Como todo bom trabalho deve ser, no mínimo nos leva a refletir sobre ele.

José Antonio Vianna e Hugo Rodolfo Lovisolo. Desvalorização da aprendizagem técnica na educação física: evidências e críticas. Motriz, Rio Claro, v.15 n.4 p.883-889, out./dez. 2009

Resumo: Propõe-se neste estudo conhecer as aspirações dos alunos participantes em um projeto sócio educacional mediante o esporte, quanto aos benefícios da prática, e observar se existem diferenças nas expectativas de 37 meninos e 40 meninas, com média de idade de 11,5 anos. Os resultados indicaram que a formação profissional (tornar-se atleta ou professor) povoa a imaginação dos meninos e meninas estudados. As observações da pesquisa o foram aproveitadas para discutir a falta de evidências das pedagogias ditas contra-hegemônicas ou transformadoras e os prováveis efeitos provocados pelo abandono do ensino dos aspectos técnicos do gesto esportivo a partir da crítica ao “tecnicismo”. Enfatiza-se a evidência empírica de que o abandono do ensino-aprendizagem da técnica parece ser contrário as aspirações e expectativas dos participantes.

 

  

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.