Repassando:

Segue o link para acompanhar on-line o evento amanhã a partir das 9h:

http://roma3.rtv.unicamp.br/aovivo/canal3/

Secretaria do Estado de São Paulo - CBCE/SP Mesa Redonda: “O CBCE/SP e a constituição do Campo Acadêmico da Educação Física: notas sobre o trabalho docente e o desenvolvimento das competências técnica e política” Data: 25/08/2011 Horário: das 9h às 11h30
Local: Sala da Congregação - FEF Unicamp Comunicação 1 – Prof. Dr. Edson Marcelo Húngaro - UnB: "A Formação de Quadros para o Ensino Superior em Educação Física: notas sobre a ‘militância acadêmica’ em tempos de produtivismo científico e da precarização do trabalho docente”. 

Comunicação 2 – Profa. Dra. Yara M. Carvalho - USP: "A produção de conhecimento na Educação Física e as diretrizes avaliativas da Capes: tensões e intenções”.

Comunicação 3 – Prof. Dr. Lino Castellani - Unicamp: "O CBCE/SP a Educação Física e os seus desafios em tempos de produtivismo científico e da precarização do trabalho docente”.

Comentários

Por Laercio Elias Pereira
em 25 de Agosto de 2011 às 08:02.

Cevnautas, Gabriel, acho que já posso contar que o evento é uma homenagem à despedida do Lino Castellani com a aposentadoria na Unicamp. Mais um feito do Wilson Lino, que foi o escudeiro da festa dos 30 anos do CBCE, que também foi transmitida.

O Lino começou como preparador físico de futebol em Ribeirão Preto. No Maranhão jogou no HandVol40 - junto com o Djalma Santos (fico devendo a foto). Em São Luís foi professor de Educação Física da rede pública e, já como Diretor de Assuntos Estudantis da Universidade Federal do Maranhão, foi diretor científico do Congresso Norte-Nordeste de Ciências do Esporte, e organizou um dos maiores Jogos Universitários Brasileiros que se tem notícia. De volta a São Paulo foi Presidente do CBCE. Já tinha sido Vice-Presidente de Esportes entre 85 e 87. Escreveu o clássico “Educação Física no Brasil, a história que não se conta.

No tempo de professor da Unicamp chegou ao importante cargo de Presidente da Associação dos Docentes - ADUNICAMP, experiência que certamente o ajudou na tarefa de Secretário Nacional de Desenvolvimento de Esportes e Lazer no Ministério do Esporte. Ainda na Unicamp foi ala do time de futebol de salão do time dos professores e funcionários da FEF por vários anos, numa sangrenta rivalidade com o time da funilaria, no campeonato do distrito de Barão Geraldo.

Como a meta do Lino não é uma aposentadoria ociosa e inútil, certamente vai continuar em campo.

Laercio

Por Laercio Elias Pereira
em 25 de Agosto de 2011 às 08:47.

Homenagem do Rafael Moreno Castellani

HOMENAGEM AO PROFESSOR LINO CASTELLANI FILHO: MEU PAI, MEU MESTRE!

Hoje, dia 25 de Agosto de 2011, estaremos em mais um evento organizado pelo CBCE. Apesar da importância das mesas que nele se desenvolverão, destaco, nesse momento, mais um fato marcante para a Educação Física Brasileira: a homenagem que será realizada ao professor Lino Castellani Filho!

Pra quem não o conhece, nada melhor do que usar suas próprias palavras para apresentá-lo... No programa Juca Entrevista (ESPN) ao ser perguntado por Juca Kfouri quem é Lino Castellani Filho, assim ele responde: “... Uma pessoa que desde garoto teve vontade de assumir um papel de protagonista nas coisas que fosse viver... nunca se satisfez com o papel de coadjuvante, e com os seus limites, que são muitos, buscou ao longo de sua vida assumir um pouco desse sentido protagônico... Alguem que curte a vida, porque busca seguir a risca os ensinamentos do seu avô. ‘Da vida o que se leva é a vida que se levou!... E mais do que isso... Não se esqueça: trate de preencher seus anos de vida e nunca sua vida de anos ’. Busco fazer isso!

Pois é, receberá as justas (ao menos para mim) homenagens pela sua aposentadoria um dos professores mais importantes para a educação física. O professor Lino Castellani Filho, que iníciou sua carreira na Unicamp em 14 de Maio de 1986, teve sua aposentadoria homologada recentemente em 02 de Agosto de 2011. Ao longo desse percurso passou por vários Países, Estados, Universidades, e seja na condição de professor, ou de Secretário Nacional de Esporte, deu sua contribuição, sobretudo, política, ética e humana para a valorização da Educação Física brasileira.   

Despede-se da Unicamp (não da Educação Física), um dos professores que sempre lutou para dar à Unicamp e à Educação Física brasileira, o destaque que hoje ela possui. Lutou, esbravejou, fez amigos, inimigos (prefiro não dizer inimigos, mas pessoas com outros ideais), não para se promover, mas sempre com objetivo de satisfazer aos interesses da sociedade brasileria... Contribuiu, certamente, para incorporar os valores resultantes do processo de redemocratização defendido pela sociedade brasileira na consolidação de uma nova Educação Física.

Apesar da tristeza de não tê-lo mais na Unicamp, o momento é de alegria! BRINDEMOS!

Brindemos àquele que sempre foi para mim uma referência, o professor, o mestre, mas acima de tudo, motivo de orgulho... MEU PAI! É como pai que peço licenca aos demais leitores para tratá-lo ao longo desse texto. Brindemos a você, meu pai, por ter oportunizado a mim, e muitos outros admiradores que certamente você tem, a convivência ao seu lado, sua sabedoria, seu empenho, comprometimento, amor, ética, respeito e muito mais!

Brindemos pai, ao saber da sua indiscutível importância na história (parte dela que não se conta) da Unicamp e da Educação Física. Brindemos, acima de tudo, pela sua contribuição na minha história de vida, profissional e pessoal, e de muitos outros alunos, professores, amigos, familiares que estiveram, e alguns deles ainda estão, contigo nesta trajetória. Como disse nosso amigo Fred Guirra “o seu amor à docência, vai muito além dos bancos da universidade, faz parte de um ideal de vida, corre nas veias, e isso nos contagia, nos empolga e nos faz querer cada vez mais lutar, debater e buscar novos horizontes”.

Aqui está você acabando mais um ciclo e eu, seu filho, além de seu aluno, começando outro. Sei que dificilmente conquistarei profissionalmente tudo que conquistou! Sou do tempo em que os papers são mais importantes que os ideais políticos e compromissos com a sociedade, que a pesquisa é mais importante que a docência, mas lutarei ao máximo e farei sempre o melhor para concretizar e garantir aquilo que sempre me ensinou. Buscarei também o papel de protagonsita, mãs não garanto que seja digno de Oscar como você é. Se alcançar 10% do que você conseguiu, sei que terei contribuido significativamente com a sociedade brasileira e, especificamente, com a Educação Física para uma educação de maior qualidade!

PARABENS!!!

Um Abraço, um beijo...

Prof Ms. Rafael Moreno Castellani... ou melhor, seu filho, RAFA!

Por Giovani de Lorenzi Pires
em 25 de Agosto de 2011 às 09:55.

Bom dia,

Estou acompanhando, de Floripa, pela RTV Unicamp (audio e video perfeitos), a homenagem ao prof. Lino.
Envio a ele meu abraço e cumprimentos pela aposentadoria e pela trajetória acadêmica no CBCE e na FEF, duas instituições que me sao muito caras.
Aproveito pra informar que a revista Motrivivência, em sua proxima edição, prestará uma pequena mas sincera homenagem ao Lino.

(obs.: Lino esteve presente na primeira edição da Motrivivência, em 1988, com um depoimento sobre a construção do projeto pedagógico da FEF/Unicamp. Disponível em: http://www.periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/18677


--
Daqui de Floripa, um abraço. Giovani

Giovani De Lorenzi Pires
giovanipires@cds.ufsc.br
LaboMídia/UFSC - www.labomidia.ufsc.br
Florianopolis/SC

Por Laercio Elias Pereira
em 26 de Agosto de 2011 às 04:46.

Mensagem do Prof Jorge Gallardo (do Chile)

de    Jorge Sergio Pérez Gallardo <jperez@fef.unicamp.br>
para    cevcbce@googlegroups.com
data    25 de agosto de 2011 12:01

Quero compartir com Rafinha o amor, respeito e admiração por esse homem tão querido que é Lino Castellani.

Me sento seu amigo e a distancia que nos separa (desde meu querido Chile) o pensamento e os ideais nos mantém mais junto que nunca.

Uma boa aposentadoria ativa amigo Lino, pela minha parte estou utilizando a minha aposentadoria participando ativamente pela democratização da educação, pela sua gratuidade e por sobre tudo pela sua qualidade para todos os chilenos.

Contigo pude manter meus ideais socialistas e humanistas, nos vemos em Chile, minha casa e meu carinho os aguardam nesta aposentadoria ativa.

Um forte abraço deste chileno que te admira.

Prof. Dr. Jorge Sergio Pérez Gallardo

Por Lino Castellani Filho
em 26 de Agosto de 2011 às 11:57.

Amigos

As forte emoções vividas por ocasião da honrosa homenagem organizada pelo CBCE/SP na tarde de ontem, somada aos comentários acima e a outros recebidos, afetaram meu futebol na noite de ontem (rss)... Hoje, depois de uma boa noite de sono, escrevo a vocês para agradecer o carinho externado nas mensagens... Laercio, Giovani, Jorge, Rafa aumentaram ainda mais, com suas palavras, minha felicidade! Certamente teremos a oportunidade de saborearmos um bom vinho brindando a Vida!

Obrigado a todos vocês!

Lino


Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.