Cevnautas, segue a homenagem que saiu no blog (desculpe quem leu lá :-(   Laércio  

Fui aluno (sim, em meados do século passado estudantes eram chamados de alunos, como os da tia do prezinho hoje ;-), como ia escrevendo, fui aluno do Prof Públio na graduação no que era a Escola de EF de São Paulo e, antes de acabar o curso e contando com a mobilização dos meiaoito do C.A Ruy Barbosa, acabou sendo a EFEUSP. Ginástica Olímpica.

Todos tínhamos grande admiração pelo Professor Públio. Especialmente pela dedicação e as incríveis aulas de barras e paralelas, que tínhamos que fazer pra nota, e em que as demonstrações do professor não raro terminavam em aplausos.

Rolava a informação de que o Prof Públio era figura importante da Escola de Educação Física da Polícia Militar. A despeito das passeatas isso não pesava. Especialmente porque o peso de disciplinador vinha do professor de Ginástica Geral, Boaventura, que não só era “o militar” como participava das assembleias dos estudantes e escrevia no nosso jornal “Opinião”. Sempre contra.

Depois, reencontrei o Públio como colega do primeiro mestrado em EF do Brasil, na EFUSP. Inventamos a Associação de Pós-Graduandos em Educação Física. Ele tesoureiro e eu presidente. Tínhamos diferenças abissais de opinião. Ele comemorando o cerco dos estudantes pela polícia no campus da USP e eu entre os cercados. Mas, sempre cuidamos para as nossas conversas não irem nesse rumo. Aprendemos com os nossos mestres, que foram exemplo extremo de amigos fraternos, o comunista caixa-de-Maizena (ortodoxo) Listello e o conservador Boaventura.

Por sorte o Listello veio para o Brasil acompanhar a edição do livro Educação pelas Atividades Físicas, Esportivas e de Lazer  http://cev.org.br/biblioteca/educacao-pelas-atividades-fisicas-esportes-lazer/ e tivemos uma ótima convivência com os nossos mestres. O Públio foi o tradutor principal do livro. O Boaventura também foi tradudor e eu entrei mais no braçal da revisão, produção e contatos com as editoras. Na fase de revisão – e diminuição de páginas do livro por exigência do padrão da editora – o Prof Listello ficou trabalhando comigo em casa em Santo André. Foi quando eu vi (não tive coragem de escrever aprendi;-) o que é disciplina, com um ex-legionário da Legião Estrangeira nos desertos do norte da África. Na hora de batizar um estudante num exemplo de atividade do livro elegemos o Públio.

Mais recentemente o Mestre Públio publicou mais um livro o importante Evolução Histórica da Ginástica Olímpica http://cev.org.br/biblioteca/evolucao-historica-ginastica-olimpica-1/  e tem participado – com bom humor de sempre - do CEV.

Ano passado ele foi visitar a filha do Listello, Marina, em Paris, e trouxe a autorização para a a publicação do livro no CEV. A editora EPU foi comprada e a nova não teve interesse em editar; só exigiu a autorização da família do autor. Como acredito que - se o esporte escolar voltar a ser importante - o livro tem uma grande contribuição pedagógica, vamos caprichar na edição. As andanças e aprendizagem com o Professor Públio têm passado também pela nossa convivência no Panathlon, nas convergências e divergências no CREF-SP e, especialmente, no preparo que estamos limando para a próxima DesconferenCEV.

Obrigado, Mestre PÚBLIO http://cev.org.br/qq/nspublio/

 

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.