Cevnautas da EF Escolar,

A testemania chegou à Educação Física (em Portugal). Com a cursinhização da escolarização no Brasil a moda pode chegar aqui. Hay garantia? Os colegas lusitas já começaram a protestar.

Laércio

90 mil alunos estreiam em maio prova de aferição de educação física

Inédito. É a primeira vez, a nível europeu, que todos os alunos de um ano letivo são chamados a realizar um teste desta natureza

Cerca de 90 mil alunos do 2.º ano vão prestar provas das suas competências físico-motoras, entre os dias 2 e 9 de maio. Um acontecimento inédito, que gera entusiasmo nas associações de professores da área mas que implicará, para as escolas, uma logística invulgar para uma prova de aferição.

"É a primeira vez, a nível europeu, que se faz uma prova nacional de Educação Física", confirmou ao DN Avelino Azevedo, presidente do Conselho Nacional de Associações de Professores e Profissionais de Educação Física, revelando que estes testes estão a gerar curiosidade até do outro lado da fronteira, da parte do Colégio Espanhol de Educação Física. "Já se realizaram provas a nível de regiões, nomeadamente em França, mas nunca em todo um país".

Além de mobilizar "cerca de 90 mil alunos e 4000 professores", a prova implica uma extensa lista de material, já divulgada no site do Instituto de Avaliação Educativa (IAVE), onde se incluem bancos suecos, bolas de diferentes formas e materiais, cordas de saltar, arcos, bastões, cones de sinalização, lenços e coletes". Além disso, terá de ser montado nas escolas um circuito com várias estações, para os diferentes exercícios.

A confederação diz estar a acompanhar os preparativos "com uma postura de cooperação", quer com o IAVE quer com as escolas - tendo já reunido com algumas dezenas de diretores. Mas admite que nem tudo corra na perfeição, que em termos de recursos, quer ao nível do treino de alguns alunos. O que até considera poder ter aspetos positivos: "para nós, este é um momento também para se aferir as situações anómalas e corrigi-las", disse.

Contactados pelo DN, Manuel António Pereira e Filinto Lima, presidentes das duas associações nacionais de diretores escolares, consideraram que, com maiores ou menores dificuldades, as escolas conseguirão organizar as provas.

Mas este último admitiu que algumas escolas enfrentam constrangimentos, nomeadamente ao nível do material, que deverão se resolvidos "recorrendo à ajuda das autarquias e juntas de freguesia e transportando materiais da escola sede para as do 1.º ciclo".

Além da componente desportiva, os alunos farão provas de expressões a Artes Visuais e Música.

FONTE: http://www.dn.pt/portugal/interior/90-mil-alunos-estreiam-em-maio-prova-de-afericao-de-educacao-fisica-5753120.html
 

Comentários

Por Rui Alexandre Rodrigues Carvalho
em 1 de Abril de 2017 às 13:40.

Eu sou professor de educação física em Portugal e vou aplicar a prova. Durante muitos anos os professores falaram que era necessário conhecer a realidade escolar. Certamente, esta não é a melhor forma de conhecer a realidade atual da educação física escolar em Portugal... mas é necessário começar "por algum lado" e é de louvar a iniciativa que o Ministério da educação teve. Assim vamos ter dados para debater no futuro e pensar em melhorar a educação física dos alunos portugueses.

 

Por Leandro Campos Lemes
em 29 de Março de 2017 às 14:37.

Boa tarde, Profº Laércio

Verificando os documentos desse teste, fiquei em dúvida se ao invés de uma prova avaliativa com nota, não se trata de um teste para verificar o desenvolvimento motor dos alunos, que como sabemos se estiver em atraso, causo um grande dano na sua formação geral.

Será que Portugal esta indo por esse caminho e melhorando o desenvolvimento psicomotor, melhora a formação educacional?

Abs. 


Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.