Cevnautas,
Nós, os antigos, temos saudade do tempo em que a Educação Física e o Esportes estavam no Ministério da Educação. Não pelos recursos financeiros, que sempre foram minguados, mas porque o Ministério da Educação preza a Ciência & Tecnologia e tem o INEP. Quando foi criado o Ministério Extraordinario (depois ordinário) do Esporte abriram uma salinha com alguns livros e foi o que o esporte passou a ter, em vez do Centro de Documentação do INEP.

Agora, com o PCdoB dando traulitada no PT com a proposta de esvaziar a Secretaria do Desenvolvimento do Esporte e do Lazer SNDEL, não sabemos se vai sobrar ainda alguma coisa, já que Ciência e Tecnologia estava na SNDEL, que o PCdoB está canibalizando. Colo abaixo uma msg que circulou na Rede CEDES e a nota do Blog do José Cruz.

de    Rede CEDES <redecedes.me@gmail.com>
para    rede-cedes@googlegroups.com
data    6 de abril de 2011 15:46
assunto    [Rede CEDES] Mensagem a todos colaboradores da Rede CEDES
...
Caros participantes da Rede CEDES, boa tarde!

Espero que 2011 tenha iniciado com muita paz e saúde para todos.

Aqui no Ministério do Esporte, neste inicio de governo Dilma, estamos passando por mudanças, naturais no período de transição.

A Secretaria Nacional de Desenvolvimento de Esporte e de Lazer – SNDEL também vem sofrendo algumas alterações, principalmente no Departamento de Ciência e Tecnologia – DCTEC, órgão responsável pelas ações da Rede CEDES. Lamentamos a saída da Diretora Leila Mirtes Pinto, da Coordenadora Patrícia Zingoni e também da Mariana, responsável pela comunicação da Rede. Até a presente data, as pessoas encaminhadas para substituí-las não foram nomeadas, o que tem ocasionado esta falta temporária de comunicação entre nós. Como pensava ser esta uma situação provisória, aguardei que as coisas se resolvessem. Entretanto, como já se passaram três (3) meses, informo que o Professor Cleyton – funcionário efetivo do quadro do Ministério do Esporte ficará responsável pela Lista da Rede CEDES e assim que tivermos mais informações, estas serão repassadas a vocês.

Um bom ano para todos!

Fraternalmente,

Rejane Penna Rodrigues
Secretária Nacional de Desenvolvimento de Esporte de Lazer
Ministério do Esporte
..............................................
Do Blog do José Cruz
Derrotado nas urnas, Wadson Ribeiro recupera espaço no Ministério do Esporte


      Depois de três meses de espera, Wadson Nathaniel Ribeiro foi nomeado pelo pela chefia da Casa Civil da Presidência da República para ser o titular da Secretaria Nacional de Esporte Educacional, do Ministério do Esporte.

Já não havia mais esperanças, e nos corredores ministeriais até se comentava que a nomeação não saia porque a permanência de Orlando Silva na pasta era uma incógnita.

Quem é?

Wadson é do grupo de ex-presidentes da UNE que assessoram o ministro Orlando Silva, dando à pasta perfil diferente do que havia sido idealizado pelo PCdoB e criando um conflito dentro do próprio partido, apesar dos desmentidos, claro.

Ex-estudante do curso de medicina, Wadson foi secretário-executivo do Ministério do Esporte – o de maior importância, depois do ministro. Foi nesse cargo que ele assinou convênio com a Federação Paulista de Xadrez, para liberar mais de R$ 5 milhões ao conturbado projeto Segundo Tempo de Americana (veja matéria abaixo).

Em abril de 2010, Wadson se afastou para concorrer a deputado federal, por Minas Gerais.

Apesar de Juiz de Fora, sua base eleitoral, ter sido turbinada com R$ 4 milhões em vários projetos do Ministério do Esporte, Wadson não se elegeu.

Com 54.494 votos, ficou na 14ª suplência. Pelo “sacrifício” foi contemplado com o retorno ao Ministério.

Missão

       A pedido de Orlando Silva, a nova missão de Wadson será unificar a secretaria de Esporte Educacional com a de Esporte e Lazer, criando a Secretaria de Esporte Educacional, Lazer e Inclusão.      Assim, sob o comando de Wadson ficarão o controle e distribuição dos recursos dos principais projetos do Ministério, os de abrangência comunitária, inclusive. Essa estratégia facilitará o desempenho político do órgão nas eleições municipais do ano que vem.

Expectativas

       A expectativa para essa mudança é sobre os rumos da turma do PT, que ocupa a secretaria de Esporte e Lazer desde a criação do Ministério do Esporte, em 2003. A atual titular, Rejane Penna Rodrigues, foi vereadora pelo PT, em Porto Alegre e, depois, secretária de Esportes da capital gaúcha.     

Porém, com a fusão das duas secretarias, Orlando Silva quer desalojar o último reduto petista no ministério, deixando-o um órgão exclusivamente do PCdoB.

A estratégia para ter comando total da pasta deverá agravar as relações político-institucionais do ministro baiano com o Palácio do Planalto.

Porque, na prática, é o troco do PCdoB às decisões do governo federal, pois o partido trabalhou muito para tentar ganhar secretarias em outros ministérios, como o da Cultura. Em vão.  Em resposta, prepara a reação para tirar os petistas do Esporte.

A briga promete, e é nesse ambiente que por lá se trabalha para a Copa 2014 e Olimpíadas 2016.

Agora vai.

Por José da Cruz às 09h59

Comentários

Por Laercio Elias Pereira
em 8 de Abril de 2011 às 20:43.

Dr. Afonso, Pessoal,

  A SEED MEC foi bastante ativa mesmo depois do ciclo dos coronéis, a partir de 1985, com o Secretário Bruno Silveira, na chamada Nova República. Falta informação do que tem sido feito no MInistério da Educação em Educação Física desde que o Esporte saiu do MEC. No INEP tem muito documento e publicações até esse momento. Certamente tem gente dedicada a isto. Vamos recuperar? Laercio

Por Afonso Nina
em 7 de Abril de 2011 às 15:05.

Há que se perguntar;qual a foi a grande contribuição que a criação do Ministério do Esporte trouxe para o desenvolvimento do campo da educação física? Seria crime de lesa democracia um sentimento de nostalgia pelo tempo dos coronéis da SEED/MEC?


Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.