Linguagens, Códigos e Tecnologias. Brasília, 1999.
DARIDO, S. C & RANGEL, I. C. A. Educação física na escola: implicações para a prática pedagógica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005

MATTOS, M. G. de, Educação Física na Adolescência: construindo o conhecimento na escola. 5ª ed. São Paulo: Phorte, 2008.

MINAS GERAIS. Secretaria de Estado de Educação. Conteúdos básicos comuns – CBC – Proposta curricular em Educação Física. Belo Horizonte, 2004.

Bibliografia complementar:

DARIDO, S. C & SOUZA JÚNIOR, O. M. de. Para ensinar educação física: possibilidades de intervenção na escola. Campinas, SP: Papirus, 2007.

NEIRA, M. G. Educação Física: desenvolvendo competências. 2ª ed. São Paulo: Phorte, 2005

NEIRA, M. G & NUNES, M. L. F. Educação Física, currículo e cultura. São Paulo: Phorte, 2009.

Ab.

Bons estudos.

Sérgio

Por Leonardo Sousa
em 4 de Janeiro de 2011 às 11:40.

Podemos compartilhar esse planejamento através da ferramenta Google Docs.

Através desse link: https://www.google.com/accounts/ServiceLogin?service=writely&passive=1209600&continue=http://docs.google.com/?hl%3Dpt-br%26tab%3Dwo&followup=http://docs.google.com/?hl%3Dpt-br%26tab%3Dwo&ltmpl=homepage&hl=pt-br

Se você não tiver conta ainda, é só fazer o cadastro através desse link:

https://www.google.com/accounts/NewAccount?service=writely&continue=http%3A%2F%2Fdocs.google.com%2Fthanks.htm%3Fafter%3Dhttp%253A%252F%252Fdocs.google.com%252F&followup=http%3A%2F%2Fdocs.google.com%2Fthanks.htm%3Fafter%3Dhttp%253A%252F%252Fdocs.google.com%252F&utm_campaign=pt&utm_source=demo

Se alguem quiser tomar a iniciativa me adicionem e compartilhem.

leonota11@gmail.com

Por Leonardo Sousa
em 4 de Janeiro de 2011 às 11:27.

Olá Valdione e amigos!

Boa questão, essa, levantada pelo amigo, e, ainda, gostaria de acrescentar mais.

Nas demais disciplinas não é tão difícil fazer planejamento anuais, tendo como base o livro didático que segue um cronograma de conteúdos divididos em séries.

O que acham de padronizar um planejamento anual em todas as séries do ensino fundamental e médio, cabendo ao professor, adequar essa proposta a sua realidade?

Acho que assim os nossos alunos não teriam o risco de assistir as mesmas aulas em todas as séries, podendo, ele, ser transferido para várias escolas e em cada uma delas, os professores, que fazem seu próprio planejamento, estiverem lecionando de forma diferenciada seus conteúdos.

Por Jaguaracy Conceição
em 22 de Janeiro de 2011 às 18:47.

Para que esse planejamento ocorra é necessário que os docentes de educação física trabalhem em equipe. É possível estabelecer conteúdos por séries/anos mas demanda trabalho. Em nossa esola conseguimos fazer um trabalho em equipe e definimos os conteúdos que seriam trabalhados. Esclareço que  no município em que trabalho temos que dá aulas teóricas daí, foi possível cjegarmos a um consenso.


Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.