Cevnautas, a Educação Física acompanha a classificação das Universidades? Temos uma classificação? Laercio

Márcia Aparecida Figueiredo marciaead@baraodemaua.br por  listas.unicamp.br     
08:58 (5 horas atrás) para ead-l 03/09/2012
Federais e USP lideram o 1º ranking universitário

Este caderno traz o primeiro ranking de universidades brasileiras, uma iniciativa de avaliação sistemática do ensino superior no país.

Ao longo de oito meses, a Folha levantou dados de publicações acadêmicas e, com o Datafolha, ouviu centenas de cientistas e profissionais de Recursos Humanos para compor o RUF (Ranking Universitário Folha).

Nele estão representadas 191 universidades -que operam com pesquisa, ensino e extensão- mais 41 centros universitários ou faculdades, dedicados sobretudo ao ensino e onde há pouca pesquisa.
    Eduardo Knapp/Folhapress     

As 10 melhores universidades

1º     USP        SP
2º     UFMG     MG
3º     UFRJ      RJ
4º     UFRGS     RS
5º     Unicamp     SP
6º     Unesp     SP
7º     UFPR     PR
8º     UnB       DF
9º     UFSC     SC
10º   UFPE     PE

Ranking completo

http://ruf.folha.uol.com.br/rankings/rankingdeuniversidades/

Montagem com cadeiras feita no prédio da Faculdade de Economia e Administração da USP (Universidade de São Paulo)

A USP figura em primeiro lugar, seguida pelas federais de Minas (UFMG) e do Rio (UFRJ). Entre as instituições não universitárias destacou-se a ESPM, com a melhor formação em publicidade, único curso que a USP não lidera, considerando-se os 20 maiores do país.

Até então, o Brasil dependia de classificações globais ou, no máximo, continentais, que citam poucas instituições brasileiras e desconsideram características nacionais.

A metodologia geral do RUF foi criada pelo grupo liderado pelo cienciometrista (ciência que estuda a produção científica) da USP Rogério Meneghini, em conjunto com a Redação da Folha.

DESTAQUES

Dos quatro aspectos analisados na lista geral do RUF (pesquisa, ensino, reputação no mercado de trabalho e inovação), a USP apenas não é primeira colocada em termos de inovação, indicador que a Unicamp lidera.

Outro resultado que chama a atenção é a boa avaliação das escolas privadas pelas empresas. Entre as 15 instituições mais citadas como melhores por profissionais responsáveis por contratação, seis são pagas. Os cientistas têm visão diferente: só citaram uma particular, a PUC-Rio, entre as melhores.

Entre as dez primeiras universidades na lista geral, cinco estão no Sudeste; três no Sul, uma no Centro-Oeste e uma no Nordeste. A melhor universidade do Norte, a federal do Pará, aparece na 24ª colocação do ranking.

Informações como essas são importantes para orientar políticas públicas, alunos, professores e empregadores, pois mostram as instituições de destaque no país e as que estão com defasagem.

Países como EUA, China, Alemanha, Bulgária, Cazaquistão e Vietnã já fazem rankings nacionais.

O Ministério da Educação brasileiro faz uma avaliação de instituições, chamada de IGC (Índice Geral de Cursos).

A metodologia, porém, não prevê um ranking de instituições de ensino superior, apenas as classifica em grupos. O levantamento do governo considera a nota dos estudantes em uma prova (o Enade); a proporção de docentes com doutorado e as notas dos programas de pós-graduação.

Não havia, até agora, um indicador que abrangesse a visão do mercado de trabalho e a produção científica das instituições.

Fonte: http://ruf.folha.uol.com.br/noticias/1145119-federais-e-usp-lideram-o-1-ranking-universitario.shtml

Att.
Prof. Me. Márcia Figueiredo
Coordenadora de Educação a Distância
Centro Universitário Barão de Mauá
F: (16) 3603-6670
Ribeirão Preto/SP
marciaead@baraodemaua.br

Ligar Enviar SMS Adicionar ao Skype Você vai precisar de Créditos do SkypeGrátis pelo Skype

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.