Uma professora gravou o momento em que um aluno agrediu a diretora de uma escola pública com chutes, na noite de quinta-feira em Contagem, região metropolitana de Belo Horizonte (MG). O vídeo mostra o momento em que o aluno sai nervoso da sala de aula e ameaça verbalmente a diretora: "vou matar você", disse. Após a ameaça, ele encontra a diretora no corredor e dá um chute nas pernas dela.

Segundo a diretora, que não quer ser identificada, ela encontrou o aluno fora de sala de aula e o encaminhou para a supervisão. "Ao fazer o apontamento, ele voltou, levantou e eu também me levantei, me aproximei dele. Ele me empurrou. No que ele me empurrou, eu saí para chamar a polícia. Quando eu estava entrando na minha sala, senti o chute nas minhas pernas", afirma a diretora.

Ainda de acordo com a diretora, o aluno continuou com as ameaças enquanto saía da escola. "Falou que ia pegar uma arma para me matar", conta. Ela acrescenta que o aluno já tem um histórico de mau comportamento e que, devido à personalidade agressiva, ele é acompanhado pelo Conselho Tutelar da cidade.

A pedido da direção da escola, a polícia procurou o adolescente em casa, mas não encontrou nem o estudante nem os responsáveis.

O que vocês acham disso? O que - para mim que estou cursando E. Física- posso esperar de uma atitudes dessas, se todas as vezes em que for dar uma broca leve em um aluno correr o risco de ser agredido!!!

LINK DA NOTICIA: http://noticias.terra.com.br/brasil/noticias/0,,OI5314402-EI5030,00-Estudante+agride+diretora+de+escola+com+chutes+em+MG.html

Opinem... Obrigado.

Comentários

Por Carlos Alberto de Souza Júnior
em 31 de Agosto de 2011 às 19:42.

Eu acho que hoje em dia os alunos são muito agressivos porque não tem um acompanhamento dos pais em casa, não recebem carinho, conselhos, e até mesmo se for preciso, levar umas palmadas para aprender que se deve respeitar as pessoas. Atualmente os pais só colocam as pobres crianças no mundo e literalmente "largam de lado", e quando criança não temos base para saber o que é certo e o que é errado, sendo assim, a pessoa que chegar primeiro pra "ajudar ou atrapalhar" essa criança, será o super herói, a melhor pessoa do mundo para essa criança(mesmo que seja um bandido, ladrão, assassino e etc..). No caso desse menino que agrediu a diretora não deve ser diferente, com certeza ele não aprendeu em casa o que é respeito, não teve uma boa base psicológica para aguentar situações como esta e pensa que esta seria a melhor maneira de se resolve um problema.

Por Larah Veggi
em 31 de Agosto de 2011 às 22:11.

È uma situação muito difícil, pois dá medo ver umas situações dessas acontecendo, vê se pode um aluno agredir outro aluno e muito menos a professore e a diretora? Porém em minha opinião tudo é questão de conversa, de entendimento, igual o meu amigo Junior citou muito bem acima, a violência pode vim de casa e talvez isso gera uma indignação no aluno que ele desconta na primeira pessoa que vê, e na verdade o aluno está precisando de alguém para conversar, de alguém para dar carinho. Então amigo Talisson na minha opinião em vez da bronca de leve, conversar e ver o lado do aluno pode evitar uma discussão e até mesmo a agressão.

Por Daniel Júlio de Araújo
em 1 de Setembro de 2011 às 16:12.

Hoje em dia vários fatores poderiam ter influenciado em atitudes como está, por exemplo, a questão do convívio familiar, o meio social em qual o aluno está inserido. A criança que não tem uma intervenção dos pais desde sedo em sua educação, sobre o que é certo ou errado pode acabar crescendo e não saber medir as conseqüências de seus atos. A questão da violência, as drogas, hoje em dia, também são outros fatores a destacar que podem ter contribuído para tal agressão. Enfim, hoje no Brasil o que deve ser feito é um investimento maior na educação básica das crianças e não só no contexto escolar, mas também no social com a maior participação dos pais e familiares dessas crianças.   

Por Thaiene Aliane de Vasconcelos
em 2 de Setembro de 2011 às 10:02.

Outra forma bastante eficaz para tentat ajudar estas famílias sem orientações, para um convívio melhor e um meio social adequado, são as atividades esportivas que fazem bem para o homem, pois através delas é possível obter equilíbrio físico e emocional. Além disso, são formas de envolver jovens e crianças, afastando-os das drogas e da promiscuidade. Tendo em vista, que não basta só os pais terem um bom convivio, é preciso tambem incentiva-los a estudar, praticarem exercicios e tambem educa-los. E como foi dito, o Brasil precisa de um investimento na educação básica, mas tambem nos esportes, nas aulas de educação física, visto que a atividade física traz vários benefícios, não apenas à saúde.

Por Talisson dos Reis
em 2 de Setembro de 2011 às 14:47.

COncordo, com cada comentario dito acima. Não entendam o que eu direi agora como se estivesse concordando com a atitude do aluno, porque nada nessa vida justifica uma agressão, para mim quem agride físicamente ou verbalmente com palavrões, perde totalmente a razão. Mas vamos parar para pensar o lado do aluno, digamos que ele acordou de manhã e recebe uma noticia ruim, sua mãe foi internada em estado grave, seu pai está em coma, entendem? O que quero dizer é que se a diretora e a professora ao invés de dar uma bronca tivessem chegado perto do aluno e perguntado o porque ele estava agindo daquela forma, seria muito melhor vocês não acham. Uma conversa, na minha opinião, concertaria tudo, se ao menos eles tivessem tentado entender  o motivo do aluno estar agindo assim.

Por Emiliana Silva Carneiro
em 2 de Setembro de 2011 às 20:16.

Caro Talisson,

Procuro acreditar que uma atitude mais amena, com conversa e entendimento, por parte da professora e diretora, poderia sim evitar o ocorrido, mas isso varia muito, dependendo do caso. Provavelmente este aluno em questão, já teve a oportunidade de receber apoio da escola, pois como declarado pela diretora, este aluno já vinha com um comportamento agressivo a tempos e sendo acompanhado pelo Conselho Tutelar da cidade, então penso não ser mais um caso de resposabilidade da escola, naõ há como professores abraçarem cada aluno problematico e tentar fazer mudanças no mundo. A responsabildade é da sociedade em geral.

Minha opnião, nesses casos, é bem radical, não acredito em ressocialização, não acredito que possa haver solução, deixo a cargo da vida.

Se, na maioria das vezes, os próprios pais abandonam um filho, ou não conseguem dar a ele uma educação (de berço), ou a criança/adolescente se nega a aceitar ajuda, não sou eu (como professora) quem vai conseguir solucionar tal problema, tenho o dever de tentar, mas tenho o direito de desistir.

Por Jorge Antônio Serenário Ribeiro
em 4 de Setembro de 2011 às 22:40.

Também estou cursando Licenciatura em Educação Física e quando me deparo com essas reportagens fico espantado, com medo e até receoso em continuar no curso.

Os alunos estão cada vez mais violentos, mais mau educados (não sei se o problema são dos pais que ocupados com seus trabalhos não prestam atenção em seus filhos, deixando assim as escolas fazerem seu papel de educá-los) ou não sei se a culpa são das autoridades em fazer leis que privilegiam os menores de idade (onde no ECA somente mostra seus direitos, não mostrando assim seus deveres como menores).

Enfim fico me perguntado:

Até que ponto nós como educadores podemos tolerar todos os tipos de violência contra nós sem reagirmos a tais incidentes?Como conseguiremos fazer nossos papeis de educadores se não somos respeitados?Tempos difíceis.

Por Larah Veggi
em 5 de Setembro de 2011 às 12:39.

Realmente amigo Jorge, tempos difíceis! Já pensou se um professor perde a cabeça no momento de raiva e revida a agressão do aluno? O professor vai preso, é massacrado pelos pais, pela mídia, e por todos. (Deixo bem claro que não acho certo esse tipo de agressão, só estou falando que nós professores também somos humanos e em um ato de raiva, sem pensar podemos revidar tal agressão.) E se um aluno agredir o professor, o que acontece? No máximo ele leva uma advertência da escola ou uma expulsão, que vai adorar de ficar sem estudar uns dias e vai continuar fazendo, pois não teve punição.

Por Otávio Gomide Costa
em 5 de Setembro de 2011 às 14:12.

O aspecto psicológico é muito importante , em cima do que foi abordado. O profissional de Educação Física tem de estar preparado , não só com as questões físicas e motoras de cada aluno , mais também com a parte psicológica na intenção de promoção a saúde, onde este se faz fundamental para o comportamento do aluno dentro e fora de sala de aula. O processo pedagógico na realização de tarefas ou atividades que promovam o aspecto social e biológico , é fundamental para um princípio de motivação educacional. O aluno que já tem antecedentes de mau comportamento, provavelmente já passa por situações distintas , dentro ou fora da escola, onde a diretoria ou até mesmo o professor teria que ter um certo conhecimento para que a situação não chegasse a este ponto. Não só o conselho tutelar da cidade, mais a diretoria da escola deveria acompanhar de perto , toda a situação, pois para uma criança , usar de ameaça , a palavra “morte” ou “arma”, é muito grave.  Lógico que a situação deve ser vista como um todo, tanto da parte do aluno quanto da escola, mais nada justificaria como alguns comentários já mencionaram ,  a questão da “agressão”.   A criança muito das vezes , não tem a educação básica em casa, o que é lógico e deveria acontecer. A escola torna o único meio em que é trabalhado certos valores ligados a educação, por isso na minha opinião, o profissional da Educação Física tem um papel fundamental no que diz respeito a educação, pois o esporte é um meio de se promover e agregar certos valores, que de maneira implícita ou incidental , a criança consegue aprender muitas questões básicas de educação .

Por Elizabete Lacerda da Silva
em 7 de Setembro de 2011 às 19:51.

Infelizmente o que esse aluno fez com a diretora, nos entristece muito,e nos faz pensar na nossa atuação como educador,como nos preparar de tal forma para lidar com esse tipo de acontecimento. Porém, acredito na base famíliar,que com passar do tempo, vem se modificando, muitas vezes os pais trabalham muito,e não conseguem dar a atenção necessária para seus filhos, ou pior,em alguns casos a realidade famíliar é a violência doméstica ou até mesmo o álcool que hoje é o principal destruidor de lares. Eu, como mãe e futura professora , penso que a educação,começa em casa,e que os limites devem ser impostos aos nossos filhos bem cedo,para que na escola a educação só continue,e assim a criança possa saber respeitar o professor.E mesmo assim, os alunos que encontrarmos passando por tal dificuldade na escola, mesmo sabendo que não deve ser fácil, acho que devemos conversar, e tentar inserir esse aluno novamente na escola.

Por Marcus Pires Silva
em 8 de Setembro de 2011 às 13:34.

como podemos ver este debate esta repercurtindo muito, pois é um tema que nao esta so relacionado com a escola, ele esta sempre relacionado a vida do aluno  e a escola, concordo plenamente com todos que participaram do debate uma vez que a atitude do aluno esteve imcoreta mas no âmbito da psicopedagogia, essas atitudes podem ser analisadas de forma, hipoteticamente, sobre diversos aspectos: às vezes uma simples agressão na forma de indisciplina, na sala de aula, pode estar sendo usada como reflexo de alguns fatores como: o aluno pode usar a agressão como um recurso contra o autoritarismo do professor, um olhar cruel, ser humilhado diante da classe, um ato de ignorar ou ridicularizar ou qualquer tipo de atitude em que o aluno sinta desrespeitado, ou seja, tudo que leve o aluno a temer o ridículo e a sentir sua auto-imagem desqualificada ou denegrida diante dos demais colegas.Um dos pontos que podemos analisar é a transferência dos problemas existentes entre os adultos da casa. Quando a criança chega à escola leva toda experiência vivenciada na família. Nesse caso, há uma transferência da agressão da figura materna ou paterna para o professor. Para a criança é mais fácil extravasar sua agressividade, suas frustrações, ódio no professor, nos colegas ou mesmo em outro membro da comunidade escolar; em função dessa agressividade ser menos ameaçadora para ela, uma vez que os laços são menos afetivos, intensos e angustiantes, pois se trata de pessoas fora do ambiente familiar.



Por Ana Daniela Damacena
em 9 de Setembro de 2011 às 14:14.

Por Rita de Cassia Cota e Souza
em 9 de Setembro de 2011 às 22:30.

Acredito que por não terem o acompanhamento e atenção que deveriam ter dos pais, que muitas vezes estão ausentes pela necessidade de trabalhar, por exemplo, e pela forma que é o convívio familiar, pois geralmente não se tem diálogo, não se sabe realmente o que está acontecendo na vida do adolescente, não se sabe as companhias dos filhos e com o que estão mexendo como, por exemplo, as drogas. Estes comportamentos de agressão e falta de educação e respeito está crescendo cada dia mais, mas acredito que o Professor de Educação Física e demais funcionários da escola contribui e muito para a educação e formação dos alunos, porem quem tem responsabilidade e dever em educar estes adolescentes para a vida são seus pais, e a criança sente muito a falta de afeto e atenção de todos a sua volta principalmente a dos pais.

Por Luan Carlos Guimarães Souza
em 10 de Setembro de 2011 às 15:59.

 É uma situação lamentável, pois vemos a impunidade mais uma vez permanecendo e crescendo cada vez mais nos âmbitos escolares. Fico imaginando ás vezes eu como futuro profissional passar por uma situação dessas, é muito desagradável mais procuraria manter a calma e me defender sem revidar. Penso que as escolas precisariam dar mais suporte para esses tipos de alunos, com ajuda de psicólogas palestras a respeito de violência para tentar amenizar e acabar com essas situações que vem decorrendo. Pois nós sabemos que esses alunos na maioria das vezes, sofrem influências ou já sofreram por algum problema do meio que os fazem tomar tais atitudes.

Por Jaqueline Aparecida de Souza
em 11 de Setembro de 2011 às 14:50.

Isso é o retrato da educação nos dias de hoje, infelizmente desde cedo, muitas pessoas passam por coisas durante sua infância que vão levar por resto de suas vidas com eles, o exemplo maior vem dos pais, o que acontece dentro de casa é a base para o que vai acontecer fora dela. Hoje o que mais vemos são filhos agredindo pais, alunos agredindo professores, além daqueles que acham que pelo simples fato de uma pessoa ter uma cor ou opção sexual diferente já é o bastante para que eles possam o agredir. Agressão não é algo recomendado em nenhuma situação, é preciso que se tenha um enfoque maior na educação para que coisas como essas não aconteçam, e para que possamos dialogar ao invés de agredir as pessoas. O que aconteceu nesse caso, foi simplesmente uma amostra de como está a educação em nível familiar, principalmente, e de como não estamos mais tendo controle em situações como essa. Algo tem que ser feito para que nós como futuros professores não tenhamos que passar por uma situação dessas.

Por Charlene Priscila Herculano de Morais
em 13 de Setembro de 2011 às 15:30.

Realmente a situação hoje em dia está muito difícil. O comportamento transmitido pelo aluno na escola ou em qualquer lugar que seja, é reflexo do que acontece dentro de casa, o mundo hoje oferece dificuldades muito maiores do que antigamente, a violência e as drogas estão presentes em todos os lugares principalmente dentro de casa, alguns pais chegam alterados em casa muitas vezes sobre efeito de algum tipo de droga, desconta sua raiva seu desespero em cima da família, ate mesmo por não ter como dar uma vida melhor a ela, a falta de carinho também está presente a todo o momento, par ser feliz e se ter uma boa educação não é necessário somente dinheiro, algumas pessoas não percebem isso. A maioria das crianças sente rejeitada pelos pais, e consideram lugares públicos ou privados, um tipo de fuga para seus problemas, transmitem nas escolas, que é o nosso exemplo, o que elas vivenciam dentro de casa ou ate mesmo na rua, se são agredidas fisicamente, para elas a resolução de seus problemas está na agressão. A criança aprende primeiramente copiando o que as pessoas ao seu redor fazem, nós professores não podemos mudar muito isso, nossa contribuição maior é dar uma atenção a essas crianças, não xingando nem colocando de castigo, mas sentar com ela, talvez no intervalo durando uma atividade e perguntar para ela do que ela gosta o que ela fez de legal ontem depois da escola, o que assistiu ontem na televisão, dar um tipo de atenção, mesmo que pequena, que elas não têm em casa. Devemos mostrar que somos amigos e não inimigos.

Por Natália Daniela Vieira Maximiano
em 13 de Setembro de 2011 às 15:38.

É muito constrangedor ouvirmos notícias ou reportagens deste tipo, escola é um ambiente propício ao aprendizado, a leitura, brincadeira, realização de amizades, interação com as pessoas, porta de entrada para as universidades e sucessivamente a área de trabalho que se deseja atuar.Os pais tem grande parcela de culpa no comportamento de seus filhos, pois estão deixando eles a vontade, não impondo limites aos mesmos.Independente da conduta vivida por alunos, seja na vida social ou familiar, nennhum tem o direito de agredir verbalmente um professor ou diretor,quem dirá físicamente.Se um aluno tem algum problema intra ou extra escolar, a melhor maneira de se resolver é ele chegar perto do professor, explicar, conversar, pedir conselho, tentar resolver de maneira civilizada, sem que ocorra agreções. O professor tem obrigação de ajudar os alunos, mas para isso, os mesmos devem cumprir seus deveres de alunos.

Por Patricia Santos Carneiro
em 13 de Setembro de 2011 às 19:40.

Infelizmente é muito constrangedor ouvir uma noticia dessa, pois a violência esta cada dia aumentando, seja na escola, dentro de casa, isso acontece porque muitas crianças/adolescentes não têm em casa a educação certa, as vezes os pais trabalham e não tem tempo para dedicar aos filhos, e nos como futuros professores, desde agora temos que nos colocar como pais desses alunos ajudando-os,conversando, saber se esses alunos tem algum problema, e tentar ajudar, pois podem estar passando por dificuldades ou ate mesmo problemas familiares, isso ajuda de alguma forma esse alunos ter esse tipo de comportamento agressivo, cabe a escola e professores ajudarem, pois dessa forma podemos minimizar as agressões tanto verbais como físicas.

Por Sandro Ivo Mariano da Motta
em 13 de Setembro de 2011 às 20:48.

Ao ver a cena do aluno agredindo a professora fiquei indignado. Isso é um pouco de culpa do governo, com este estatuto da criança e do adolescente, onde pequenos marginais se utilizam deste estatuto para fazerem o que quizer. Sou mais a moda antiga, como na minha época, onde o professor era a autoridade máxima na sala de aula, e se o aluno vacilace, o coro comia. Nesta época todos respeitavam e obedeciam o professor(a).

Por Daniel Gomes Pereira
em 20 de Setembro de 2011 às 15:14.

Para muitos a violência é um fenômeno que se localiza nas ruas, fora do ambiente familiar. Na verdade, é nele onde ela começa a ser cultivada. Pessoas violentas provêm de famílias violentas, onde a criança é oprimida pelos pais e onde o marido bate ou ofende com gestos ou palavras a esposa. Esse comportamento pode ser reproduzido pela criança ou adolescente nos ambientes em que o mesmo convive. Portanto a educação deve começar em casa para que o adolescente saiba se portar perante a sociedade em que ele vive.


Por Michella Silva Fernandes
em 5 de Outubro de 2011 às 13:49.

Muito triste saber que hoje em dia os alunos não admiram mais os professores como na época dos nossos pais.Infelizmente a violência no ambiente escolar é crescente.Pudera,com todos os ’GAMES’ e filmes que os adolescentes de hoje gostam,compram e assistem...Os professores de hoje se sentem indignados com sua condição salarial,com razão,pois está cada dia mais difícil educar os alunos,tarefa que deveria ser dos pais...Além de mal remunerados,são agredidos por miniaturas de bandidos,que por sua vez também são vítimas de abandono e violência.É uma questão social muito séria que envolve os governos mas também nós,contribuindo com a nossa parte;que ,como educadores,podemos plantar muitas sementes de bons hábitos nos nossos alunos.

Por Rodrigo Müller Patrício
em 19 de Outubro de 2011 às 13:07.

Pelo o que eu li da reportagem, além do chute que esse aluno aplicou na diretora do colégio, os demais jornais comentaram que o mesmo ainda a ameaçou de morte. Quais seriam as intenções desse jovem??? Acho que ele apresenta sérios problemas e acabou os levando para a escola e consequentemente sobrou até para a diretora daquela instituição! Quando que notícias como essa, deixarão de acontecer? Por acaso podsemos colocar a culpa em alguém?

Por Pedro Henrique Sena Ferretti
em 6 de Novembro de 2011 às 13:46.

Esse tipo de informação não e novidade, o fato das escolas publicas no país estarem sucateadas apenas reflete uma realidade triste, a diretoria de uma escola que antes era vista como a autoridade máxima na escola é agora tratada de forma desrespeitosa, e agora como se não bastasse as agressões verbais  as físicas também estão se tornando uma prática cada vez mais comum , diante desse quadro resta as autoridades competentes uma melhoria nos investimentos na educação, para que se possa pelo menos amenizar essa situação.


Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.