Cevnautas da Educação Física,

Convesso a visão corporativa (não corporativista) que tenho da minha profissão. Isso pode ter deturpado a minha leitura do "Programa Nacional do Livro Didático - Ensino Médio -2015"  do MEC, que vai aplica 90 milhões de reais em livros serão escolhidas pelos professores. Por que será que não tem Educação Física? Não é importante? Não existe livro didático de EF? A Educação Física moarreu no MEC?

Dísciplina (Obras avaliadas, aprovadas)

Arte (6; 2)
Biologia (16; 9)
LEM-Espanhol (13; 2)
LEM-Inglês (14; 4)
Filosofia (13; 5)
Física (20; 14)
Geografia (20; 18)
História (20; 19)
Matemática (20; 6)
Língua Portuguesa (17; 10)
Química (13; 4)
Sociologia (13; 6)
Total (185; 99)

O Manual: http://cev.org.br/biblioteca/guia-livros-didaticos-pnld-2015-apresentacao-ensino-medio/

Vamos conversar sobre isto aqui? Vou chamar os cevnautas autores de livros de EF.

Laércio

 

 

 

Comentários

Por Roberto Affonso Pimentel
em 24 de Agosto de 2014 às 09:32.

Laércio,

Conversando.. e pensando em voz alta!

Sabemos da incompetência dos atuais e múltiplos ministérios e, principalmente, o da Educação. Além disso, a produção de obras relativas à Educação Física ligada às escolas não é o forte do Brasil.

Paece-me que o tempo não passou e não nos apercebemos que já houve a virada de mais um século. Lembremo-nos do que disse o reitor da USP Marco A. Zago:

"O sistema atual favorece a acomodação de pesqusiadores estáveis na carreira, que nada criam e se bastam repetidno experimentos". 

Creio que estamos brincando de "faz de contas" em muitas matérias. "Duvidar é um estado de espírito que pode siginificar o fim de uma fé ou o começo de outra. Em dose moderada, estimula o pensamento. Em dose excessiva paralisa toda atividade mental.

Afinal, estamos repetindo o que já havia ou estaríamos preparados para reinventar a Educação neste século? 

 

 

 

 

Por Paulo Henrique Barbosa Mateus
em 25 de Agosto de 2014 às 09:31.

O companheiro Roberto Afonso falou tudo, poucos são os que produzem na área da Educação Física Escolar, apesar de que está mudando, mas ainda sim, são poucas as produções.
O fascínio pelo corpo biológico em nossa área é uma coisa que deveria ser estudado.

Há algumas experiências que sistematizaram livros didáticos para a Educação Física escolar

Professores de Educação Física da Rede Municipal de Ensino da Prefeitura de João Pessoa, coordenado pelos professores da Formação Continuada da LEPELPB  sistematizaram um livro Didático Público: http://goo.gl/NDY64P

A outra experiência é do estado do Paraná (não postei o link pois não consegui encontrar online)

Bem, experiências temos, grupos engajados em modificar a realidade da Educação Física Escolar existem, o que resta é nossa área começar a ser valorizada (principalmente pelos próprios profissionais).

Por Rodrigo Tramutolo Navarro
em 29 de Agosto de 2014 às 07:51.

Recentemente fiz uma consulta pelo site e pelo 0800 acerca dos documentos legais e oficiais que trata da Educação Física e... Pasmem, ninguém conseguiu me responder essa simples pergunta. O máximo que chegaram foi ao artigo 26 da LDB.

Até agora estou aguardando e procurando saber quem, se é que essa pessoa ou equipe existe, responde pela Educação Física no MEC.

Abraço

Rodrigo Navarro


Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.