Caros colegas professores de Educação Física.   Hoje não posso dar boa noite porque ela não é nada boa.    Todos já sabem que o nosso competentíssimo ministro da educação, juntamente com o nosso digníssimo presidente do Brasil, anunciaram hoje a retirada da Educação Física, de Artes, de Sociologia e de Filosofia como disciplinas obrigatórias no Ensino Médio.   Além disso, nossos grandes especialistas flexibilizaram a contratação de professores para não precisar realizar concurso e não formularam nenhum tipo de posicionamento sobre a realidade do trabalho docente no Brasil.   Após 10 anos de militância por uma Educação Física escolar crítica e por uma educação de qualidade, acabo de tomar uma facada nas costas, principalmente porque entendo que em uma sociedade democrática as propostas deveriam ser discutidas e não realizadas por um medida provisória.   Me doeu mais ainda receber essa notícia no grupo de estudos que frequento, enquanto os integrantes desse grupo estavam discutindo os avanços da Educação Física escolar no Brasil.   Minha indignação hoje não será raivosa, como já fiz muitas vezes, perdendo a amizade de colegas inclusive, mas sim com profunda tristeza.    Finalizo esse texto dizendo que prefiro perder de cabeça erguida do que ganhar roubando. Nesse sentido, não concordo com os discursos que já estão sendo veiculados nos nossos órgãos de classe e pela mídia (como combateremos a obesidade? como formaremos atletas? como aumentaremos o nível de aptidão física da população?). Após todos esses anos de debates e discussões, me entristece profundamente esses posicionamentos acríticos e que não ajudam a sociedade a reconhecer a importância da Educação Física na escola como formadora de pensamento crítico sobre as manifestações da cultura corporal de movimento.   Espero encontrar nos colegas forças para continuar lutando.    Abraços para todos.   Daniel Maldonado

Comentários

Por Laercio Elias Pereira
em 23 de Setembro de 2016 às 13:51.

Opa, Leandro, Cevnautas,

A minha esperança tem sido acalentada pelo trabalho do Prof José Pacheco. Ele retoma uma luta de educadores brasileiros de mais de meio século. Aliando a experiência bem sucedida da Escola da Ponte com o Projeto Âncora..

https://www.youtube.com/watch?v=a5Ua7Xq9I6Y

Estou também me reunindo com oscompanheiros antigos: professores e estudantes do Vocacional:

http://cev.org.br/biblioteca/vocacional-o-choque-de-uma-escola-libertaria/

A luta continua.

Laércio

 

 

 

 

 

Por Leandro Campos Lemes
em 23 de Setembro de 2016 às 08:24.

Bom dia

Parece que voltaram atrás. 

http://portal.mec.gov.br/component/content/article?id=39581

Por Laercio Elias Pereira
em 23 de Setembro de 2016 às 10:13.

Opa, Leandro,

Nem foram. Erro bisonho:

"Após divulgar versão errada de MP, MEC afirma que artes, educação física, filosofia e sociologia seguem obrigatórias no Ensino Médio"

Laercio

Por Leandro Campos Lemes
em 23 de Setembro de 2016 às 12:52.

Olá Laércio

Verdade nem foram e ja voltaram. Querem cuidar da Educação, mas nem escolas com boas estruturas para nenhum componente temos.

Por Jorge Dorfman Knijnik
em 23 de Setembro de 2016 às 22:53.

#foraTemer


Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.