Cevnautas,

Estamos todos engajados nas atividades da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia com o tema Esporte? Laercio

JC e-mail 4832, de 11 de outubro de 2013
 Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2013
    
"Ciência, Saúde e Esporte" é o tema deste ano. Evento terá atividades promovidas em todo país

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) de 2013 ocorrerá entre 21 e 27 de outubro, com o tema "Ciência, Saúde e Esporte". Serão estimuladas e promovidas em todo o país atividades de divulgação, de difusão e de apropriação social de conhecimentos científicos e tecnológicos relacionados com esse tema.

O tema de 2013 foi escolhido para aproveitar os grandes eventos esportivos mundiais a serem realizados no Brasil, como a Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos, que servirão para motivar a população, em especial das crianças e dos jovens, a conhecerem os aspectos científicos, educacionais e de saúde envolvidos nas atividades esportivas.

A SNCT 2013 promoverá e apoiará atividades que estimulem a interação entre o esporte, a ciência e a saúde, mostrando ao público como a ciência e a tecnologia são hoje elementos essenciais neste domínio, particularmente nos esportes de alto desempenho. Nesse contexto, as ações da SNCT pretendem explorar a aprendizagem sobre o funcionamento do corpo humano nos esportes, nos exercícios, nos movimentos e na sua relação com o ambiente externo, do ponto de vista da ciência.

Objetivos da Semana

A principal finalidade da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) é mobilizar a população, em especial crianças e jovens, em torno de temas e atividades de Ciência e Tecnologia (C&T), valorizando a criatividade, a atitude científica e a inovação. O evento pretende mostrar a importância da C&T para a vida de todos e para o desenvolvimento do país. Ele possibilita, ainda, que a população brasileira conheça e discuta os resultados, a relevância e o impacto das pesquisas científicas e tecnológicas e suas aplicações.

Um dos principais objetivos da SNCT 2013 é debater, estimular e fazer atividades em escolas, universidades, comunidades e locais públicos que estejam relacionadas com a ciência, a tecnologia, a saúde e o esporte. Uma educação de qualidade, que incorpore estas dimensões, é um elemento indispensável para possibilitar uma formação cidadã adequada para o desenvolvimento sustentável.

 Quem participa

Todas as pessoas interessadas podem participar das atividades da SNCT. Os promotores das atividades são: universidades e instituições de pesquisa; escolas públicas e privadas; institutos de ensino tecnológico, centros e museus de C&T; entidades científicas e tecnológicas; fundações de apoio à pesquisa; parques ambientais, unidades de conservação, jardins botânicos e zoológicos; secretarias estaduais e municipais de C&T e de educação; empresas públicas e privadas; meios de comunicação; órgãos governamentais; ONGs e outras entidades da sociedade civil.

Mais informações: http://semanact.mct.gov.br

Comentários

Por Laercio Elias Pereira
em 12 de Outubro de 2013 às 08:46.

Cevnautas, a UEM vai participar da SNCT.

Ensino Superior Semana de Ciência e Tecnologia terá atividades em todo Paraná 11/10/2013 17:00


As universidades estaduais estão preparando as atividades para a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que começa dia 21, para divulgar a relação entre ciência, saúde e esporte. As atividades vão incentivar a participação das escolas. “Educação de qualidade é indispensável para a formação cidadã adequada ao desenvolvimento sustentável e para predispor as crianças à importância da ciência e da tecnologia para o bem-estar de todos”, disse coordenadora do evento pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Sueli Rufini.

Seis universidades estaduais desenvolveram vasta programação para a semana, que vai atingir praticamente todo o Estado. A Universidade Estadual de Londrina (UEL), por exemplo, vai apresentar a alunos do ensino fundamental e médio atividades de avaliação e acompanhamento de atletas, para mostrar a realidade científica envolvida na prática esportiva.

A Universidade Estadual de Maringá (UEM) vai enfatizar os melhores horários para a prática saudável da atividade física e as diferenças pessoais dos praticantes. Em outro programa, promoverá atividades numa parede externa de escaladas abertas à comunidade escolar da região toda, além de exibir documentários em vídeo sobre mudanças fisiológicas ocorridas no corpo humano durante o processo de exercícios físicos.

EVOLUÇÃO – Na região de Guarapuava, a Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (Unicentro) promove exposição para mostrar a evolução da tecnologia das máquinas usadas para o desenvolvimento científico, por meio de fotos, máquinas e equipamentos do acervo da instituição. Além disso, vídeos e palestras apresentarão o tema aos alunos. O público alvo soma 300 alunos de ensino fundamental e médio da rede pública local.

No âmbito da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), a Fafipa (campus de Paranavaí) vai proporcionar aos estudantes carentes das escolas públicas municipais da região acesso a um espaço de esporte e lazer e a prática de atividades físicas orientadas, além de outras ações como uma competição com provas de cunho recreativo e orientações sobre a importância da prática regular de atividade física para saúde. Tal proposta busca promover mudanças nos comportamentos de risco dos participantes, viabilizando a melhoria da qualidade de vida pessoal e social, e incentivando a prática regular de atividade física.

PRODUÇÃO – Em Pato Branco, a Universidade Estadual do Oeste (Unioeste) participa da Inventum com várias entidades, para mostrar a produção científica, tecnológica e as inovações geradas, bem como ratificar a excelência de Pato Branco na área. Haverá exposição da produção científica, tecnológica e inovação em todas as áreas do conhecimento.

Já a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) pretende proporcionar aos alunos da rede pública de ensino uma prestação de serviços de saúde e o acesso a prática de atividades físicas, esportivas, recreativas e de lazer no campus universitário de Uvaranas.


Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.