Cevnautas, não temos aqui no editorial do Zero Hora boas notícias. Mas, temos que enfrentar. Laércio

JC e-mail 4917, de 21 de março de 2014
Ensinando sem Saber
    
Editorial publicado no Zero Hora

São chocantes os resultados da auditoria que o Tribunal de Contas da União realizou na rede pública de educação para aferir a situação do ensino no Brasil. Entre março do ano passado e fevereiro deste ano, representantes do TCU e dos tribunais estaduais visitaram 580 escolas de Ensino Médio em todo o país, com exceção de São Paulo e Roraima, que não quiseram participar da auditoria.

Foram avaliados aspectos relativos a quatro eixos: cobertura, professores, gestão e financiamento do Ensino Médio. Também fizeram parte da análise aspectos relativos à oferta de vagas, à disponibilidade e formação de professores, à gestão das redes de ensino e das escolas e à qualidade e veracidade das informações sobre o financiamento do Ensino Médio em nosso país.

O levantamento indicou a carência de 32 mil professores com formação específica nas 12 disciplinas obrigatórias. Significa que aulas de química, física e sociologia, entre outras, estão sendo ministradas por docentes que pouco sabem sobre as respectivas matérias ou, o que é pior, não estão sendo ministradas por professor algum. O estudo também revela que mais de 60 mil professores concursados estão fora da sala de aula, ocupando cargos de direção e funções administrativas ou cedidos a órgãos diversos. Cerca de 5 mil atuam em áreas que nada têm a ver com a educação.

O mais preocupante, porém, é a quantidade de professores que quebram o galho, ministrando aulas sem ter formação na disciplina para a qual foram designados. Desta forma, não há como qualificar a educação. Após a investigação, os auditores concluíram que a rede pública carece de padrões mínimos de qualidade, conforme determina a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. O mau gerenciamento dos recursos também aparece fortemente: declarações feitas pelos governos estaduais no Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Educação divergem das informações de outras fontes de dados de execução orçamentária.

Por isso o TCU já determinou ao Ministério de Educação que apresente um plano de ação definindo modelos de avaliação e padrões mínimos de qualidade, para que possa estabelecer um valor mínimo de gasto por aluno que sirva de parâmetro orientador para os Estados. Além disso, o tribunal está repassando às secretarias estaduais de Educação as conclusões sobre as principais deficiências encontradas na auditoria.

Diante de mais esse diagnóstico da educação brasileira, que continua ocupando posições constrangedoras nos rankings internacionais, mais uma vez se conclui que o problema principal está na má gestão _ o ponto gerador do círculo vicioso que leva a deformações extremas, como a de professores ensinando coisas que nunca aprenderam.

(Zero Hora)
http://wp.clicrbs.com.br/opiniaozh/2014/03/20/interativo-editorial-diz-que-o-principal-problema-da-educacao-e-a-ma-gestao-voce-concorda/?topo=13,1,1,,,13

Comentários

Por Roberto Affonso Pimentel
em 22 de Março de 2014 às 09:03.

Ótima lembrança Laécio,

Apesar da gravidade da situação, como mudar esse cenário?

Reporto-me então a uma das autoridades no assunto que em seu blogue apresenta inúmeras soluções ao governo que aí está e ignora a Educação, entre outros setores.

Trata-se da criação da ANVIQUE, uma agência que sugere seja criada, e que pode mudar o triste cenário da Educação no país: "Agência Nacional da Qualidade da Educação". Poderão apreciar sua participação no cenário nacional e internacional em suas postagens no Blog do Arlindo (arlindolopesc.blogspot.com.br/) em que apresenta soluções. Vejam alguns temas tratados, todos voltados para a qualidade do ensino:

  • Monitor de Hoje é o Professor do Amanhã.
  • Professor Talentoso são Celebridades.
  • SOS Professor Senior.
  • Professor Talentoso... Essencial na Educação de Qualidade.
  • Controle de Qualidade e Pesquisa Educacional.
  • Por uma Agênca Nacional de Vigilância da Qualidade.
  • Educação com Garantia de Qualidade.
  • Prioridade na Educação de Qualidade no Brasil.
  • Brasil: PISA em Falso na Educação.
  • A Filial do IIPE - Instituto Internacional de Planejamento da Educação da UNESCO; O Professor de Família (por Arlindo Lopes Corrêa)

Nâo percamos a esperança, pois ainda há inteligência nesse país!

 

 

 

 

Por Edison Yamazaki
em 22 de Março de 2014 às 11:39.

Brincadeira pessoal... isso não pode estar acontecendo. Fica difícil de acreditar numa carência de 32 mil professores. Pior ainda é São Paulo não querer partipar disso tudo.


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