Cevnautas, boa oportunidade pra gente conhecer e divulgar o mestrado da UFES. Laercio

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO -  CENTRO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E DESPORTOS  - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA

 SUMÁRIO DO E D I T A L

O Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação Física (Mestrado) do Centro de Educação Física e Desportos da Universidade Federal do Espírito Santo, pelo presente edital, faz saber que estarão abertas, no período de 21 de outubro a 22 de novembro de 2013, as inscrições para o processo de seleção de alunos para o curso de mestrado em Educação Física, turma 2014.  

1. Da inscrição no processo seletivo  

1.1 As inscrições para o processo seletivo de candidatos ao curso de Mestrado Acadêmico do Programa de Pós-Graduação em Educação Física, deverão ser efetuadas pessoalmente pelo interessado, ou por procurador devidamente constituído, nos dias úteis do período de 21 de outubro a 22 de novembro de 2013, no horário de 8:00 às 12:00 horas no seguinte endereço: Secretaria do Programa de Pós Graduação do Centro de Educação Física e Desportos da UFES, Av. Fernando Ferrari, 514. - Campus de Goiabeiras, CEP 29075-910 - Vitória/ES, (Tel. 27/4009-7671 e 4009-2636).  

1.2 As inscrições poderão também ser efetuadas por via postal, apresentando data da postagem não posterior ao último dia de inscrição, conforme estabelecido no item 1.1.  

2. Das etapas do processo de seleção O processo de seleção ao mestrado será composto pelas seguintes etapas:  

2.1 Prova Escrita para cada uma das linhas de pesquisa a ser realizada no dia 2 de dezembro de 2013, das 8:00 às 12:00 horas, na sede do Programa. A prova escrita tem caráter eliminatório, sendo 70 (setenta) a nota mínima para a aprovação e prosseguimento no processo seletivo.  

2.2 Prova de Compreensão e Interpretação de Texto em Língua Estrangeira a ser realizada no dia 3 de dezembro de 2013, das 08:00 às 12:00 horas na sede do Programa.  

2.3 Avaliação e Arguição do Projeto: Somente os projetos de pesquisa dos candidatos não eliminados nas provas escritas serão avaliados pela Comissão de Seleção da respectiva linha de pesquisa. A etapa de avaliação e arguição do projeto tem caráter eliminatório, sendo 70 (setenta) a nota mínima para a aprovação e prosseguimento no processo seletivo.  

2.4 Prova de títulos: Consistirá em uma análise e pontuação dos documentos comprobatórios apresentados pelo candidato.  

3 Do número de vagas, áreas de concentração, linhas de pesquisa e bibliografia para o processo seletivo  

3.1 Serão oferecidas até 33 (trinta e três) vagas, sendo até 23 (vinte e três) na área de concentração "Estudos Pedagógicos e Sócio-Culturais da Educação Física" e até 10 (dez) na área de concentração "Educação Física, Movimento Corporal Humano e Saúde".  

3.1.1 Linha de pesquisa:   FORMAÇÃO DOCENTE E CURRÍCULO EM EDUCAÇÃO FÍSICA

Envolve estudos da formação inicial e continuada em Educação Física, bem como da teorização e construção do currículo de formação. Compreensão da profissão de professor, da instituição escola, da formação profissional, do processo de ensino aprendizagem na formação e na intervenção docente. Orientadora oferecendo vagas: Profa. Zenólia C. C. Figueiredo.  

3.1.2 Linha de pesquisa: EDUCAÇÃO FÍSICA, CURRÍCULO E COTIDIANO ESCOLAR Pesquisas que abordem a inserção da educação física no currículo escolar, enfocando a prática cotidiana dos professores, os problemas de aprendizagem, o imaginário e as concepções dos alunos, dos professores, das direções das escolas e coordenações pedagógicas. Estudos que enfoquem a questão da inclusão escolar em Educação Física. Orientadores oferecendo vagas: Profs. Amarílio F. Neto, André Mello, Wagner dos Santos, Valter Bracht.  

3.1.3 Linha de pesquisa: ESTUDOS SOCIOCULTURAIS DA EDUCAÇÃO FÍSICA, ESPORTE E LAZER Contempla o estudo e a investigação de caráter sociocultural das manifestações da Educação Física, do esporte, do lazer e das práticas corporais, voltadas a diferentes públicos e contextos Orientadores oferecendo vaga: Profs. Antonio Jorge Soares, Carlos Nazareno Borges, Liana A. Romera, Felipe Almeida e Otávio Tavares.  

3.1.4 Linha de pesquisa: HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA Investigações sobre a constituição da Educação Física como disciplina escolar na perspectiva da Micro-História e da História Cultural, seus atores, suas instituições, seus processos de significação, seus meios de circulação, suas práticas e representações. Orientadores oferecendo vagas: Profs. Amarílio F. Neto e Omar Schneider  

3.1.5 Linha de pesquisa: ESTUDOS OLÍMPICOS Estudos dos fenômenos esportivos, Jogos Olímpicos e/ou o Movimento Olímpico, em suas diversas manifestações, historicamente e na contemporaneidade. Investiga os seus impactos no campo da Educação Física no contexto escolar e não escolar, assumindo como referencial as ciências sociais e a educação. Orientadores oferecendo vagas: Profs. Otávio Tavares e Wagner dos Santos.  

3.1.6 Linha de pesquisa: EDUCAÇÃO FÍSICA, CORPO E MOVIMENTO HUMANO Fundamentos sócio-filosóficos para a análise dos processos sociais contemporâneos relacionados com a cultura corporal de movimento, bem como, para formulações teóricoconceituais relativas à Educação Física, ao corpo e ao movimento humano. Orientadores oferecendo vagas: Profs. Felipe Almeida, Ivan Gomes, Marcos Bagrichevsky e Valter Bracht.  

3.2 Linhas de pesquisa, docentes componentes ofertando vagas na área de concentração "Educação Física, Movimento Corporal Humano e Saúde"  

3.2.1 Linha de pesquisa:

ASPECTOS BIOMECÂNICOS E RESPOSTAS FISIOLÓGICAS AO MOVIMENTO CORPORAL HUMANO Investiga os efeitos agudos e crônicos do movimento corporal humano no sistemacardiorrespiratório com ênfase no estudo das variáveis hemodinâmicas (cronotrópicas, pressóricas), ventilatórias e morfofuncionais, admitindo-se também modelo animal. Estuda variáveis cinemáticas do movimento humano e da respiração e suas relações com as atividades físico-esportivas, processos patológicos e reabilitação. Orientadores oferecendo vagas: Profs. Anselmo Perez e Karina J. Sarro.  

3.2.2 Linha de pesquisa: FISIOLOGIA, BIOQUÍMICA E EXERCÍCIO EM MODELOS EXPERIMENTAIS Investigação de aspectos funcionais e mecanismos moleculares envolvidos nos agravos promovidos pelo sedentarismo e diferentes estilos de vida. Entendimento dos mecanismos relacionados à etiologia e fisiopatologia das doenças, bem como, o estabelecimento de estratégias de prevenção e/ou atenuação a partir do exercício físico. Orientadores oferecendo vagas: Profs. Ana Paula Leopoldo e Edson Castardelli  

3.2.3 Linha de pesquisa: EDUCAÇÃO FÍSICA, SOCIEDADE E SAÚDE Educação física e movimento corporal humano no contexto sociocultural da saúde e de políticas públicas. Orientadores oferecendo vagas: Profs. Ivan Gomes e Marcos Bagrichevsky   4. Do resultado final   4.1 A nota final do candidato será igual à soma das notas obtidas na prova de conhecimentos, na avaliação e arguição do projeto de pesquisa e na prova de títulos.  

4.2 Os candidatos não eliminados em nenhuma das etapas do processo seletivo serão classificados por linha de pesquisa, em ordem decrescente, segundo a nota final obtida no processo seletivo.   4.3 As vagas abertas no respectivo edital de seleção, serão preenchidas segundo as ordens de classificação estabelecidas em cada uma das linhas de pesquisa.  

4.4 O candidato somente será selecionado caso haja orientador disponível na linha de pesquisa assinalada pelo candidato na ficha de inscrição.  

4.8 O resultado final será divulgado pela secretaria do Programa no dia 17 de dezembro de 2013, a partir das 18:00 horas, por escrito no quadro de avisos do PPGEF e no endereço eletrônico do PPGEF. Não serão divulgados resultados por telefone.

FONTE: http://www.cefd.ufes.br/content/abertas-inscri%C3%A7%C3%B5es-para-o-processo-seletivo-2014-do-mestrado

Comentários

Por Roberto Affonso Pimentel
em 25 de Outubro de 2013 às 20:31.

À Coordenação do Programa e Professores Orientadores,

Manifesto minha intenção em doar à biblioteca da Ufes um exemplar do livro História do Voleibol no Brasil, bastando para tal uma simples manifestação. Além disso, para os futuros mestrandos, temos alguma contribuição que por pequena que seja, é um Contributo: www.procrie.com.br/procrienoprezi/ 

Valor Histórico e Acadêmico da obra

O Grande Salto... Contributo ao Desenvolvimento do Voleibol 

http://prezi.com/9nhuhq5t7coh/procrie/, um sítio exclusivamente Educacional.

Parte I ------ Métodos e Didática no Esporte Escolar

História do Voleibol no Brasil 

Obra inédita condensada em dois volumes remete o leitor ao século XX a partir de 1939. Em depoimento ao Procrie, o Professor Paulo E. H. Matta (foi técnico da seleção brasileira de voleibol masculino e diretor da Faculdade de Educação Física, UERJ) assim se referiu:

Roberto, com esta obra você não apenas contou a História do Voleibol como, sobretudo, passou a fazer parte dela. Poucas vezes um autor se dedicou tanto à produção de um livro como você. A obra torna-se leitura obrigatória para os amantes e estudiosos de nosso esporte.


Essa História, com requinte enciclopédico e memorialista, está contada de forma didática, o que por si só justifica sua procura no meio acadêmico como fonte inestimável de material para construção de pesquisas e teses. Em suma, uma obra de Referência em diversas áreas:

  • Educação Física e Esporte Escolar
  • História da Educação Física e Esportes
  • História do Voleibol
  • Jornalismo Esportivo
  • Linguagem e Praxiologia
  • Pedagogia, Métodos e Didática
  • Sociologia do Esporte
  • Eventos, Palestras, Cursos                                                                                   

Neurociência, Psicologia, História...

Se as descobertas de psicólogos e neurocientistas contemporâneos forem tão poderosas quanto acreditam ser, teremos todos nós que reavaliar algumas hipóteses nas Ciências Sociais e Educação. A bibliografia (ver Prezi) consultada está voltada para o campo da neurociência e psicologia pedagógica, desbravando a mente e analisando como os indivíduos pensam e agem. A interpretação de suas leituras orienta para novos caminhos no dia a dia dos professores. 

Ainda, ofereço uma "biblioteca" de artigos postados no Procrie (491): ver "Sumário".  E para tornar mais acessível as buscas, um arquivo em ordem cronológica (inversa): ver Sumário, 491 artigos, que poderei remeter graciosamente a qualquer momento para impressão e cópia a todos os seus alunos interessados. (2 folhas A4)

Aos Professores Orientadores, peço perdão se me excedo, mas sobra-me apelo por pesquisas que nos levem a um BOM ENSINO. É uma forma de somar esforços ao que já produzem no seu ambiente. Estaremos sempre à disposição para um bate-papo investigativo e de compartilhamento de ideias. 

A todos os interessados, BOAS LEITURAS!


Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.