Educação Física Escolar

Ponto de Encontro dos Profissionais, Estudantes e Pesquisadores

Entrar na Comunidade

Lutas na Educação Fìsica Escolar



Lutas na Educação Física Escolar

Em estudo feito por Lançanova (2007), o autor definiu uma concepção das Lutas enquanto componente da Educação Física escolar. O mesmo entende que não se pode reproduzir na escola o mesmo ensino que se realiza em academias, ou seja, de caráter desportivo, defesa-pessoal. As Lutas devem ser incluídas no planejamento escolar pelo professor de Educação Física de forma que possa contribuir para a formação integral do educando. E isto significa, portanto, considerar todos os aspectos do indivíduo: ”motor, intelectual, sócio afetivo, filosófico...”

Fonte: http://lutasescolar.vilabol.uol.com.br/

Nesse sentido, gostaria de debater tal assunto com os integrantes da comunidade, saber suas opiniões, criticas, observações, se é a favor ou contra o ensino desse desporto no ambiente escolar, se é a favor ou contra a luta ser usada no caráter desportivo, defesa pessoal. Já que os esportes coletivos em algumas escolas são usados como desporto, por que não usar a luta também? Opinem!

 

Comentários

Por Otávio Gomide Costa
em 28-09-2011, às 00h39.

Agora é minha vez de comentar o seu tópico de Lutas rs. Eu acho que a "Luta" deve ser sim inserida no ambito escolar, porém nao como defesa pessoal. O caráter desportivo seria interessante. Acho que os valores educativos diante as artes marciais , são de suma importância para o ensino aprendizagem não só da prática esportiva e corporal de movimento, mais também o seu contexto histórico , que está associado a história e formação de nações e construção de algumas sociedades. A Luta deve ser vista pelos alunos não só como uma arte marcial , agregada a competições e defesa pessoal, mais também como modalidade esportiva e prática com fundamentos pedagógicos , onde a idéia de aplicação a prática de caráter desportivo e atividade física , deve ser transmitidas para os alunos.

Por Thúlio Luiz
em 28-09-2011, às 11h06.

Por Janaina Silva
em 28-09-2011, às 14h59.

Concordo que as lutas devem ser sim ensinadas nas escolas, mas buscando a formação integral do aluno, com disse a Larah. Além de ser um conteúdo novo (que geralmente não é trabalhado nas aulas de educação física escolar), as lutas poderiam atrair os alunos para participar destas aulas, sendo uma forma de despertar o interesse em conhecer, praticar e participar de nossas aulas . Por ser um conteúdo amplo, a prática de lutas é capaz de ensinar valores, desenvolver a concentração e determinação nos alunos, além de outros aspectos. Em relação à competição, creio que, primeiramente deve-se propiciar a vivencia prática dos movimentos, discutir os tipos de lutas que são divulgadas pela mídia para depois pensar em competições, buscando desenvolver no aluno a autonomia em relação ao tipo de luta que é  praticanda nas aulas de educação física escolar e o que esta na mídia.

Por Mayra Pereira de Jesus
em 28-09-2011, às 21h08.

A diversidade é fundamental para alcançarmos uma educação de qualidade e para isso devemos utilizar os mais variados conteúdos disponíveis a nós educadores físicos, e a luta vem para a escola com o intuito de formar integralmente os nossos alunos, agregar valores.  Vê-se que do ensino infantil ao ensino médio as lutas fazem sucesso, desde a luta do sapo, do jacaré ate as modalidades serem exploradas de maneira mais profunda. Creio que as luta são um curinga para as aulas de educação físicas, é para a grande maioria um conteúdo novo,   tem um vasto campo a ser explorado(várias modalidades), é bom sair da rotina dos clássicos (handebol, futebol...), porém acho que ela deve ser trabalhada com caráter lúdico não como um desporto, para oportunizar a vivência à todos desde os mais aptos aos menos aptos, para não ocasionar exclusão de ninguém.

Por Wiviane de Souza Martins
em 28-09-2011, às 22h35.

Concordo com a Mayra, a diversidade é fundamental para alcançarmos uma educação de qualidade, inclusive o PCN (Parâmetros Curriculares Nacionais) de educação física traz como proposta trabalhar com 3 blocos de conteúdos de maneira equilibrada e adequada, que são eles:

  • 1° bloco: Conhecimentos sobre o corpo;
  • 2° bloco: Esportes, jogos, lutas e ginásticas; e
  • 3° bloco: Atividades rítmicas e expressivas.

Mas, infelizmente não tenho consiguido ver esse equilíbrio nas aulas de Educação Física Escolar; o que vejo é uma supervalorização do “quarteto fantástico dos esportes de quadra” (futsal, handebol, basquete e vôlei) em detrimentos dos outros conteúdos.

Portanto, sou sim a favor das lutas nas aulas de educação física, porém como forma de conhecimento e vivência, e não no caráter desportivo para que não promova exclusão dos menos habilidosos.

Por Daniel Gomes Pereira
em 30-09-2011, às 14h38.

As lutas representam hoje um meio eficaz de educação e um conjunto de conteúdos altamente valiosos a ser trabalhada na Educação Física, tanto Escolar como Treinamento Desportivo. O objetivo educacional deve ser coerente com a realidade do aluno, onde este é levado a vivenciar as mais diversas manifestações da cultura corporal de maneira crítica e consciente, estabelecendo relações com a sociedade em que vive. Deste modo o papel do Educador é levar o aluno a um conhecimento de si mesmo e do mundo através da prática de várias atividades. Partindo deste pressuposto, as lutas devem ser inseridas no contexto escolar, pois propicia além do trabalho corporal, a aquisição de valores e princípios essenciais para a formação do ser humano em um aspecto mais ampliado.

Por Natália Daniela Vieira Maximiano
em 30-09-2011, às 16h18.

Olá,

Seria interessante incluir lutas no ambiente escolar, além de aprender defesa-pessoal, esta modalidade transmite valores sociais, afetivos, cognitivos e motores que podem ajudar no desenvolvimento dos alunos tanto na vida intra como na extra-escolar. Porém toda moeda tem dois lados, por isso os aspectos negativos devem ser levados em consideração nesse aprendizado, pois sempre tem aqueles alunos indisciplinados, metidos a pit boys, fissurados por brigas. Com exceção a isso, como relatou  acima a colega Wiviane de Souza Martins, o próprio PCN inclui lutas como proposta de trabalho. Portando eu sou a favor da inserção de lutas nas escolas mesmo como desporto, lógico desde que não haja discriminação e falta de respeito em hipótese alguma, quanto à competição sempre existirá entre os alunos.

Por Patricia Santos Carneiro
em 19-10-2011, às 15h05.

As lutas podem sir ser inserida nas aulas de educação física, por ser uma modalidade nova, que não é oferecida nas aulas,os alunos iriam se interessar por esta aula, e que também é importante para a defesa pessoal alem de trabalhar com a coordenação, concentração e outros. E é importante ressaltar que  é uma forma de variar as aulas, saindo do futsal, handebol, e é uma forma de vivenciar e não de caráter desportivo.

Por Larah Veggi
em 20-10-2011, às 18h58.

Em minha opinião, a questão das lutas serem inseridas ou não no contexto escolar, não tem nem discussão, quem é contra tem que ter argumentos muito além do que só o perigo dos alunos ficarem violentos. Quem conhece as lutas, mesmo que não tenha praticado, mais só já estudou ou leu sobre elas sabe que o principio numero 1 das lutas é a disciplina.  Partindo disso eu não vejo o porquê de não podemos usar a luta como caráter desportivo por motivos de exclusão dos mais habilidosos, sendo que no Futebol, Handebol e outros existem isso! Em Minas Gerais temos os jogos regionais que não me recordo o nome que tem algumas modalidades de lutas e dá muito certo, igual Futebol e outros. A questão da defesa pessoal, é apenas mais uma dos pontos positivos da luta, o aluno aprende a se defender, ele só deve utilizá-la para defesa, ou seja só vai contribuir para a vida do aluno. 

Por Kerllyn Trindade Coimbra
em 27-10-2011, às 23h25.

Pessoal, fazendo um gancho com o tema, eu pude vivenciar uma aula de lutas em uma oficina, onde o foco era a educação física escolar, que me fez ter uma visão diferenciada do conteúdo. A princípio, falo isso por mim, eu tinha muito medo de ministrar o conteúdo, por eu não dominar o mesmo. Acho importante salientar, que sou graduanda, e que minha experiência com a educação física escolar (quando me refiro a prática docente.), é porque estou inserida em um projeto no qual eu trabalho com intervenções nas aulas de educação física na escola. O que eu quero partilhar aqui, é que as atividades propostas nesta oficina para introduzir o conteúdo Lutas, eram variações de jogos e brincadeiras muito conhecidos por nós, e sempre com um caráter lúdico que acrescentava as atividades um valor muito maior. A proposta inicial, era de trabalhar o ataque e defesa com os alunos e em seguida, a demarcação de espaço, e mais interessante, é que conseguimos trabalhar esses conteúdos, sem em momento algum existir a Luta em si. O que trabalhamos, foram variações de atividades simples como, "roubar-bandeira" (para consquista de território), uma variação do "pique-pega" (para ataque e defesa), dentre outras atividades. Achei muito interessante esta proposta, pois conseguimos abordar com nossos alunos o conteudo Lutas de uma forma diferenciada, o que ajuda até mesmo os professores que sentem algum tipo de limitação em relação ao tema. Então fica aqui minha sugestão de repensar e variar a forma no qual trabalhamos esse conteúdo na educação ísica escolar, o que não deixa de se aplicar a outros conteúdos também. E além disso, ao utilizarmos os jogos e brincadeiras ou outros, estamos também suprindo outras necessidades da escola, pois podemos utilizar materiais alternativos, além destes demandarem poucos recursos para sua aplicação.

Por Vitor Henrique de Lima Falci
em 05-11-2011, às 10h54.

A luta deveria ser um conteúdo das aulas de educação  física sim, pois a luta passa para seus praticantes um respeito pelo próximo e também uma paz de espírito muito grande. Vejo isso com algo importante não só para nossas aulas e sim como um conteúdo que deixara o aluno um pouco mais tranquilo e respeitoso para com todos os outros professores assim facilitando as aulas das outras disciplina durante seu período na escola. E não venha com essa de que luta é agressiva e tudo mais que normalmente quem pratica aulas de luta não entra em briga nas ruas só para testa sua força.

Por Kaio Cesar Caldeira Soares
em 07-11-2011, às 16h25.

Minha opinião é bastante clara em relação a essa temática, pois vejo o conteúdo das lutas como sendo um forte aliado no processo de ensino-aprendizagem no ambiente escolar. Pois as lutas possuem valores agregados como: a disciplina, o autocontrole, a concentração como já foi mencionado, e por isso elas devem ser trabalhadas na Educação Física escolar. Outro ponto que quero destacar é a metodologia a ser utilizada para sua aplicação, pois esta deve partir de um princípio sempre de iniciação e nunca com um caráter desportivo, oque acarreta uma competição. E competição na maioria das vezes gera uma exclusão. Existem vários mecanismos para iniciar o conteúdo das lutas, as brincadeiras (rouba-bandeira, pega-pega) são um bom exemplo de atividades de iniciação, desde que sejam relacionadas com a modalidade proposta. Já sobre a possibilidade de formar alunos violentos, o próprio termo “luta” responde a pergunta, pois, “quem luta não briga”!!!

Por Gabriela Vargas Nunes
em 08-11-2011, às 21h52.

Cara Amiga Larah, Quando ouvimos a palavra LUTA, logo nos passa a cabeça brigas, confusões, e isso tras um pouco de receio ao se trabalhar a luta. Mais existem tipos de lutas como a capoeira que podem ser praticadas nas escolas. Cabe ao professor escolher o conteúdo adequado para se trabalhar em suas aulas. Abraços...

Por Carlos Alberto de Souza Júnior
em 08-11-2011, às 22h04.

Na minha opnião é valido o trabalho das lutas nas aulas de EFI escolar. Basta o profissional encarregado ter conhecimentos suficientes, capacidade de controle e capacidade de adequação de tal modalidade para os alunos. Assim o professor poderá ter sucesso em sua aula, pois, ele deve ensinar aos alunos que lutas não são brigas como diz nossa colega Gabriela acima e sim uma modalidade que exige deles valores, capacidades físicas, motoras e cognitivas.

Por Jorge Antônio Serenário Ribeiro
em 08-11-2011, às 23h19.

Ao deparar com a temática podemos perceber que há muito preconceito a respeito do ensino de lutas no âmbito escolar. Porém, a modalidade de lutas se encontra nos PCN’S sendo contemplada nas aulas de educação física escolar, isso não significa que o aluno ficará ou não mais agressivo. A luta sendo bem trabalhada transmite alguns valores de extrema importância ao aluno, o senso de respeito para com o próximo e para com seu superior é um deles, dedicação, humildade.

Então por conta disso, acredito que nos professores não devemos privar nossos alunos de vivenciar tais experiências com esse tipo de esporte.

 

Por Eduardo Rodrigues
em 08-11-2011, às 23h58.

Creio que essa temática de: Lutas na Educação Física Escolar; sempre será uma pedra no sapato no currículo do ensino das aulas de educação física. Sempre haverá aquele que irão se opor a essa prática com o argumento de que incitara a violência, porém essa é uma visão estereotipada que sempre terão sobre lutas, uma vez que confundem Lutas com Briga, e sempre adotarão lutas com as artes marcias, sejam elas: Kung Fu, Karate, Judo, etc.. Na minha visão, e de Ferreira (2006): as lutas devem servir como instrumento de auxílio pedagógico ao profissional de educação física: o ato de lutar deve ser incluído dentro do contexto histórico-sócio-cultural do homem, já que o ser humano luta, desde a pré-história, pela sua sobrevivência. Como prática escolar seria interessante abordar o conceito histórico de cada modalidade e suas técnicas, uma vez que o objetivo da Educação Física é apresentar aos alunos maneiras de “movimentar-se”, porém nunca levando a prática para o lado desportivo, e sim como uma apresentação da dada modalidade.

Tenho comigo o conceito de que para ascendermos como excelentes professores de educação física é mostrar aos alunos a vasta opção que possuem para prática corporais, sejam elas por meio do futebol, dança ou até mesmo lutas, podendo então vir a acrescentar o seu repertório motor. E como dica deixo a referencia do artigo lido sobre o tema: Lutas na educação física escolar.

FERREIRA, Simões Heraldo. AS LUTAS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR. 135. nº., Fortaleza, Revista de Educação Física, 2006, 36-44

Por Daniel Filipe
em 09-11-2011, às 01h34.

O conteúdo lutas deve sim ser introduzido às aulas de Educação Física, a partir de uma boa metodologia de aplicação. A luta virá enriquecer as aulas de Educação Física, inovando diversificando, fazendo uso de um conteúdo que facilmente despertaria "interesse" ao aluno. Com este conteúdo pode-se trabalhar, de forma lúdica e/ou baseado em fundamentos de aspecto esportivo, trabalhando conhecimento do corpo, o controle, coordenação, e cognição que poderiam ser trabalhados de diversas formas. Assim como muitos outros conteúdos, lutas entraria em um processo "conceitual" (preconceito) tanto a nível de muitos professores quanto a pais, porém quando se parte de uma boa metodologia, deixa claro os conceitos, as aplicações e mesmo as conseqüências é sim possível trabalhar o conteúdo, fundamentando a aplicação e adaptando-a sempre que necessário seria muito favorável para o desenvolvimento do "aluno" .

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade. Clique aqui para entrar.


:-)





© 1996-2012 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.