Qualidade de vida se aprende na escola

 

  De um lado, professores que acreditam que jogar vôlei e futebol supre a necessidade das práticas propostas para a disciplina de Educação Física. De outro, estudantes que só querem ir para a quadra bater bola e conversar com os amigos. Nesse cenário cada vez mais comum nas escolas, segundo os especialistas da área, o tempo que deveria ser aproveitado para conhecer a cultura do corpo não cumpre seu papel e as crianças deixam de ter contato com conteúdos muito importantes. Um deles é a saúde. "As aulas precisam ser planejadas de maneira ampla para possibilitar a discussão a respeito do que é qualidade de vida e o que tem de ser feito para alcançá-la", explica Douglas Andrade, pesquisador do Centro de Estudos do Laboratório de Aptidão Física (Celafics) em São Caetano do Sul, na Grande São Paulo.

  O objetivo do professor deve ser a difusão de novos conhecimentos e a mudança de comportamentos e o mesmo deve aproveitar o ambiente escolar para repassar tais informações e mostrar que a Ed. Física nos permite uma melhor qualidade de vida e que a mesma vai muito além de um simples futebol ou vôlei. Sendo assim tem-se um desafio para os profissionais da área de Ed. Física, que é o de mudar essa realidade de ensino hoje nas escolas.

 

 Nome: Armânio Guilherme, Marcos Paulo Coelho e Patrícia Santos.

                                                       Referências:

http://revistaescola.abril.com.br/educacao-fisica/pratica-pedagogica/gente-saudavel-educacao-fisica-saude-qualidade-vida-528774.shtml

Comentários

Por Karine Marlleny Neves Corrêa
em 18 de Março de 2013 às 08:59.

Verdadeiramente a EFE ja vem de um passado onde serve apenas para bater o "ranca", ou apenas para se distrair das demais aulas tão teoricas que temos durante a carga horária do curso do medio, fundamental ou infantil. Nos enquanto profissionais de educação física necessitamos de quebrar esta barreira já imposta desde muitos anos, devemos quebrar o famoso professor rola bola que quando entra dentro de uma instituição de ensino para dar suas aulas e encontra dificuldades em relação ao espaço físico, material entre outros, apenas cruza seus braços e deixa tudo como estar.

Devemos sim brigar para que nossa graduação não tenha sido em vão, pois temos carga suficiente dentro do nosso curso, para conseguir lidar com as dificuldades que aparecerem no dia a dia, temos uma gama de soluções que podemos tomar para que as nossas aulas de educação física deixe de ser apenas um rola bola e passe a ter conteudos diversificados, trabalhando os vários interresses dos alunos e instigando-os sempre a querer conhecer coisas novas.

Sejamos professores realmente.

Por Suzana Maria da Silva Jorge
em 23 de Março de 2013 às 12:49.

Acho que ser professor de educação física é mais que ensinar um esporte, é ensinar ao aluno a trabalhar em equipe, companheirismo, ética, moral, não se trata só do esporte, se trata de formar um homem que futuramente irá trabalhar na sociedade, com outras pessoas, começa a se criar um homem, é novo. O papel do professor deve ser aquele que guia por um bom caminho, que mostra os benefícios da atividade física para a criança, seja pelo esporte como futebol, vôlei, handbol, ou pela caminhada, musculação, benefícios esses que se estendem a longo prazo na saúde física e mental dessa criança. Ser professor não é apenas rolar bola na quadra, é fazer com gosto, fazer a criança perceber que atividade física é uma boa coisa, fazer a criança gostar de estar ali, e não só estar para conversar com os amigos.

Por Armânio Guilherme Bento
em 23 de Março de 2013 às 16:27.

A  escola  é sem dúvida  um espaço ideal para  a promoção a  saúde e qualidade de  vida   em função das várias condições que  são contempladas e pela sua estrutura e objetivos .Mas para estas ações de  qualidade      se concretize é preciso  a  aplicação

  de  estratégias  diferenciadas que envolvem  a  promoção  de uma educação direcionada  para  a saúde ,  o lazer, e adoção de  um estilo ativo . Não podemos deixar de falar  que a qualidade e vida  para ser ensinada  na escola depende de condições individuais em  ambientais  que envolvem o nível das  condições  escolares . A  Educação  Física tem  um papel fundamental neste  processo pois o  profissional bem  preparado pode tirar  proveito  desde momento para mostrar  para os alunos que a   Educação Física não  é  só jogos e  brincadeiras  , o mesmo pode dar digas para os seu alunos  como ,  digas  sobre alimentação, exercitar também fora  da escola ,higiene pessoal, não  beber , não fumar , dormir bem etc.  Temos que  lembrar que não só o professor  de Educação Física  mas como todo o  corpo  docente  deverá   estar inserido neste processo para que o  mesmo  se  realize.

 

Armânio  estudante de Educação Física da UFOP.

 

 

Por Adriano Figueiredo
em 23 de Março de 2013 às 20:28.

 

-Discente: Adriano Figueiredo.
-Disciplina: Pedagogia da Educação Física.
-3º Período na UFOP.


Nos dias atuais, com os avanços cada vez mais diversificados, fortes e imanes da tecnologia, em que as crianças e jovens tem-se distanciado de forma até significativa das práticas esportivas e físicas, assim como das antigas brincadeiras comuns e lúdicas, tão praticas nas escolas antigamente, as atividades físicas mais simples e básicas a qual de certa forma todos podem participar e assim obter evoluções positivas no seu processo de ensino-aprendizagem e desenvolvimento global.

Dadas as atuais circunstâncias, caberá ao profissional de Educação Física saber enfrentar esses tão diversos óbices e desafios dos dias atuais para poder conseguir executar assim o seu papel social dignamente e de forma cada vez mais dinâmica, com a devida proficiência e êxito no sentido de fazer valer a sua formação e as características da área da EDF, que como todos sabem, acarretam inúmeros benefícios, sejam não só no aspecto físico, mas no da saúde em todas a suas formas e níveis, melhorando assim a qualidade de vida dos praticantes, o convívio no social, a melhora no desenvolvimento cognitivo, no contexto moral, ético e desenvolvimento geral de caráter, personalidade dos indivíduos envolvidos que estão em fase de formação ainda...

Se bem planejada, orientada e executada pelo educador físico todos só têm a ganhar com a existência perene da Educação Física na Escola. Porque não se deve limitar uma área como a da EDF que é tão lata, dinâmica e bonita em formas de atividades apenas populares ou de forte poder de marketing ou de descaso do poder público.

O atual profissional de EDF, não só enfrenta os desafios normais da profissão que já não poucos e fáceis, como hoje em dia, ele tem que enfrentar e se reinventar para poder fazer o seu trabalho bem feito como deva ser de fato realizado, e o entrave, porém, é o atual sistema, o Governo, os políticos e por que não também própria população, os pais que de um modo geral a qual se veem todos manipulados e acomodados com essa atual situação triste de um país riquíssimo, mas que não sabe o que fazer com tanta riqueza; e não sabe dar o devido valor ao que mereça mais atenção e respeito.

 

Por Patrícia Santos de Souza
em 24 de Março de 2013 às 14:20.

 Para os futuros e já profissionais da área de Ed. Física é necessário uma postura diferente da que atualmente é utilizada no ambito escolar fazendo com que a Ed. Física seja encarada de forma diferente no mercado. Os profissionais da área mais do que nunca devem planejar suas aulas diversificando o conteúdo a ser trabalhado  para que consiga despertar o interesse dos alunos. Devemos mostrar que a Ed. Física não é somente volei e futebol que muito pode ser aprendido dentro das aulas  e o conhecimento que se adquire beneficia os vários campos da vida do praticante. Temos que fazer a diferença!! 

   

Por Roberto Affonso Pimentel
em 24 de Março de 2013 às 18:51.

Patrícia e demais professores,

Todos temos as mesmas impressões e o desejo de empreender um caminho que nos leve a bem servir nossos alunos. O problema é sairmos da teoria e adentrarmos na prática. Para tal, será impossível sem conhecer o que podemos realizar com a EF, além, é claro, de nossas aspirações quanto à vida e seus elementos constitutivos.

Convido-os a examinarem o conteúdo consignado na web sob o título Contributo ao Desenvolvimento do Voleibol. É certo que com as devidas considerações, poderão generalizar e transpor para outros fins: www.procrie.com.br/procrienoprezi/

Além de um programa consistente, todos se beneficiarão em compartilhar os artigos postados no Procrie. Entrem, comentem, discutam. critiquem.  

Por Jenniffer Querollen Fernandes
em 26 de Março de 2013 às 16:04.

Educação física não é apenas esporte, é acima de tudo saúde. Um bom planejamento de aula feito pelo professor pode mudar esse cenário, onde os alunos só conseguem enxergar a educação física como um momento para a distração com os amigos, ou jogar uma "bolinha". Ensinar a educação física em seu contexto global, abordando e explicando como a ética, a moral, o companheirismo, a inculsão de todos, o bem estar, dentre inúmeros aspectos que podem e devem ser incluidos e trabalhados durante as aulas, de forma prazerosa e motivante. Portanto depende do professor mudar a visão das aulas e fazer com que seus alunos buscam o conhecimento e tenham interesse por diversas áreas da educação física, como o que causa a falta de atividade física, o sedentarismo, o que é uma alimentação equilibrada, o que pode ser benéfico com aquela tarefa proposta pelo professor, entre outrso aspectos, para que haja um maior conhecimento sobre a  Educação Física.

Por Raíssa Carla Gomes
em 25 de Março de 2013 às 09:17.

 

Na escola podemos observar de um lado, professores que acreditam que jogar vôlei e futebol supre a necessidade das práticas propostas para a disciplina de Educação Física. De outro, estudantes que só querem ir para a quadra bater bola e conversar com os amigos. Nesse cenário cada vez mais comum nas escolas, segundo os especialistas da área, o tempo que deveria ser aproveitado para conhecer a cultura do corpo não cumpre seu papel e as crianças deixam de ter contato com conteúdos muito importantes. Entendendo que, diante da problemática envolvendo alto índice de sedentarismo, de doenças causadas pela falta de alimentação balanceada, de descuido consigo mesmo e estresse, a escola não pode fechar os olhos. Devemos também nos preocupar com a qualidade de vida dos nossos estudantes.

Por Lidiane Cristina Estevam
em 29 de Março de 2013 às 13:57.

O que tenho visto é a grande necesidade,de se formar profissionais com novas concepções,novos valores e interesses.A grande maioria dos profissionais que estão hoje no mercado e em formação é somente pelo esporte,e vivencias anteriores nos mesmo.Em sua grande maioria o interesse pela saúde,aplicabilidade,conscientização da mesma,não é de grande interesse dos futuros e já existente educadores físicos.Salvo uma pequena minoria. 

Por Danielle Costa de Sousa Santos
em 31 de Março de 2013 às 02:55.

Como futuros profissionais de Educação Física , devemos cada vez mais nos ocuparmos com as necessidades de nossas crianças. Sabemos que não poderemos e nem conseguiremos resolver todos os problemas e necessidades que rondam em todas as escolas, principalmente as públicas que a realidade é pior ainda. Falar de qualidade de vida na escola, então é quase que fecharmos os olhos e fingir que ainda hoje tem criança que tem a merenda escolar como único alimento do dia, e que essa merenda que as incentivam a ir e aos pais à mandarem para escola. Contudo o mínimo que devemos fazer é aprendermos e prepararmos para que sejamos a diferença, para que consigamos mudar a realidade pelo menos durante o período das aulas de Educação Física que não seja somente a hora da conversa e brincadeiras sem nenhum fundamento, mas aulas que deem a elas um novo significado não somente do esporte mas de cidadania, de ética, respeito pelos colegas e professores, e tudo que os façam crescer e aprender a importância de novos assuntos e novas possibilidades de aprendizagem. Para isso precisamos oferecer aulas bem planejadas e motivadoras e o mais importante, conhecer nossos alunos para que possamos propor atividades e assuntos realmente que lhes acrescentarão algo para que nosso trabalho faça realmente sentido e contribua também para qualidade de vida desses indivíduos.

Por André Gonzaga Batista
em 31 de Março de 2013 às 16:47.

Qualidade de vida é o que todos queremos e de certa forma buscamos. Deve sim ser passado de maneira clara e bem objetiva durante todo o processo escolar. É dever de todos professores, não somente dos profissionais em Educação Física, que as vezes, por se tratar de ser uma disciplina onde o aluno se interage mais com o meio ambiente cultural e social, torna-se explícito as sensações de prazer e euforia durante as aulas. Isso é qualidade de vida. E tudo que é bom queremos repetir, vivenciar e passar para frente. Isso fica marcado para o resto da vida. Vamos portanto, regassar as mangas professores!

Por Marcos Paulo de Souza
em 2 de Abril de 2013 às 09:35.

Nome: Marcos Paulo de Souza

Período: 3º

Matricula: 702084

Disciplina: Pedagogia da Educação Física

8º Comentário:

Como foi dito no texto acima o objetivo do professor de Educação Física deve ser a difusão de novos conhecimentos e a mudança de comportamentos e o mesmo deve aproveitar o ambiente escolar para repassar tais informações e mostrar que a Ed. Física nos permite uma melhor qualidade de vida e que a mesma vai muito além de um simples futebol ou vôlei. Mas o que vemos em muitas escolas é o famoso professor “rola a bola” onde se monta dois times na maioria das vezes compostos só por meninos e as meninas geralmente ficam sentados nos cantos dos ginásios conversando, mexendo nos cabelos e fazendo outras coisas nada relacionas ao esporte.

  A aula de Ed. Física na escola é muito importante, pois é onde os alunos aprendem que o esporte esta relacionado à saúde e para isso devemos ter profissionais capacitados com novas estratégias de ensino e planejamento de aula para melhor atender as necessidades dos alunos. Como a área da Ed. Física é muito branda fica fácil de o professor passar seus conhecimentos basta ele querer mudar esse cenário atual.

Por Thiago Menengucci Rodrigues
em 2 de Abril de 2013 às 13:10.

Mais uma vez nos deparamos com um assunto amplamente discutido repudiado pelos profissionais de Educação Física: O "Professor Rola-Bola".

A falta de criatividade sempre é apontada como a principal inimiga das atividades lúdicas, mas creio que a falta de interesse dos profissionais diretamente envolvidos é a maior culpada dessa literal falta de compromisso com o aluno.

Um professor consciente, mesmo que com poucos recursos disponíveis, consegue criar atividades interessantes e que proporcionarão ganhos significativos às intenções previamente planejadas. 

Além de tudo, as atividades nos anos iniciais da educação escolar proporcionarão ao aluno uma futura simpatia ou antipatia por atividades físicas, influenciando diretamente e indiretamente na futura saúde e condicionamento físico da pessoa.

Por Charlene Priscila Herculano de Morais
em 3 de Abril de 2013 às 11:14.

 

A educação física destaca quatro princípios segundo Cagigal, neste tema se destaca o princípio ético onde fala que homem é um ser social e possui uma vida norteada por valores, e que a educação física como componente curricular do processo educativo, deve se preocupar com a formação da moral, da ética da cidadania de seus alunos; Cagigal também cita que os alunos chegam na escola inacabados e que é função da escola dar um certo acabamento neles. Por meio da escola aprendemos valores, conviver com as pessoas, respeito, esperar, cooperar. A educação física proporciona um convívio social grande onde as crianças acabam fazendo novas amizades.

Por Otávio Soares
em 3 de Abril de 2013 às 16:27.

Otávio Soares

Qualidade de vida nas escolas é um assunto muito pouco trabalhado nas escolas, existem diversas formas para que esta temática seja presente nas aulas de educação física e ir além das salas de aula. Com palestras, Semanas de estudo, intervenções nas aulas abordando o tema, enfim são meios para que o aluno abosrva a idéia de que qualidade de vida é primordial para se ter uma vida saudável.

O professor de educação física deve abordar este tema como importante, pois no Brasil o índice de obesidade infantil aumentou absurdamente ao longo dos tempos. O professor de educação física tem que ser o principal agente para levar esta informação para seus alunos, através de pedagógicos durante as aulas.

E o mais importante fazer com que os alunos ao sairem da escola pratiquem esta ideia, fazendo com que eles reconheca a verdadeira importancia da qualidade de vida nos tempos de hoje, que é importante iniciar este hábito na escola e ter sempre uma preocupação com a qualidade de vida, todos os dias.

Por Daniely Gonçalves Godinho
em 3 de Abril de 2013 às 23:53.

      A mudança comportamental tem que começar primeiramente por nós, profissionais deEDF. Temos que difundir a ideia de que a educação física está muito além do futebol, do basquete e de outros esportes, temos que mudar a ideia dos alunos e dos outros profissionais da educação que acham que a EDF é um horário pra não se fazer nada a não ser jogar conversa fora. Há diversos assuntos como o sedentárismo e a obesidade que podem ser tratados em aulas de educação física com dinâmicas diferentes  para gerar o interesse dos alunos à matéria e à pratica de exercícios tanto na infância e adolescência quanto na vida adulta. Agora, cabe ao profissional de EDF deixar as aulas mais atrativas e prazerosas, trazer a aula para a realidade dos alunos e os alunos para a realidade da educação física. Temos que ter consciêcia de que somos difusores de saúde e a maneira como fazemos isso nos torna responsáveis pelas escolhas futuras de nossos alunos.

Por Atiley Carolina Perdigao
em 4 de Abril de 2013 às 16:43.

Infelizmente hoje a realidade das escolas é exatamente essa, os alunos gostam de não ter "nada para fazer" durantes as aulas e os professores aproveitam dessa falta de cobrança para simplesmente rolar a bola e ainda dizem que estão dando aula de educação física. Esse cenário só será mudado quando os professores forem conscienticzados durante a graduação da importância de se ensinar sobre o corpo, que assim como qualquer outra disciplina a educação física é de suma importância para a formação do indivíduo uma vez que se deve instruir aos alunos da importância de se exercitar, e se ter uma vida ativa, não apenas ensina-los a jogar modalidades específicas como basquete, vôlei, handebol, futebol e a famosa queimada.

Por Mauro Afonso de Jesus
em 4 de Abril de 2013 às 18:57.

Realmente  a maioria dos alunos não gostam de participar das aulas de Educação Física,eles gostam mesmo é de ficar sem fazer nada no horário dessa aula. mas quem tem que mudar essa situação ,somos nós futuros profissionais de Educação Física, embora exista alguns bons no mercacado mas é muito pouco.Uma solução para mudar essa situação é  o envolvimento de toda a comunidade escolar,Ex: eguipes pedagógicas,pais de alunos e direção. mas o mais importante é o professor de Educação Física, que guando chegar na escola tem fazer diferente, tem que ser o cara,para isso o graduando da área tem que muito bem o curso.


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