Cevnautas, estamos juntando gente para a criação da Comunidade Praxiologia Motriz. Os interessados devem escrever para o Pro João Ribas <ribasjfm@uol.com.br>. Como sabemos todos, para participar das comunidades do CEV é preciso tem um cadastro no quem é quem. http://cev.org.br/qq . Laércio

...

de    JOão Ribas <ribasjfm@>
assunto    CRIAR COMUNIDADE DE PRAXIOLOGI

Em 2008, nos dias 22 e 23 de agosto, foi realizado o I Seminário Nacional de Praxiologia Motriz no Centro de Educação Física e Desportos da UFSM que teve como tema: Fundamentos e Aplicações da Praxiologia Motriz. Na oportunidade, foi lançado o livro “Jogos e Esportes: Fundamentos e Aplicações da Praxiologia Motriz, livro que organizado pelo prof. João Francisco Magno Ribas e contou com a participação de pesquisadores brasileiros, espanhóis e franceses, dentre eles o prof. Pierre Parlebas. Na oportunidade foi realizada uma mesa redonda com os professores João Francisco Magno Ribas, Marco Antônio Bortoleto e José Ricardo da Silva Ramos. Além da mesa, foram realizados dois cursos. Deste evento foi organizado as primeiras orientações de continuidade para o Seminário.

No dia 5 de dezembro de 2009, reuniram-se os participantes do II SEMINÁRIO NACIONAL DE PRAXIOLOGIA MOTRIZ na Sala da Congregação da Faculdade de Educação Física da UNICAMP, sob a coordenação dos Professores Marco Antonio Coelho Bortoleto e Ademir de Marco, coordenadores do evento. Estavam presentes nesta reunião os seguintes participantes: Prof. Pere lavega professor do INEFC – Lleida – Espanha e membro do Grupo de Estudos Praxiológicos (GEP) e Grupo de investigação interuniversitário em jogos deportivos (GREJE); Prof. João Francisco Magno Ribas - Professor Adjunto da Universidade Federal de Santa Maria e membro do GPELF/UFSM e membro Grupo de investigação interuniversitário em jogos desportivos (GREJE); Prof. José Ricardo da Silva Ramos Professor Adjunto da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Prof. Jorge Ricard o Saravi Professor da UNLP, Argentina), Prof. Diego Baffi mestrando do Programa de Pós-Graduaçao da UNICAMP; Profa. Artemis Soares Professora Adjunta da Universidade Federal do Amazonas; Prof. Jorge Peres Gallardo; prof. Paulo e Ana Rosa (Coimbra) dentre outros. O evento contou com os seguintes objetivos:

- Mapear e apresentar as pesquisas na América do Sul fundamentadas na Praxiologia Motriz,

- Debater ações para o desenvolvimento da Praxiologia Motriz na América do Sul;

- Ativar a constituição de uma rede de investigadores no âmbito da Praxiologia Motriz no Brasil e/ou América do Sul;

A parte principal da programação do evento contou com as seguintes mesas:

09:30 -12:30 Mesa Redonda 1: Perspectivas de Investigação da PM no Brasil, América do Sul e Europa: Exemplos de pesquisas internacionais e interuniversitárias.

Prof. Dr. Pere lavega (INEFC – Lleida – Espanha) Grupo de Estudos Praxiológicos (GEP) e Grupo de investigação interuniversitário em jogos deportivos (GREJE)

Prof. Dr. João Francisco Magno Ribas - Professor Adjunto da UFSM; Membro do GPELF/UFSM e membro Grupo de investigação interuniversitário em jogos deportivos (GREJE)

Prof. Dr. José Ricardo (UFRRJ)
Prof. Jorge Ricardo Saravi (UNLP, Argentina)
Prof. Ms. Diego Baffi (IA – UNICAMP): O “jogo” do Palhaço – aproximações praxiológicas
Profa. Dra. Artemis Soares (UFAM) – Jogos indígenas e praxiologia motriz
Outro importante momento do evento foi o debate que envolveu todos os pesquisadores que buscou levantar as PERSPECTIVAS FUTURAS DA PRAXIOLOGIA MOTRIZ NO BRASIL/AMÉRICA DO SUL COM A SEGUINTE ORIENTAÇAO, onde estabelecemos os seguintes objetivos:

- Debater ações para o desenvolvimento deste conhecimento na América do Sul
- Constituir uma rede de investigação de Praxiologia Motriz no Brasil/América do Sul.

Como um dos encaminhamentos propostos nessa última parte do evento foi sugerido a criação de um a Comunidade da PM junto a página do CEV. O principal objetivo desta solicitação se constitui na necessidade de darmos continuidade de um debate permanente do tema e aproximarmos ainda mais. Por isto, viemos através desta solicitar, que seja criada a Comunidade referente ao tema da Praxiologia Motriz, que vem agregando discussões de pesquisadores brasileiros e da América do sul. Desde já agradeço a compreensão.

Abaixo, segue lista dos professores que confirmaram sua participação na comunidade:

Atenciosamente, prof. João Francisco Magno Ribas.

Prof. Ademir de Marco
Prof. Marco Antônio Coelho Bortoleto
Prof. Jorge Peres Gallardo
Prof. João Francisco Magno Ribas
Prof. José Ricardo da Silva Ramos
Prof. Pablo Aires Araújo
Prof. Jorge Ricardo Saravi
Prof. Diego Baffi
Profa. Artemis Soares
Prof. Paulo Coelho
Profa. Ana Rosa Jaqueira
Prof. Pere Lavega Burgués
Profa. Marcia Filipetto

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.