Cevnautas,

Se já estivesse funcionando o Mestrado Profissional em Educação Física Escolar a Distância que o Prof Adroaldo Gaya http://cev.org.br/qq/adroaldo-gaya/ anunciou no Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte http://cev.org.br/eventos/xviii-congresso-brasileiro-ciencias-esporte-v-conice , eu iria oferecer um REA (Recurso Educacional Aberto) que aproximasse os estudantes (quem tem aluno é a tia do prézinho, confere?) do mundo das publicações científicas. Claro, considerando o começo do século XXI, quando mais de 90% dos cientistas que a humanidade já produziu estão vivos e produzindo.

1. Prepararia todos para os dois encontros fundamentais que serão realizados em outubro de 2013 em São Paulo. Independentemente da época: se ainda não tivessem acontecido, leríamos os temas e trabalhos que já estariam no ar, ou a produção dos autores que vão apresentar trabalhos. Se fosse depois, bastaria a consulta.

http://cev.org.br/eventos/4-conferencia-luso-brasileira-sobre-acesso-aberto-confoa/

http://cev.org.br/eventos/scielo-15-anos

2, Para aquecimento utilizaria a entrevista no Roda-Viva do Prof. Robert Darlton, responsável pela digitalização dos 70 milhões de publicações da Biblioteca de Harvard com a criação da "Biblioteca Americana"

 "O livro está mais vivo do que nunca" http://cev.org.br/biblioteca/o-futuro-escrita-dos-livros-era-digital-robert-darnton-roda-viva-24-9-2012/

Como temos, em cursos de EAD, que "ajudar o estudante a aprender" (sim, Lauro de Oliveira Lima, 1960), seria interessante fatiar o vídeo do Roda Viva, em respeito aos tipos de inteligência e estilos de aprendizagem dos estudantes. Eu escolheria os 3 minutos ente os minutos 17 e 20 como o maior provocador. Também incluiria escolha, edição e publicação de trechos como parte das tarefas para a avaliação.

A avaliação, a partir dessa edição de vídeo e/ou alguma publicação e participação nos debates iria para o PORTFÓLIO do estudante, como convém a um bom curso que utiliza a Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL).

Ah! Esse cursinho pode ser feito por qualquer pessoa, independente de estar ou não no Mestrado da UFRGS. Vai depender do Professor, se for um curso institucionalizado. Afinal, professor, Mestre no século XXI tal qual na Idade Média, tem papel fundamental na EAD.

PS: Como o Prof. Darlton é também um historiador e os entrevistadores puxaram a veia de escritor do entrevistado http://en.wikipedia.org/wiki/Robert_Darnton , acredito que a turma da história e das escrituras também vão gostar o vídeo do Roda Viva.

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.