O Boletim n. 64 do Conselho Federal de Educação Física apresenta a matéria "Alongar ou não, eis a questão". Pelo que é evidenciado através de pesquisas na área das Ciências do Esporte, não foram evidenciadas diferenciações entre atletas que realizavam ou não o  alongamento antes  e após a prática de alguma prática física. No entanto, não foram descartados os benefícios de se alongar antes e após a prática de atividade física. Percebe-se ainda, assim, a prevalência do velho dilema sobre o alongamento. Desta forma, convido aos colegas participantes dessa comunidade, que com suas respectivas bagagens de conhecimento cientifíco e experiencial adquiridos na área da Educação Física,  deem sua opinião a respeito da temática proposta.

Um grande abraço amigo a todos.

Comentários

Por Fabio Mendes Teófilo
em 10 de Março de 2011 às 19:59.

Acredito que o foco deva ser a otimização do tempo na aula de Educação Física. Aos que compartilham do conhecimento através de pesquisas realizadas pela ciência do esporte, como é o meu caso, entendo que uma vez que não se comprova o benefício, perde-se a aplicabilidade. O que se deve entender, é que, por exemplo, no ensino fundamento (2º Ciclo) e no ensino médio, já temos como possibilidade mostrar ao aluno em que situações e como o alongamento pode ser eficiente, de forma clara e objetiva (através por exemplo, da prescrição de exercícios de alongamento seriados com a finalidade de ganho ou manutenção da flexibilidade). A pergunta que fica neste caso é: se cientificamente já sabemos que alongamentos de 10 a 15 segundos não produzem efeitos na flexibilidade, que alongamentos não previnem lesões musculares, então com que finalidade os utilizamos? Aquecimento??? Não teriamos atividades específicas para este fim? Seria então o alongamento uma forma a mais de "matar tempo de aula"??

Por Thiago Luiz de Araujo
em 23 de Outubro de 2011 às 20:58.

Alongamento = exercícios ou posturas utilizados para treinar a flexibilidade (Achour Jr., 2002).

Quando pensamos em treinamento físico, pensamos em realizar o treinamento das capacidades físicas separadamente (em sessões distintas) para que não ocorra interferência de uma sobre a outra.

Observa-se que exercícios de alongamento são realizados no início e ao final das sessões de treinamento, com a intenção de preparar a musculatura para o esforço (aquecimento) e relaxar a musculatura após o esforço (relaxamento). Acredita-se com isso que tal prática além de preparar a musculatura para o esforço, diminuiria a ocorrência de lesões durante a atividade e também facilitaria a recuperação muscular após a atividade.

Thacker et al (2004) dizem não haver evidências científicas suficientes para afirmar ou discordar que uma rotina de alongamentos pré e pós exercício possa interferir nesse aspecto.

Herbert e Gabriel (2002) e Herbert e Noronha (2007), após duas revisões de literatura, concluíram que exercícios de alongamento são ineficientes para proteger ou diminuir a dor muscular pós exercícios.

Então, apesar dos prós e contras, praticar exercícios de alongamento antes e após alguma prática física não é proibido, mas deve ser realizada com cautela e com ressalvas sempre usando o bom senso e levando em consideração a atividade principal. 

 

Por Eduardo Rodrigues
em 6 de Novembro de 2011 às 16:53.

Sabemos que o tema: Alongamento (Flexibilidade) X Treinamento de Força (Hipertrofia), é um tema que sempre gera divergências no campo cientifico. Há vários estudiosos que comprovaram a ineficácia do alongamento antes do treinamento de força, porém Fleck et. al. (2005) mostrou que o treinamento de força junto com o treinamento de flexibilidade pode gerar uma melhora na flexibilidade comparado aos grupos controles (apenas treino de força ou apenas treino de flexibilidade).

O conhecimento das propriedade fisiológicas muscular é de extrema importância para o entendimento desta temática, uma vez que a banda I (filamentos finos) não possui interação com os filamentos grossos, será mínima ou quase nenhuma a geração de força. Logo se levarmos isso para o campo do treinamento de força observa-se o porquê do alongamento não ser recomendado antes do treino. Porém, quando a atividade exige maiores amplitudes de movimento, é recomendado o alongamento antes das execuções das tarefas.

Por Kaio Cesar Caldeira Soares
em 6 de Novembro de 2011 às 23:31.

Os exercícios de alongamento durante muito tempo foram considerados apenas um fator de higiene de vida. No entanto ao longo dos anos e dos conhecimentos, o seu interesse não deixou de aumentar (GEOFFROY, 2001) No meu ponto de vista a prática de exercícios de alongamento se encontra integrada na preparação física, mais como acontece em qualquer tipo de atividade devemos identificar os objetivos no qual pretendemos alcançar, e diferenciar as várias técnicas de alongamento (ativo dinâmico, passivo, balístico, etc), para alcançarmos às finalidades e efeitos produzidos por exercícios de alongamentos. Apesar de inúmeras controversas há de reconhecermos o papel determinante do alongamento no ganho de amplitude articular e na obtenção de certo bem-estar corporal principalmente quando se trabalha com populações idosas.

 

Por Luciano Mauricio Figueiredo
em 15 de Abril de 2012 às 22:11.

O alongamento,ao que se vê,é um tema que gera discordâncias e discussões, seja entre os estudiosos do assunto ou entre os praticantes de alguma atividade física.Para a maioria dos praticantes fica o aprendizado já de algum tempo de se alongar antes do exercício com o intuito de se “evitar alguma lesão”,o que sabemos que não é eficaz.

No entanto,independente dos dados obtidos em pesquisas,observa-se um melhor rendimento,pelo menos no que se refere à flexibilidade e amplitude de movimento no decorrer do exercício.Enfim,alongando-se ou não,o que é certo é que o aquecimento é imprescindível,principalmente se após dele vier exercícios com alto teor aeróbio.

Por Edison Yamazaki
em 16 de Abril de 2012 às 03:00.

O alongamento deve utilizado de maneira natural, da mesma maneira que um gato se espreguiça antes começar a andar. A boa sensação que causa pode ter também bom efeito psicológico, e isso já é uma grande vantagem.

Para esportes que requerem amplitudo articular, o alongamento é imprescindível. Para os esportes que requerem muita força precisa ser utilizado com cautela. Para os idosos é muito importante. Resumindo: o alongamento não fará nenhum campeão, não melhorará a performance, não ajudará a trazer a medalha tanto esperada, mas proporcionará um bem estar que nos faz sentir "com o dever cumprido". Pelo aspecto psicológico é mais útil do que pelo físico propriamente dito.

Por Glauber César Cruz Custódio
em 16 de Abril de 2012 às 15:50.

Alongar ou não, eis a questão, este assunto é discutido entre os profissionais, pois não foi evidenciadas diferenças entre um indivíduo que alonga e um que não, após a prática de atividade física. Em minha opinião a finalidade do alongamento é aumentar a flexibilidade e a amplitude articular, ou seja, deixar o corpo mais flexível e os movimentos mais amplos, e não prevenir lesões que é mostrada por alguns profissionais. Portanto para esportes ou práticas que necessitam de flexibilidade articular o alongamento é muito importante, enfim ainda não se descarta nem se evidencia que o alongamento é essencial para a atividade física, apesar de inúmeras controvérsias em relação a este assunto.

Por Rebeca de Carvalho Camargo Rigon
em 18 de Abril de 2012 às 13:54.

Alguns profissionais diz que é necessário, já outros não.. Na minha opinião eu acho necessário, pois vamos treinar a flexibilidade.}
Não existe comprovação científica que com o alongamento o atleta não irá machucar.
"Publicado na revista do American College of Sports Medicine, um relatório liderado por Stephen Thacker, diretor do Centre for Disease Control and Prevention, em Atlanta (EUA), mostra que estudos sobre o assunto indicam que o aumento de flexibilidade não impede lesão. O mesmo estudo conclui quepoucos atletas precisam de flexibilidade extrema para melhorar a performance. E afirma que mais lesões seriam evitadas com aquecimento e musculação que com alongamentos."

"A importância de aquecer e fortalecer pouco se questiona, mas o uso do alongamento na prevenção de lesões é defendido por alguns técnicos brasileiros. "O acompanhamento diário de atletas mostra que pessoas mais alongadas estão menos propensas a lesões articulares e musculares", diz Wanderlei Oliveira, diretor da assessoria Run for Life, em São Paulo. "Muitos atletas iniciantes têm lesões porque têm musculatura encurtada e não fazem o movimento correto, o que seria evitado com exercícios diários de alongamento", diz Marcos Paulo Reis, diretor da assessoria MPR."

Por Marina Gurgel Simoes
em 9 de Maio de 2012 às 11:58.

Sabemos que a finalidade do alongamento é aumentar a flexibilidade e a amplitude articular, ou seja, deixar o corpo mais flexível e os movimentos, mais amplos. Uma musculatura alongada é menos sujeita a algumas lesões musculares, como contratura e distensão, e, em alguns casos, também previnem lesões de tendão, como as relacionadas a ligamentos ou tendinites. Por essas razões e em minha opinião, o alongamento é importante, sim. O que acontece é que ele não precisa ser feito imediatamente antes ou depois do exercício, como muitos dizem.

Por Fabio Mendes Teófilo
em 9 de Maio de 2012 às 16:45.

Creio que temos que cuidar muito com o discurso sobre flexibilidade e alongamento, até mesmo em função dos mitos e verdades correntes em torno do tema. Flexibilidade não significa de forma alguma menor risco de lesões musculares ou tendineas, se assim o fosse, como explicariamos as lesões ocorridas em ginastas??? Eu concordo com a Marina Gurgel Simões quando dizemos que alongar é importante sim, mas para a manutenção da flexibilidade, o que acredito que deva ser ensinado ao aluno sempre.

Por Edison Yamazaki
em 9 de Maio de 2012 às 18:18.

É, pelo jeito, ainda há muito o que analisar. Mas dá perceber que que todos concordam que alongar não evita lesão, apenas aumenta a amplitude articular. Por isso, o jeito é fortalecer a musculatura e utilizar o bom senso.

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.