Pensando em meios de diversificar as atividades normalmente oferecidas aos alunos nas aulas de Educação Física, seria o Levantamento de Pesos um conteúdo possível de ser trabalhado nas escolas?

Comentários

Por Jaguaracy Conceição
em 17 de Janeiro de 2014 às 22:15.

Com certeza seria. Agora, vamos pensar nas escolas públicas, como elas poderiam oferecer essa atividade ao corpo discente se em muitas delas falta tudo, inclusive salas para aulas de reforço e não possuem espaços para as aulas práticas da disciplina?

Jaguaracy 

 

Por Maria Marta Conrado
em 18 de Janeiro de 2014 às 08:42.

Ayla

Acredito que sim. O esporte em si é benéfico, todos sabemos, mas há de se respeitar os limites maturacional de cada criança, por se tratar de um ser em formação.

 Segundo  Dr. Avery Faigenbaum, um pesquisador que tem estudado o treinamento de força no que se refere às crianças, diz que é uma atividade segura quando supervisionados adequadamente. 

Portanto, levantamento de peso tem riscos, como faz qualquer tipo de atividade física, mas os benefícios deste tipo de exercício podem ser grande, por isso deve ser considerado como uma opção em atividades fisicas desenvolvidas para crianças.

Por Vanessa Ramos de Freitas
em 21 de Janeiro de 2014 às 14:19.

Creio que não seria um esporte de fácil adaptação para se levar para escola. Devido a diversos fatores como: materiais, métodologia de trabalho, considerações em relação ao desenvolvimento motor dos alunos, entre outros.

Talvez seja interessante a abordagem um tanto quanto mais teórica do tema, apresentado-o de maneira expositiva com aulas temáticas que procurem abordar a história desta modalidade, as formas como ela é trabalhada, principais técnicas, competições, atletas conhecidos... 
Visando o conhecimento básico dos alunos sobre a modalidade levantamento de peso.
 

Por Ayla Karine Fortunato
em 24 de Janeiro de 2014 às 18:07.

Acredito ser uma prática possível até mesmo nas escolas públicas com o uso de materiais alternativos, por exemplo. O objetivo principal seria o de desenvolver nos alunos o interesse pela modalidade assim como ensinar as técnicas dos movimentos, em nenhum mo mento seriam permitidas as execuções com cargas que desrespeitassem o nível de desenvolvimento dos alunos.

Por Rafael Alves
em 27 de Janeiro de 2014 às 00:31.

Creio que poderia ser uma práticade esporte possível pois, além de ser um esporte de nível olímpico, a sua prática fugiria dos esportes já repassados nas escolas(Ex: futebol, vôlei, etc). Insere-se uma nova prática de esporte, uma nova cultura para as crianças e jovens nas escolas. A questão de materiais para prática fica complicado no começo de sua implementação mas não custa tentar, buscar outros recursos com a sociedade escolar, montando seus próprios materiais para a prática até se adquirir os materiais adequados. Um planejamento do Educador físico neste caso é essencial, com novas teorias do novo esporte que irá ser ensinado, um planejamento de aula bem elaborado e claro, respeitando condições físicas e psicológicas de cada aluno.

Por Lucas Figueiredo dos Anjos
em 5 de Novembro de 2014 às 18:20.

O levantamento de pesos proporciona uma vivência esportiva diferenciada aos alunos, mas funcionaria como conteudo teorico/pratico para apresentação da modalidade com intuito de aproximar os alunos desta pratica, contudo as escolas nem sempre podem disponiblizar os materias, abrindo espaço para trabalhar a criação de materiais junto aos alunos.

 

Por Rildo Ansaloni Gomes
em 5 de Novembro de 2014 às 10:57.

Concordo com a Vanessa, acho que poderia sim ser implantada como uma iniciativa, levado mais para a parte teórica do que a prática. Seria mais uma apresentação da modalidade para que os alunos pudessem se interessar. 

Por Wagner Pimenta da Rocha
em 18 de Novembro de 2014 às 23:22.

Além de ser um esporte de nível olímpico, a sua prática fugiria dos esportes já repassados nas escolas(Ex: futebol, vôlei, etc). Insere-se uma nova prática de esporte, uma nova cultura para as crianças e jovens nas escolas.

Por Laryssa Fernandes Silva
em 19 de Novembro de 2014 às 19:42.

São vários os beneficios que se adquiri com a prática do exercicio resistido, dentre elas aumento da massa magra corporea, aumento da massa ossea, prevenção de cardiopatias e etc. Além de oferecer uma melhoria na qualidade de vida dos alunos, estimularia a pratica de exercicios fora do ambiente escolar, combantendo assim a obesidade, que hoje em dia é considerada uma problema em todo o mundo.


Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.