Pessoal, o Álvaro me presenteou com esse artigo. É um artigo típico que merecia a campanha "adote um artigo"pra gente colocar traduzido na biblioteca do CEV. A iconografia é bem feita e a pagina original merece uma visita. Laercio

Is group exercise better than working out solo?

Endorphin benefits are higher when activities are done in groups, a study claims
ALEX HUTCHINSON

From Thursday’s Globe and Mail Published on Wednesday, Jan. 06, 2010 6:07PM EST Last updated on Thursday, Jan. 07, 2010 11:05AM EST

The question Will taking a class or finding training partners help me keep my exercise resolutions this year?

The answer Consider the similarities between a modern exercise class and an ancient religious rite – the wise leader guiding the group through a series of ritualized movements, in perfect synchronization. If you’re struggling to keep faith with your fitness goals, this apparent coincidence might offer a solution.

New research suggests that group exercise unleashes a flood of chemicals in the brain, triggering the same responses that have made collective activities from dancing and laughter to religion itself such enduring aspects of human culture. For some (but not all) people, finding workout buddies could help turn fitness into a pleasant addiction. (continua)

http://www.theglobeandmail.com/life/health/is-group-exercise-better-than-working-out-solo/article1421529/

Comentários

Por Thiago Luiz de Araujo
em 2 de Novembro de 2011 às 22:29.

Para responder (debater) sobre este tema, devemos respeitar e analisar o ser humano como um ser biopsicossocial, ou seja, identificar individualmente as perspectivas biológicas, sociológicas e psicológicas, daí então saberemos se fazer exercícios em grupo seria melhor que sozinho, ou, o contrário.

Por Ana Luiza Rocha Lisboa
em 9 de Novembro de 2011 às 00:15.

Depende da idade do grupo. Como já tive experiêcia de trabalhar com diferentes idades, a terceira idade é o grupo que mais gosta de fazer atividades físicas em conjunto. Eles encontram nas atividades físicas um local onde eles podem se interagir, conhecer pessoas, esquecer dos problemas e ainda chamam vizinhos e parentes para fazer atividades juntos.

Independente da idade, quando se faz uma atividade juntamente com amigo ou com um familiar, há uma motivação maior para a prática da tal. Mas como o Thiago Luiz disse, cabe ao perfil de cada praticante.

Por Kaio Cesar Caldeira Soares
em 9 de Novembro de 2011 às 09:17.

Bom em minha opinião, o objetivo do indivíduo também é de extrema importância da determinação entre fazer exercícios sozinhos ou em grupos. Geralmente indivíduos mais jovens optam pela prática individualizada, em contrapartida a população idosa é um ótimo exemplo de que se trabalharmos em grupo, alcançamos melhores resultados, visto que é uma população que sofre com um certo grau de timidez, e o trabalho em grupo serve como meio de socialização.

Por Eduardo Rodrigues
em 9 de Novembro de 2011 às 01:12.

Laércio, creio que esse é um tema muito interessante, pois aborda a área de psicologia, envolvendo uma área muito importante da mesma: a motivação. Creio que essa resposta fisiológica positiva (em relação à endorfina), é advinda dos fatores intrínsecos, sendo eles: personalidades, necessidades, interesses, motivos, metas e expectativas (Weinberg & Gould, 1999). Considerando também o relato de experiência da Ana Luiza, o fato de se trabalhar em grupo com a terceira idade já evidencia a importância das necessidades desse grupo, no caso a interação social, pois sabemos que há uma grande segregação social desta população. Outra interação interessante em relação a prática em grupo é a participação de pessoas “high achievers”, ou pessoas orientadas para o sucesso (Atkinson, 1974), as quais inseridas com pessoas “low achievers” acaba gerando um estimulo positivo para estas, mostrando então um grande fator motivacional.

Entretanto sempre há aqueles que defendem a prática solo dos exercícios, na minha opinião esta pessoas, as quais são orientadas para o sucesso, preferem optar por praticas com objetivos a fim de “alimentar” seu comportamento de performance, ou seja, essa opção por prática em grupo ou solo, dara de indivíduo para indivíduo, mas caso alguém tenha alguma duvida sobre isso, experimente uma corrida em grupo e sozinho, e veja qual lhe proporcionou mais prazer.


Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.