Cevnautas, essa msg da Universia é intrigante porque nos remete aos anos 1970, em que a turma argumentava que era bom fazer educação física porque melhorava a nota dos alunos em matemática ou português. Ontem, na DesconferenCEV - todas as quarta-feiras, das 20:30 às 21:30 (hora de Brasília) no hangout do Google - conversamos a primeira parte sobre o movimento no CEV, e a segunta foi praticamente o registro do desânimo de todos com o estado moribundo(ixi!) e de unutilidade da Educação Física na escola. Quem sabe se, como últimas pedras, ainda precisamos arremessar essas antigas. Laercio

PS: Por que será que a turma não gosta de diferenciar "em vez de" (no lugar de) de "ao invés de" (ao contrário de)?

4 dicas para aumentar as notas dos alunos com atividades físicas
11/07/2012

Diversos estudos comprovam que a prática de exercícios pode aumentar o desempenho acadêmico. Confira 4 dicas para aumentar as notas do alunos com atividades físicas

Ao invés de utilizar o formato tradicional de disposição de cadeira, coloque seus alunos para se movimentar ao redor de uma roda durante um debate sobre determinado assunto

Um dos estereótipos mais comuns entre as pessoas é a ideia de que os alunos inteligentes são inimigos dos esportes. Imaginamos os “gênios” das salas de aulas sentados durante horas em uma escrivaninha lotada de livros e enciclopédias, muito longe de qualquer bola ou quadra de esportes. Porém, para a surpresa de muitos, diversas pesquisas têm mostrado exatamente o contrário.
 
» Como exercícios físicos podem deixar você mais inteligente
» Praticar exercício físico aumenta o Q.I
» Como estudar em grupo pode aumentar suas notas
 
Os resultados da pesquisa Gateshead Millennium Study (GMS), feita em longo prazo com mais de mil crianças e suas famílias desde 1999, mostrou que crianças com idades entre 8 e 10 anos passam mais de 80% de seu tempo com comportamentos sedentários e isso está afetando negativamente seu sucesso acadêmico. Outro estudo, realizado por pesquisadores alemães, mostrou que altos níveis de atividade física possuem um relacionamento altamente positivo com os níveis de desempenho escolar.

Os relatórios científicos oferecem diversas razões para essa relação, entre elas, o fato de que, quando os indivíduos se exercitam os fluxos de sangue e oxigênio no sangue aumentam, o que influencia de maneira positiva as funcionalidades do cérebro, como a capacidade cognitiva e de memória.

Para ajudar seus alunos a se exercitarem e aproveitarem os benefícios que isso traz tanto para a saúde quanto para as notas, confira quatro dicas:
 
Como aumentar as notas dos alunos com atividades físicas: 1. Aulas externas

Se possível, você pode fazer aulas externas com seus alunos. Mais do que passeios, esse tipo de aula permite que eles entrem em contato direto com aquilo que é transmitido em sala de aula. Em aulas de história e biologia, por exemplo, é possível levar os estudantes para museus, zoológicos e parques botânicos.

 Como aumentar as notas dos alunos com atividades físicas: 2. Encenações
Esse tipo de atividade pode ser realizado em praticamente todas as áreas de estudo. Quando apresentar novos conceitos, você pode pedir que os alunos montem pequenas peças de teatro, musicais ou outros tipos de performance e encenações sobre os conteúdos teóricos.
 
Como aumentar as notas dos alunos com atividades físicas: 3. Troque cadeiras por bolas
Durante horários específicos você pode trocar as cadeiras utilizadas em laboratórios de informática ou em sala de aula por bolas de ginástica. Esse tipo de atividade vai desafiar os alunos com capacidade de equilíbrio e concentração.

Como aumentar as notas dos alunos com atividades físicas: 4. Aula em roda
Ao invés de utilizar o formato tradicional de disposição de cadeira, coloque seus alunos para se movimentar ao redor de uma roda durante um debate sobre determinado assunto. A partir disso você pode usar a criatividade e organizar diferentes atividades que promovam o engajamento e movimentação física ao mesmo tempo em que os alunos aprendem.

Fonte: Universia Brasil
http://noticias.universia.com.br/destaque/noticia/2012/07/11/949776/4-dicas-aumentar-as-notas-dos-alunos-com-atividades-fisicas.html

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.