Educação Física e o Militarismo

Após o período da Educação Física pautada no higienismo, vemos durante o Governo Vargas uma Educação Física de concepção Militarista, com o intuito de formar uma juventude pronta para defender a Pátria. Esses aspectos diziam respeito aos hábitos, aos valores, à moral e à ética do povo brasileiro. Este período da Educação física brasileira ficou caracterizado de “militarista”, pois a EF era utilizada em um projeto de eugenia e de preparação para a defesa da pátria. A educação física passou a ter uma identidade relacionada a ordem moral e cívica, juntamente com os princípios de segurança nacional que se relacionava a eugenia da raça e ao adestramento físico referente a defesa sobre os perigos internos, e se configuraram no sentido de desestruturação da ordem política, econômica e social daquele momento.

Nos dias atuais esse modelo de Educação Física, não é mais tão bem aceita, uma vez que o método de ensino  ao qual esse modelo se aplica, “Estilo de ensino por comando”, já ser ultrapassado. Dando lugar ao estilo de ensino pautado na Solução de Problemas. Apesar disso é inegável o legado do militarismo para a nossa Educação Física. E resgatando essa história, uma rede de academias Bodyteh lançou uma aula inspirada nos treinos do Exército. Os alunos se espalham por uma quadra poliesportiva e, divididos em grupos, aguardam as instruções dos professores, que usam apito e camiseta camuflada, semelhante às do Exército.

Quando a aula começa, um dos grupos empurra um pneu de caminhão, outro balança a corda. Outros alunos usam extensores, fazem circuitos entre obstáculos e repetem séries de flexão. Uma aula de 60 minutos chega a queimar até 500 calorias, segundo a academia. Além de diversão, os exercícios objetivam disciplina e concentração.

Referencias: Portal da Educação Física.

 

Alunos: Marcos Paulo Custódio, Jessé Rodrigues Campos.

Comentários

Por Ana Beatriz Delfino
em 24 de Abril de 2017 às 18:52.

Alguém me ajuda eu quero saber de como eram as aulas na época do militarismo me ajudem por favor

Por Denise Margalhaes
em 1 de Outubro de 2020 às 14:01.

Essa comunidade migrou para o Facebook. Participe: https://www.facebook.com/groups/cevefesporte/


Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.