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CONVITE 

PROJETO:  UFBA - ESCOLAS PÚBLICAS DA CIDADE E DO CAMPO: REFERÊNCIAS CURRICULARES PARA EDUCAÇÃO FÍSICA NA ESCOLA BÁSICA

FESTIVAL GINÁSTICA: ALEGRIA NA ESCOLA
SEMINÁRIO INTERATIVO REDE PÚBLICA DE ENSINO  - Dia 6 de novembro de 2010 das 07:00 h às 18:00 horas
Centro Educacional Edgard Santos (Fazenda Garcia) - FACED/UFBA (Vale do Canela)

   A escola pública está sofrendo as conseqüências históricas da aplicação de políticas que durante anos contribuíram para a destruição do patrimônio público, do ensino público e do direito à educação de qualidade, socialmente referenciada para todos. Isso significou anos e anos de baixos investimentos orçamentários, desvalorização do magistério, a negação e o esvaziamento dos conteúdos, das vivências e experiências elaboradas e sistematizadas que garantem o desenvolvimento da ciência e da atitude científica, das humanidades, das artes e da educação física e esporte na rede de educação pública.
A precarização da educação e o comprometimento de seu caráter público, laico, gratuita, de qualidade socialmente referenciada se acentuaram na era do neoliberalismo e de degeneração e decomposição do capitalismo.
As conseqüências sociais desta política recaem sobre crianças e jovens e seu futuro.

   Constatamos em nossos estudos que conteúdos são negados, o tempo pedagógico é burlado e, das aproximadamente 2.000 escolas da rede pública estadual de ensino do Estado da Bahia, a grande maioria não apresenta condições objetivas para trabalhar a Educação Física, e mais, especificamente, a Ginástica que não é exercitada criativamente, não é tratada científicamente e, portanto não é pedagogicamente ensinada no interior da escola. Constatamos, ainda, que dos 2.330 professores de educação física, aproximadamente 1.000 não tem formação superior. Constatamos também que a violência, seja ela simbólica, pela negação do conhecimento seja pela burla do tempo pedagógico - ou outras formas, como a violência física, psicológica, emocional, por exemplo, está sendo ampliada na escola.

   Após esse diagnóstico inicial, assumimos a responsabilidade coletiva de apresentar e desenvolver um projeto que integrasse universidade e escola pública, que enfrentasse os problemas do trabalho pedagógico e indicasse diretrizes curriculares para a escola básica na área da educação física. Trabalho pedagógico que implica no trato com  os pares dialéticos que o constituem a saber: “objetivos-avaliação”, a forma de tratar com o conhecimento, “conteúdo-método”, os tempos e espaços pedagógicos, o emprego de equipamentos e materiais didáticos, as relações e gestão entre professores, estudantes, comunidade, Estado e, fundamentalmente, que apresentasse diretrizes curriculares para a Educação Física na escola básica.
Com isto estamos nos propondo a enfrentar as problemáticas referentes a sonegação do conhecimento e a burla do tempo pedagógico.

   Agora que o Brasil vai sediar Jogos Mundiais de Futebol (2014) e Jogos Olímpicos (2016) e que pretende se colocar entre as 10 maiores potencias esportivas do mundo, defendemos mais do que nunca a necessidade da elevação do padrão cultural esportivo da população, o direito de todos as práticas do esporte de qualidade bem como, defendemos um lastro nacional de cultura esportiva elevado, construído a partir da escola pública.
Trabalhamos semanalmente, em semestres letivos, com a base teórica da Educação Física, na perspectiva metodológica critico-superadora que destaca o quanto é vital para a humanidade o acesso ao conhecimento elaborado, sistematizado na escola e o que significa a alegria de dominar o conhecimento científico e seus meios de produção no campo da cultura corporal.

   Consolida-se, assim, o projeto “GINÁSTICA: ALEGRIA NA ESCOLA”. Após mais um semestre de trabalho (2010.2) com as bases – apoios e giros – e os fundamentos da ginástica – equilibrar, saltar, embalar/balançar, girar/rolar, suspender/trepar.
Agora estamos colocando a público, para debate, na forma de um FESTIVAL e de um SEMINÁRIO INTERATIVO a proposta de trabalho desenvolvida nas escolas públicas, bem como, as propostas desenvolvidas pelos professores da Rede Pública Estadual e Municipal que vem enfrentando o desafio de valorizar a educação pública na Bahia e as propostas de Grupos de Pesquisa de Universidades Públicas que estão formando professores no nordeste do Brasil, em especial nos Estados da Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia.
Apresentamos também, o trabalho desenvolvido junto aos assentamentos em áreas de reforma agrária com o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra e o trabalho junto ao Curso de Licenciatura em Educação do Campo, experiências essas que estão sendo documentadas e cientificamente avaliada. 
Apresentamos também o esforço de professores que estudaram e analisaram as proposições de referencias curriculares para o ensino da educação física na escola básica.

   Nesse ano de 2010.2, portanto, provavelmente vamos poder contar com a presença de Grupos de Estudo e Pesquisa na Educação Física, das Universidades Federal da Paraíba, Universidade Federal de Pernambuco, Universidade Federal de Alagoas, Universidade Federal de Sergipe e da Universidade Estadual de Feira de Santana. Vejam a programação a seguir que poderá sofrer pequenas alterações.

PROGRAMAÇÃO:
DATA 06 DE NOVEMBRO DE 2010.
PELA MANHÃ

NO CENTRO EDUCACIONAL EDGARD SANTOS ( Fazenda Garcia)

1º momento – ABERTURA (apresentação da equipe, dos Grupos de Pesquisa, dos projetos, das escolas, dos Movimentos de Luta Social do campo MST e MTD demais convidados).
2º momento – Apresentação das SÉRIES GINÁSTICAS: dos estudantes da escola pública, dos acadêmicos da UFBA, dos estudantes em conjunto.
3º momento – Apresentação de uma representação do Curso de Licenciatura em Educação do Campo
4º momento – Apresentação dos estudantes do ACC EDC 456
5º momento – Apresentação dos demais trabalhos práticos de professores da rede púbica do estado da Bahia.
6º momento – CONFRATERNIZAÇÃO

PELA  TARDE

PARA OS PROFESSORES - FACULDADE EDUCAÇÃO UFBA (Vale do Canela)
1º Momento - Apresentação de Painel com exposição das experiências desenvolvidas pelos professores da Rede Pública de Ensino para tratar de conteúdos específicos da educação física e valorizar a escola pública.
2º Momento – Apresentação de indicações de proposições curriculares para a educação física na escola básica. Propostas de trato com o conhecimento por áreas e sistemas de complexo.
3º Momento – Avaliação. Nova Síntese. Novos compromissos.

PELA TARDE

PARA OS JOVENS – NO CENTRO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTES (CEFE) – UFBA. (em ONDINA)
1º Momento – Jogos esportivos e recreativos com os participantes do Festival interessados.
2º Momento – Avaliação e encerramento. Novos compromissos.

Agradecemos, antecipadamente, a presença e a contribuição de todos!!!!

APOIO: REDE CEDES/Ministério do Esporte
PÓLO UFBA – LEPEL/FACED/UFBA
SECAD/MEC

TURMA 2010.2 GINÁSTICA ESCOLAR – FACED/UFBA

Coletivo Coordenador do Trabalho da Ginástica:
Celi Taffarel - Professora Dra. Titular (UFBA/CNPq).
Alexandre Bezerra – Professor Tutor (REDE CEDES/ME).
Flávio Santos de Santana – Tutor (REDE CEDES/ME).
]
Coletivo Coordenador do Trabalho dos ACCEDC 456

Cláudio de Lira Santos Júnior – Professor Dr. (UFBA)
Celi Taffarel -  Professora Dra. Titular (UFBA/CNPq)
Herbert Vieira de Moura  Estudante Munitor (UFBA)

Coletivo de Coordenadores e Participantes do LEPEL/FACED UFBA E DE GRUPOS DE PESQUISA DAS IES DO NORDESTE E O GRUPO DA EDUCAÇÃO DO CAMPO

Cláudio de Lira Santos Júnior – Professor Dr. (LEPEL/UFBA)
Carlos Roberto Colavolpe – Professor Ms. (LEPEL/UFBA)
Celi Taffarel -  Professora Dra. Titular (LEPEL/UFBA/CNPq)
Fernando Cunha (UFPB)
Roseane Soares de Almeida (UFPE)
Marcelo Barreto (UFPE)
Joelma Albuquerque     (UFAL/Arapiraca)
Solange Lacks (UFS)
Raquel Rodrigues( UEFS)
Welington Araújo (UEFS)
Érika Surruagy – Professora Ms. (UFRPE)
Marise Carvalho – Professora Ms. Doutoranda (UFBA)
Teresinha de Fátima Perin – Professora coordenadora pedagógica (Educação do Camo)
Cláudio Eduardo Felix dos Santos – Professor UNEB e Doutorando FACED/UFBA
Myna Lizzie - Professora orientadora (Grupo Pesquisa LEPEL/FACED/UFBA)
Carolina Nozela - Professora colaboradora (Grupo Pesquisa LEPEL/FACED/UFBA)
Joselucia Ambrozzi – Professora Rede Pública Membro LEPEL FACED UFBA
Kátia Oliver de Sá – professora Dra. Coordenadora do Pólo de referencia Educação do Campo UFBA.
Carol Nozella Gama – Mestranda FACED/UFBA

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DA BAHIA, SUPERINTENDÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA, COORDENAÇÃO DE EDUCAÇÃO FÍSICA
http://www.faced.ufba.br/~lepel/    http://www2.faced.ufba.br/
Professora Kelly Costa

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