O Estádio Nacional de Brasília, o Mané Garrincha que custou aos cofres públicos mais 2 bilhões de reais ainda não tem suas obras terminadas, ficando mais caro que todo o time disponibilizado para o técnico Luis Felipe Scolari. Segundo a Controladoria Geral da União estas obras sequer foram licitadas, o que gera a preocupação da viabilidade do término até a copa do mundo de 2014, além da possibilidade de gerar mais gastos para os cofres públicos. Depois de varias discussões a cerca de orçamentos e estudos que viabilizavam um projeto mais econômico não foi muito sugestivo, este investimento exacerbado foi desaconselhado pelo ministério público-DF, pelo tribunal de contas-DF e especialmente pelo governo federal, o BNDES disse não ao pedido de financiamento. Contra todos os fatos e a favor da ambição de receber a abertura da Copa do Mundo de 2014 o governo do Distrito Federal fez por onde custear as obras. Sendo assim na abertura da copa das confederações o Estádio Nacional mostrou mundialmente que o Brasil possui um dos melhores e mais modernos estádios, se igualando a países de primeiro mundo durante o duelo entra Brasil e Japão. Contudo quando falamos de saúde, educação o país ainda é considerado de terceiro mundo. Sendo assim: O que é feito do dinheiro publico em relação a licitações fraudulentas ou a sua própria inexistência? Como fica o desvio de dinheiro que poderia esta sendo utilizado para um bem maior como saúde, educação, transporte de qualidade? Ate a onde essa ambição de receber a abertura da copa do mundo afetara os cofres públicos, sendo que estes gastos exorbitantes nunca foram uma possibilidade para a melhoria da infra-estrutura de hospitais, investimentos na educação, no transporte público?   Celina Fonseca e Ruana Batista 

Comentários

Por Cláudia Maria Pereira dos Santos
em 8 de Julho de 2013 às 20:20.

O sentimento é de indignação diante de tanta incompetência administrativa. Aonde foi parar o planejamento dessas obras? É inadmissível começar obras gigantescas como essas sem que haja uma previsão de gastos aprovada e constantemente fiscalizada. É triste pensar que a grande maioria da população brasileira vai pagar caro demais, sem sequer, nem ao menos “pisar” nesses estádios que estão sendo construídos pelo Brasil afora. 

Por Edison Yamazaki
em 9 de Julho de 2013 às 11:20.

Celina,

Primeiramente, uma foto.

Juro que entendo a sua indignação, mas ela veio no momento errado. Agora que os estádios estão praticamente de pé, não adianta ficar reclamando. Onde estavam os brasileiros com as suas famosas manifestações quando a FIFA escolheu o Brasil? Por que somente agora é que aparecem esporadicamente algumas reclamações?

Será que ninguém sabia que as obras seriam superfaturadas. Será que ninguém sabia que antes de ver a bola rolando, o país precisava investir no esporte e educação de base? Ninguém alertou ninguém? E os letrados? Os estudados? Os doutores e mestres disso e daquilo? Onde estavam todos?

Espere... ainda vem mais por aí. Na Copa das Confederações a nota mais baixa foi para o transporte até os estádios. Daqui a pouco surgirão auto-pistas expressas, aeroportos com teto solar, etc.

 

Por Alan Jaques Martins
em 9 de Julho de 2013 às 14:08.

Sabemos que o povo está indgnado mesmo , e nao os julgo, pois não estão errado , pelo contrário, estão certos. É Muito Gasto em estádios faltando Melhoria e investimentos em Saúde Pública , Transporte etc .. E Mais , direto vemos fotos da situação dos Brasileiros, isso a Mídia nao mostra. Tudo bem que o povo "acordou" tarde , Mas na minha opinião nunca é tarde pra revindicar o que Queremos. Só não podemos deixar pra "acordar" toda vez que houver um megaevento , Se não num há País que aguente.

Por Afonso Nina
em 11 de Julho de 2013 às 19:03.

Porque que toda vez que são empreendidas ações que importam em altos investimentos no esporte criam-se argumentos de flaXflu opondo  esportexsaude pública,esportexeducação;esportextransporte público etc? Será que além de bons hospitais também não merecemos bons estádios,vilas olímpicas,centros de treinamento etc. todos bem dotados com modernos equipamentos,  com profissionais capacitados e bem remunerados,programas de apoio aos atletas etc.Condenar os mega eventos e os investimentos  e gastos que vem junto com eles é como a velha piada do marido traído que manda tirar o sofá da sala. A educação física e o esporte no   Brasil estão consolidados a cerca de 100 anos e jamais mereceram a atenção devida.O México já sediou 2 copas do mundo de futebol e uma olimpiada, nossa vizinha Argentina teve seu evento e seus atuais problemas econômicos não derivam da realização da copa.Seriam tolos os organizadores das olimpiadas de Barcelona e Londres que aproveitaram seus eventos para modernizar suas cidades?Porque tomar como referencia apenas a falida Atenas? Culpam-se os eventos quando o que se deveria investigar é a estrutura política que os gerencia.Porque tanta subserviencia à FIFA  e ao COI?A sexta economia do mundo não tem politicos soberanos e à altura dos enviados internacionais? O povo, no qual me incluo,não está contra a copa ou as olimpiadas ainda dá tempo de redirecionar as ações para retirar desses eventos um legado de alta significância.

 

Por Ruana Caroline Ramos Batista
em 12 de Julho de 2013 às 20:51.

O país necessita realmente de uma infra estrutura quando se diz respeito ao esporte,concordo plenamente .Contudo se é possìvel construi grandes estàdios,vilas olìmpicas,centros de treinamentos,etc.É possìvel investir também em hospitais,educação,segurança,transporte é por isso que a população está indignada.Essa infraestrutura esportiva muitas vezes mascara a verdadeira situação do paìs para quem está de fora.Temos sim estádios de primeiro mundo,mas e hospitais e escolas?o povo tem sim que lutar por melhorias em todas as áreas,a balança tem que pesar para os dois lados,os investimentos tem que ser homogênio.

Por Edison Yamazaki
em 13 de Julho de 2013 às 04:55.

Afonso, você está certíssimo.

Ruana, você também está certíssima. (não esqueça da foto).

Atrair grandes eventos esportivos é bacana. Ter saúde, educação, saneamento básico, também é.

O que o Brasil precisa mais nesse momento? O que o Brasil precisa melhorar para os próximos dez anos?

O governo achou que os eventos esportivos são mais importantes para o país. E é o povo que elegem seus governantes.

Não temos nada para reclamar.

Por Sydonio Martins Peixoto Neto
em 19 de Julho de 2013 às 13:10.

Acho um absurdo gasta tanto dinheiro em estádios de futebol, na verdade acho um absurdo da tanto valor ao futebol e tanto investimento em um pais que existem vários atletas bons de outros tipos de modalidades e que são poucos ou nada reconhecidos, mas voltando ao assunto dos estádios, esses estádios poderiam depois da copa serem usados como centro de treinamento de varias outras modalidades alem do futebol, mas o pior e que o governo não pensa em torna o Brasil em uma potência mundial nos esportes e sim uma potência mundial apenas no futebol e na corrupção, superfaturamentos, desigualdades sociais e outras safadezas.

 

Por Angélica Barbosa
em 16 de Julho de 2013 às 11:35.

Nesse momento em que o Brasil irá cediar grandes eventos esportivos, e os gastos que se tem tido para realização dos mesmos é muito grande, aparecem também manifestações no que se faz mais carente no país, saúde, educação, saneamento básico.... mas esses não são problemas de agora, são problemas que vem de anos, então não adianta "culpar" agora e falar que o dinheiro que está sendo gasto para as construções dos estádio deveria estar indo para saúde, educação entre outros... Tem como  concilar para tudo, se o governo planejar e colocar em prática!!! E também não adianta manisfestar e depois chegar nas eleições e cometer os mesos erros....

Por Ciro Ferreira Pieroti
em 19 de Julho de 2013 às 15:07.

É uma baita falta de vergonha com o povo brasileiro. Em tempos onde a atenção dos governantes deveria ser dirigida para outras áreas como educação, saúde pública, saneamento básico, transporte entre outras, tudo o que se tem falado ultimamente é sobre estádios, obras atrasadas para a copa e tudo mais. Mostrar que o Brasil tem condições de sediar a copa com mega estádios a mídia mostra, mas a verdadeira realidade do povo brasileiro não. O povo não precisa de mais estádios...

Por Celina Maria Fonseca
em 19 de Julho de 2013 às 22:24.

O meu levantamento não é contra o evento e as ações empreendidas nos investimento que englobam o esporte, e sim na “falta de licitações” ou ate mesmo licitações fraudulenta que vem ocorrendo em prol da construção dos estádios com gastos exorbitantes. E concordo que o problema não é de agora, que é um problema antigo mais não é por ser um problema antigo que devemos fechar os olhos e deixar de lutar por uma causa que acreditamos que valha a pena, concordo com todas as manifestações e protestos que estão acontecendo no momento, pois esta sendo uma forma de ação coletiva em favor de uma causa, e infelizmente nas próximas eleições serão os mesmos candidatos corruptos onde a população mais uma vez vai ficar sem uma opção digna de voto, porque sabemos que quem elege estes candidatos é a grande massa que muitas vezes é manipulada pela mídia.     

 

Por Edison Yamazaki
em 20 de Julho de 2013 às 00:14.

Por favor, não reclamem da Copa e nem das Olimpíadas serem realizadas no Brasil. Não reclamem da falta investimento em outras áreas importantes como saúde, educação, etc.

Repito... não ví manifestação nenhuma quando o governo venceu a concorrência para sediar os eventos, e todos sabiam que seriam necessários construir estádios e toda infraestrutura para os jogos. Sabiam também que o país e o governo são corruptos e que muito dinheiro seria desviado para o bolso dos políticos.

Pela TV ví muita gritaria na praia de Copacabana celebrando os jogos. E as manifestações, onde andavam?

O brasileiro acorda tarde para as coisas, tem memória curta e depois ficam reclamando de que são roubados.

Parem de reclamar e vamos trabalhar.

Por Roberto Affonso Pimentel
em 20 de Julho de 2013 às 07:49.

Prezado Edison e demais brasileiros (incluso, eu),

Reflitam um pouco e tenham calma e prudência nos dizeres. Precipitar-se em seus juízos pode gerar ofensas, além de revelar uma personalidade inquieta, que não medita nas coisas que diz. Como você (creio eu) é ainda brasileiro, deve ter memória curta também. Lembra-se do que disse o Pelé a respeito do povo que não sabe votar?

O juízo de qualquer cidadão residente ou não, está prejudicado pela mídia em qualquer país do mundo. Ler as notícias em jornais ou revistas, ouvir o noticiário pela telinha, tudo é devidamente manipulado pelos formadores de opinião. Se assim for entendido, cabe aos mais letrados absorverem os dados na origem e interpretá-los de forma científica, de modo que estejam conscientes e possam contribuir para o bem daqueles que não tiveram acesso ou não desenvolveram esse tipo de avaliação das circunstâncias que cercam o seu viver.

O movimento recente da juventude - "Vem para a Rua" - traz-nos esperanças de mudanças nesse sentido. Ele se opõe literalmente à danosa "Lei do Gerson", consagrada pela mídia como o desejo de levar vantagem em tudo. Tomara que nossos filhos permaneçam no País e contribuam para a sua construção em uma democracia próxima do ideal. Nunca será tarde demais agirmos com verdadeira consciência e ideais. Será que pais e mestres infundem tais valores em seus filhos e alunos no dia-a-dia? 

Psicólogos, sociólogos e historiadores competentes certamente podem contribuir em muito nos estudos e análises do momento por que passamos. Nunca a imprensa ou a telinha! Como disse, elas deturpam o conhecimento dos fatos a partir de análises tendenciosas, pouco consistentes e tempestivas. Um caso típico de precipitação, onde entram em choque a emoção e a avaliação (ou conscientização).

Cientistas políticos calcados em pesquisas psicológicas, descobriram que entre eleitores politicamente desinformados que assistem à muita televisão estão mais sujeitos a certas influências na votação do que outros também pobres de informação e que assistem menos televisão. Este é só um exemplo das variadas diferenças individuais, que não é a mesma para todo mundo.

"A combinação de um juízo (falso) mental combinado com a equiparação de intensidade explica o motivo por que formamos julgamentos intuitivos acerca de muitas coisas sobre as quais pouco sabemos". (Daniel Kahneman)

Por Jonathan Felix de Miranda
em 23 de Julho de 2013 às 09:38.

Visto a grande repercussão deste debate, ao analisar os fatos, infelizmente vimos o quanto acordamos tarde. Acostumados com pão e circo fomos criados a aceitar fatos tão relevantes para o nosso futuro que simplesmente tornaram banais. Mas ainda bem que acordamos, o novo estilo de ensino, proposto não somente pela educação física mas também nas demais áreas, agora estão surtindo efeito.

A mídia, órgão de controle de massa, já anda sofrendo críticas constantes da população. Acredito num futuro melhor para o nosso país, e só iremos mudar se mostrarmos a nossa indignação.

Obras superfaturadas constantes e a maioria ainda acredita que algo esta sendo feito, vamos mudar, vamos criticar sempre, ou você ainda prefere futebol do que uma melhor saúde, uma melhor igualdade de tratamento?

Por Luana das Graças Silva Martins
em 24 de Julho de 2013 às 14:40.

Nos brasileiros acordamos um pouco tarde sim para percebermos o quanto iria ser investido em esporte e com isso deixando de lado a saúde, educação, etc.

Mas vendo as manifestações que os brasileiros demostraram atualmente vimos que são manifestações bonitas não pelo fato de estarem investindo em estádios e futebol porque isto também faz parte das tradições brasileiras e que devem ser investidos dinheiros sim, mas não em uma quantidade tao grande que investiram. Investiram em estádios que depois que passar os jogos nem vão ser mais utilizados.E enquanto estão investindo em esportes o preço das passagens só aumentando cada dia mais. 

Por Daniel Sodré Vieira
em 24 de Julho de 2013 às 18:50.

Não vejo poblema em realizar um evento desse porte no Brasil não, o poblema que as coias são muito mal fiscalizadas em questão financeiramente, nao existindo licitações certas e sim fraudolentas para as obras, asim por issu acaba gastando muito mais do que previsto, hoje existe issu não so na copa do mundo, mas sim há muitos anos na Educação, Saúde, Esporte e etc, so que o povo nunca fez nada para acabar com issu so que agora as pessoas tão acordando quanto à issu por que e dinheiro nosso que está La onde tem tanta desigualdade em nosso país.

Por Edison Yamazaki
em 25 de Julho de 2013 às 11:12.

Celina, obrigado pela foto.

A questão que levantou está rendendo muito comentários. Uma pena que nada do que escrevermos fará efeito nesse momento. Acho importante reclamarmos quando as coisas passam de certos limites, mas as reclamações e manifestações precisam acontecer nos momentos certos e oportunos.

As manifestações durante a Copa das Confederações mostrou ao mundo um povo desavisado, um pouco irresponsável, que ainda pensa apenas em samba, cerveja e carnaval.

O que os brasileiros precisam aprender é votar certo. É o povo que elege os lulas, dilmas, collors, sarneys e malufs. Por isso, acho que não tem muito o que reclamar. Escrevi num comentário acima de que tudo isso veio tarde e que as manifestação deveriam ter acontecido antes do Brasil candidatar-se aos jogos. Agora é pagar a conta, sorrir e partir para outra.

Tudo já foi superfaturado, um bom dinheiro já entrou no bolso dos malandros e ninguém em como corrigir tudo isso.

Por isso, quem ainda é jovem, e portanto, com chances de vivenciar tudo isso novamente, não esqueçam de analisar as coisas antes de acontecerem.

No momento, é torcer para o Brasil realize os jogos de maneira brilhante mostrando ao mundo que está integrado à modernidade. Em relação aos roubos e gastos não há nada mais à fazer. Portanto, torçam e batam palmas.

Por Ruana Caroline Ramos Batista
em 28 de Julho de 2013 às 11:25.

Realmente o povo vai ter mais credibilidade quando exercer melhor seu diereito de voto,pesquisar antes de votar, ver as propostas, histórico do político, conduta,ficha , enfim carreira política para então assim poder cobrar .  Concordo com o Edison que os jovens tem que analisar as coisas antes que aconteçam, temos também que exigir nas urnas isso tudo que estamos cobrando hoje, e ainda repito se é possível investir em infraestrutura esportiva é sim possível investir em melhorias para o país, a união perfeita para o povo é o voto consciente mais a cobrança depois. 

 

Por Angélica Barbosa
em 6 de Agosto de 2013 às 10:04.

É certo que a copa no Brasil trará um número grande de benefícios, entre os principais é bom citar a visão que o mundo terá sobre o Brasil, partindo do pressuposto que iremos transmitir o que temos de melhor e mais bonito, bem como transpareceremos que aqui é um país onde as coisas realmente funcionam. Porem o emaranhado que consequências negativas que esse evento trará realmente nos faz questionar se vale a pena ou não trazer um evento desse na atual situação que o país se encontra. A criação de elefantes brancos, a priorização de investimentos para a copa deixando de lado algumas áreas importantes, outro fator que não se cita muito devido a ser da iniciativa privada é a construção de redes de hotelarias que bem provavelmente não serão bem aproveitadas após esse evento, sem contar que boa parte da população não se beneficia diretamente com um evento desse porte.

 


Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.