Cevnautas, segundo a resposta do Coordenador do 4ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação,  Luiz Davidovich um dos pontos é o salário dos professores. Já pensou o salário de professor maior do que os médicos de 8 mil do Programa Saúde da Família?

Então podemos dizer que o país não tem cultura científica?

Falta uma cultura científica no Brasil, realmente. E a melhor maneira de construir essa cultura é cuidando das crianças, desde o início. Fala-se muito da Coreia do Sul, de como tem progredido, que o país estava atrás do Brasil e agora está à frente, mas talvez poucos saibam que na Coreia existem cinco universidades nacionais de educação que formam professores para o ensino fundamental. Elas têm um vestibular extremamente disputado e recrutam seus estudantes entre os 5% melhores estudantes do secundário. Esses vão ser professores no ensino fundamental. O número de vagas abertas nelas corresponde ao planejamento para o número de professores necessários para quatro ou cinco anos depois, por isso quem consegue entrar nessas universidades tem emprego praticamente garantido e também a garantia de alto salário. O salário inicial de professores de ensino fundamental lá é, em média, maior do que os salários iniciais de outras profissões graduadas. Isso é essencial, pois consegue-se assim atrair os melhores estudantes, e estes vão ser bons professores.

Leia a entrevista completa na página da SBPC-AL: http://www.sbpc.al.org.br/noticias/precisamos-aumentar-os-campos-de-futebol-da-ciencia-no-brasil/view

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.