Cevnautas, vamos ampliar a fileira das cobranças? Parece que a turma está falando muito e fazendo pouco(ou nada). Laércio

Deputados fogem da discussão sobre a prática de educação física na escola

 

José Cruz   Na sua penúltima reunião do ano, a Comissão de Turismo e Desporto da Câmara dos Deputados teve em pauta um dos mais importantes temas nesta preparação brasileira aos Jogos Olímpicos: a prática de educação física nas escolas.   Mas dos 21 deputados da Comissão apenas um, o paranaense João Arruda, PMDB, da Frente Parlamentar da Atividade Física para o Desenvolvimento Humano compareceu. E estava lá como presidente da Mesa.   Nem  o assíduo deputado Romário ficou no local. Passou pela sala, assinou o livro de presença e se mandou. O ex-presidente da Comissão de Turismo e Desporto, Afonso Hamm, fez o mesmo.   Computadores ligados e cadeiras vazias. As excelências  não compareceram para debater sobre educação física na escola   Pior   A reunião durou apenas uma hora, pois havia votação no plenário da Câmara. Pior para os convidados, especialistas que vieram a Brasília especialmente para discutir o tema, e as excelências ignoraram a valiosa contribuição.   Além dessa vergonhosa omissão, entristeceu saber que os ministérios do Esporte e da Educação “discutem o tema”, como informou André Arantes, representante do ministro Aldo Rebelo.   Em 2003, o então ministro do Esporte, Agnelo Queiroz, reuniu-se com Cristovam Buarque, da Educação, e decidiram:   “Vamos formar uma comissão para discutir sobre a prática educação física nas escolas”…   Há nove anos!!!!!  Dois governos!!! Três ministros do Esporte. Outro tanto da Educação…   E um ministério fica em frente ao outro. O da Educação é comandado pelo PT. O do Esporte pelo PCdoB.   Incompetência? Irresponsabilidade? Ambas?   Com o devido respeito ao André Arantes, ex-triatleta que honrou a categoria, profissional de educação física que conhece bem o assunto, mas isso que ele anunciou não dará em nada.   É perda de tempo, convesa para encher reunião esvaziada! O minisro Aldo Rebelo, repete os anteriores. Engana. Está preocupado com os estádios da Copa.   E o prejuízo fica na piora do rendimento escolar, na vergonhosa qualidade de ensino básico e no desperdício de oportunidades para a melhor formação de nossas crianças.   Memória   O presidente do Conselho Federal de Educação Física, Jorge Steinhilber, lembrou que “educação física na escola” foi exaustivamente debatido nas três conferências nacionais do esporte, a partir de discussões na base, nos municípios. Passou pelos estados e veio à plenária em Brasília.   Aqui, decidiram da rumos ao tema. Mas os Ministérios do Esporte e da Educação não estão nem aí para essas conferências. Elas servem para marketing, para mostrar que houve “discussão democrática”. Utopias da ilusão…   O atraso da educação no Brasil é evidente. A ausência da educação física no contexto da formação da intelectualidade dos jovens é tão real quanto as reuniões de mentirinha para resolver o assunto.   Mas somos um país olímpico.   Bah!   FONTE: http://josecruz.blogosfera.uol.com.br/2012/12/deputados-fogem-da-discussao-sobre-a-pratica-de-educacao-fisica-na-escola/  

Comentários

Por András Vörös
em 15 de Dezembro de 2012 às 09:41.

A LDB ficou adormecida no Congresso por 20 anos!!!

O que são 9 anos ?

Por Edison Yamazaki
em 17 de Dezembro de 2012 às 00:00.

Deputados são políticos, e políticos vocês sabem... Collor, Maluf, Lula, Dirceu, etc.

Precisa dizer mais alguma coisa?

Por Roberto Affonso Pimentel
em 17 de Dezembro de 2012 às 10:50.

Para onde vamos?

Sabemos que os deputados e demais congressistas são eleitos pelo povo. Graças a Deus temos uma democracia que, bem ou mal, nos permite a liberdade de escolher nossos legisladores. Sabemos também que temos culpa quando escolhemos mal o político que elegemos para nos representar. Quase sempre fazêmo-lo por ignorância, desleixo, conveniência, amizade, simpatia, partido etc. Não somos pobres enganados e de nada adianta bater na mesma tecla. O que podemos fazer para melhorar? Temos problemas na Educação? Quem são os principais agentes: diretores, professores, pais, alunos? 

Por exemplo, formatei um projeto - "Contributo ao desenvolvimento do voleibol" - e disponibilizo textos gratuitamente em www.procrie.com.br/. Há algum tempo escrevi para dois senadores, estive na ante sala do Ministro dos Esportes (Pelé) e Indesp; recentemente, arrisquei uma vez mais com o deputado Romário e Forças Armadas. Nada! Que devo fazer então? Lastimar e reclamar?

Como não é do meu feitio, resolvi auxiliar os professores em suas tarefas diárias desde 2009. Atualmente, o blogue coleciona +124 mil visitas a +205 mil págias (113 países). Felizmente, prepondera o Brasil com 90%, inclusive em regiões de difícil acesso como a Selva Amazônica. Só me falta no momento dar início aos Cursos Presenciais indispensáveis a qualquer ensino a distância. É um dos meus empenhos atuais conseguir patrocinador.

Que a repercussão do lançamento futuro do livro "História do Voleibol no Brasil" (2 vol., 1.047 pág.) - uma retrospectiva desde 1939 -  consiga alavancar o apoio que tanto necessito para melhor desempenhar a minha missão. Caso contrário, "a luta continua" silenciosamente.   

Por fim, será que o problema da Educação no País se resume à atuação dos parlamentares? As medidas de aplicação das verbas dos royalties do petróleo, ou os 10% do PIB serão suficientes? Ou, então, se situa na formação de professores? Seriam as nossas universidades que não conseguem dar qualidade ao ensino? 

Como disse o articulista de revista conceituada, "Nosso desastre educacional mostra que o Brasil aprendeu a gastar, mas não aprendeu a ensinar; continua confundindo o ponto de partida com o ponto de chegada".

Por Armânio Guilherme Bento
em 20 de Dezembro de 2012 às 10:20.

  É muito  triste para  nos futuros  profisionais  de  Educação Física ver   a indiferença com que os políticos brasileiros tratam     esta   prática principalmente nas  escolas.Isto mostra  o despreparo dos  nossos representantes 

políticos . Mas se  formos   levarmos  em  conta  o  quadro  da saúde    e da  educação nestes   últimos vinte  anos  no  Brasil esta atitude  não é nenhuma  surpresa principalmente  para um país que  ficou  em penúltimo lugar a  nível mundial no  quisito  educação. Umas das soluções para isso e  na  hora  de  votar saber escolher bem os  nossos representantes.

 

 

Por Roberto Affonso Pimentel
em 20 de Dezembro de 2012 às 16:46.

Armânio,

Atenção para o que a imprensa ou outros meios divulgam, pois podem levar as pessoas ao erro, isto é, ao que eles querem que pensemos. Jà aconteceu isto até com o Papa, quando retiraram de um contexto um pequeno texto que causava efeito contrário. Isto se chama má fé e o código de ética dos profissionais deveria punir os (i)rresponsáveis. No caso que citou o penúltimo lugar do Brasil está em relação aos 40 primeiros do ranking. Além desses, existem mais de 100 cujos índices de avaliação não puderam ser computados por não estarem de acordo com os padrões internacionais daqueles 40.

Lidar com números e estatísticas requer bom senso, pois se trata de processo demasiadamente delicado, pois há sempre interesses estranhos e conveniências escusas. Parece que foram feitas - as estatísticas - para serem manuseadas de acordo com interesses. Acompanhe o caso da atualidade na Argentina.  

Por Armânio Guilherme Bento
em 3 de Janeiro de 2013 às 11:18.

Roberto

  Concordo  em parte com  você ,que  muitas das vezes a  imprensa tenta  nos induzir  ao erro  mas  a  melhor  pesquisa  é  olharmos ao nosso redor  e  conferir  de  perto

os  resultados , Universidades  e  escolas  sucateadas , saúde nem se  fala os  números podem  serem frios mas a realidade não tem como  esconder.


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