Pessoal, vai aqui uma explicação do Estadão sobre o curso da USP-LESTE, com entrvista com o diretor do curso e cevnauta Alex Florindo http://cev.org.br/qq/alex-florindo/ . laercio

Curso da USP capacita aluno para promover ações na área da saúde pública Ciências da atividade física
22 de julho de 2012 |

O coordenador do curso de ciências da atividade física da USP-Leste, Alex Florindo, conta que o bacharelado está enquadrado na área de educação física, mas que a grade curricular inclui várias disciplinas ligadas à saúde. "Nosso conteúdo oferece formação interdisciplinar no campo da promoção da saúde coletiva, o que não ocorre no bacharelado de educação física."

Florindo afirma que o objetivo do curso é capacitar o aluno para trabalhar com promoção e educação da atividade física, principalmente no Sistema Único de Saúde (SUS), além de desenvolver atividade adaptada para pessoas com deficiência.

Depois de formados, os profissionais também podem trabalhar nas mesmas áreas dos profissionais de educação física. "Eles também são treinados e orientados para negociar espaços em escolas e clubes instalados nos bairros, para que a população atendida pelo SUS possa praticar atividade física."

O estágio é obrigatório a partir do quinto semestre, num total de 480 horas. "O campo de atuação vai além dos tradicionais locais de trabalho. Eles são estimulados a desempenhar funções em unidades básicas de saúde, centros de atenção em saúde e em hospitais."

Foi justamente numa ação relacionada ao SUS que Ronailde Braga fez seu primeiro estágio. Em 2011, ela participou de dois estudos sobre intervenções para promover atividade física para usuários do sistema de saúde público, colhendo informações do impacto dessas iniciativas sobre a população. "Com esse estágio notei o quanto preciso aprender sobre gente para trabalhar com gente", diz.

Atualmente, Ronailde está no sexto semestre do curso da USP e faz estágio no Grupo de Estudos e Pesquisas em Epidemiologia da Atividade Física (Gepaf) da universidade, onde analisa os dados de sua pesquisa. "O grupo discute estudos sobre prevenção de doenças por meio da promoção da atividade física no campo da saúde pública."

Depois de formada, ela quer trabalhar nas unidades básicas de saúde (UBS). "Ao longo da pesquisa, percebi o quanto a população carece de informações acerca de atividade física e sobre outros fatores que influenciam a saúde." Para a estudante, o nível elevado de inatividade da população brasileira faz da profissão um grande desafio, já que, numa UBS, é preciso dar conta de milhares de pessoas. "Esse é o desafio que me proponho a encarar após formada."

salário inicial: R$ 3 mil
Duração: 4 anos

Disciplinas: Epidemiologia da atividade física e programa de atividade física para portador de doença metabólica, cardiorrespiratória e imunológica
FONTE: http://bit.ly/uspeleste

Comentários

Por Alexandre Moreira dos Santos
em 29 de Julho de 2012 às 21:29.

Boa Noite! , gostaria de conversar com o diretor do curso alex pois me interessou muito o assunto, mas não estou conseguindo nem se quer e-mail do mesmo....será que poderiam me ajudar?


Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.