Pessoal, A Organização Panamericana de Saúde comemorou 14 estações BVS em 2009. Pena que o Ministério do Esporte tenha desistido do compromisso de participar na criação da BVS Ciências do Esporte, investimento muito menor do que alguns que sendo espalhados em outros projetos menos relevantes pelo Brasil. Vamos torcer para que o próximo governo retome as negociações e o trabalho. Laercio.

..........................................................

Estações BVS no Brasil: 14 unidades são instaladas em 2009

14 inaugurações aconteceram no ano de 2009

A ampliação do acesso às fontes de informação e a promoção da inclusão digital na área de saúde pública tornaram-se possíveis em pelo menos mais 14 cidades brasileiras. Em 2009, foram inauguradas Estações Biblioteca Virtual em Saúde (Estação BVS) em três secretarias municipais, dois conselhos regionais de psicologia, cinco hospitais do Sistema Único de Saúde (SUS) e quatro escolas técnicas do SUS.

As Estações BVS são espaços com computador, impressora e mobiliário, contam com profissionais capacitados para atender à comunidade usuária e que atuam como agentes multiplicadores de informação.

Estas unidades permitem que pesquisadores, gestores, estudantes e profissionais de saúde tenham acesso livre e gratuito às fontes de informação da BVS que ultrapassam 18 milhões de referências técnico-científicas em saúde de bases de dados nacionais e internacionais como LILACS (Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde) e MEDLINE (Literatura Internacional em Ciências da Saúde e Biomédica), além da Biblioteca Cochrane, SciELO (Scientific Electronic Library Online) e a base de dados Coleciona SUS (Coleção Nacional das Fontes de Informação do SUS).

Por meio de uma Estação BVS é possível acessar, por exemplo, a BVS Brasil, portal que reúne as instâncias brasileiras da BVS e integra fontes de informação em Saúde. Na BVS do Ministério da Saúde (BVS MS), que também integra a BVS Brasil, o usuário pode pesquisar dicas, datas importantes e legislação vigente, obter dados sobre políticas, programas e ações do ministério. Além disso, é possível aprender definições, siglas e termos utilizados na gestão federal do SUS, por meio do Projeto de Terminologia da Saúde.

As Estações BVS são resultado de cooperação entre o Ministério da Saúde e a Organização Pan-Americana da Saúde, por meio do Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde (BIREME/OPAS/OMS).

Para a Coordenadora-Geral de Documentação e Informação Substituta, Shirlei Gonçalves, a Estação BVS assume papel importante na difusão de informações em saúde. “O projeto Estação BVS, além de democratizar o acesso às fontes de informação em saúde, cada vez melhor organizadas para facilitar as pesquisas como áreas temáticas, promove, também, as políticas de inclusão digital e social”, afirma.

As instalações concluídas em 2009 fazem parte de um dos subprojetos que compõem o projeto BVS Brasil, 2008 – 2010, que ainda prevê Estações BVS para hospitais e escolas técnicas do SUS, conselhos regionais de psicologia e secretarias municipais.

Desde 2005, foram instaladas 69 Estações BVS em todos os estados, distribuídas nas capitais e em outras cidades. São 27 nas secretarias estaduais de saúde, 16 nas secretarias municipais, 11 em instituições que contam com recursos próprios, 6 em conselhos regionais de psicologia, cinco em hospitais do SUS e quatro em escolas técnicas do SUS.

Para receber uma Estação BVS, é preciso que a instituição se cadastre na Rede de Bibliotecas e Unidades de Informação Cooperantes da Saúde (BiblioSUS), que dissemina a produção literária da esfera federal do SUS. Há ainda alguns requisitos a serem cumpridos, como dispor de biblioteca ou espaço adequado para receber público interno e externo, oferecer profissional a ser capacitado para atender demandas da instituição e do público em geral, divulgar amplamente o projeto, além de outros critérios.

Verônica Abdala, gerente de Serviços Cooperativos de Informação da BIREME, comenta que os alunos em geral participam e expressam interesse nos cursos realizados durante as inaugurações. Uma dessas situações, aconteceu na Estação BVS Fortaleza instalada no Hospital do Câncer do Ceará em agosto de 2009. "Todos se manifestaram positivamente, ressaltando que o curso foi muito útil. Muitos dos recursos apresentados não eram do conhecimento da maioria. Todos os exercícios e exemplos foram dados pelos próprios alunos, representando a real necessidade da atenção clínica e da área de atuação deles no Hospital. Foi uma atividade muito interativa, além de prática", coment

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.