Cevnautas,

Agradecendo a todos que têm dado força nesses anos todos postei uma notinha no Blog, onde aparecem os links, fazendo do texto abaixo um hipertexto. A viagem é boa pra matar as saudades desse curso de 17 anos que cada um pilotou do jeito que deu, mas sempre com esperança e alegria.

http://blog.cev.org.br/laercio/2013/cev-17-anos-balanco-e-sacolejos/

CEV 17 anos: Balanço e Sacolejos

Andei buscando assunto relevante pra comemorar mais um aniversário do CEV, e o primeiro impulso foi dizer que já durou 17 anos – para o espanto de todos – porque foi uma teimosia do coordenador e do Gerente de Tecnologia (que começou jovem e webmaster em 1996), Alexandre Moreno.

Mas, a verdade é que tivemos muiiita gente envolvida nesse curso de 17 anos. Somos 35.157 hoje, 30 de julho de 2013.

A história já foi contada nos mais de 150.000 documentos indexados como mensagens de listas de discussão até maio de 2008 e postagens nas Comunidades de lá pra cá.

Como sabemos todos, o CEV foi produto de uma tese de doutoramento em Educação Física na FEF- Unicamp, orientada pelo João Tojal, e que teve o Manoel Tubino, Fredric Litto, Renato Sabbatini, Alfredo Faria Jr., Aguinaldo Gonçalves e Braulio Araujo nas bancas de qualificação e defesa. O jeitão tecnológico veio da falecida tese de doutoramento em Ciência da Informação perdida por decurso de prazo na ECA-USP. De lá veio a tecnologia e o orientador Fredric Litto, que foi o co-orientador na Unicamp, junto com o Renato Sabbatini, que estava criando o Hospital Virtual quando estalou a ideia do Centro Esportivo Virtual durante um curso no Núcleo de Informática Biomédica da Unicamp, onde o CEV deu os primeiros passos com o apoio do Ministério Extraordinário dos Esportes – MEE. Um grupo de grandes jornalistas recém reunidos no Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo – LABJOR , Juca Kfouri, Alberto Dines, José Marques de Melo… mantiveram o pique de Comunicação no primeiro Curso Especialização de Jornalismo Esportivo do Labjor, cujos estudantes foram compulsoriamente inscritos na primeira lista de discussão.

O portal CEV seria apresentado em uma reunião de diretores de escolas de Educação Física reunidos em Campinas pelo MEE em setembro de 1996.

Entre essas três possibilidades: inicio da tese em janeiro, portal divulgado em setembro, e a lista efesport-L criada em 30 de julho, elegemos o dia de criação da lista como aniversário, com a mensagem do engenheiro do Centro de Computação da Unicamp José Pinheiro:

> Date: Tue, 30 Jul 1996 17:43:12 -0300 (BSC)
> From: Jose Matheus Pinheiro Jr.
> To: LAERCIO ELIAS PEREIRA –
> Subject: Re: EFESPORT … criada.
>
> Laercio, boa tarde.
> a lista efesport-l ja foi criada.
> Saudacoes, Pinheiro.

Depois escrevo mais capítulos, especialmente os dos sacolejos.
Parabéns a todos!
Laércio

PS: Aceitamos presente de aniversário. Estamos precisando de força no Facebook. Curtir notas lá, se possível periodicamente, ajuda. Vamos viralesAR? (sim, de virales, o microrganismo bom de atravessar filtros, essencial às células vivas): https://www.facebook.com/cevnauta

 

Comentários

Por András Vörös
em 30 de Julho de 2013 às 20:28.

Parabéns Laércio!

Parabéns para todos quantos perticipam de nossas listas e comunidades.  Vamos em frente para o jubileu de Prata !!!

Abraços

Por Roberto Affonso Pimentel
em 31 de Julho de 2013 às 09:46.

Laércio e grupo de professores, jornalistas e a todos que construiram este CEV, e a nós outros que contribuímos para sua perpetuação,

Parabéns pela iniciativa e empenho que demonstram por tão oportuna criação. Como participante, e atendendo sua manifestação por um presente, estarei entregando a você no nosso encontro do dia 3/8, em Brasília, um exemplar da História do Voleibol no Brasil, possivelmente inédita no País. Faço votos que aprecie.

Isto se a greve dos aeronautas mô-lo permitir.

 

 

 

Por Laercio Elias Pereira
em 31 de Julho de 2013 às 16:02.

Andras e Roberto,

   O CEV sobrevive por causa da dedicação de pessoas especiais como Vocês dois. O Andras também é nosso mestre das Comunidades Artes e da EF no Paraná, além de ter aplicado parte da paciencia e generosidade para fazer decolar as DesconferenCEV, que deverão voltar.

  Bebemoremos¹

  Laercio

Por Edison Yamazaki
em 1 de Agosto de 2013 às 01:30.

Sou novo nessa comunidade, mas acho bacana a maneira como nos inter-relacionamos. Acho simplesmente a idéia do CEV fantástico e sua criação um momento único para o esporte brasileiro.

Uma pena que eu esteja tão longe de várias realidades brasileiras, mas o fato de poder utilizar esse canal para trocar idéias, fazer conjecturas, aprender e "conviver" com todo esse pessoal é sensacional.

Parabéns, Laércio, pela iniciativa e visão.

Edison Yamazaki

Por Laercio Elias Pereira
em 1 de Agosto de 2013 às 09:30.

Opa, Edison,

Como Você é um dos cevnautas mais atuantes, e está sempre na capa do CEV porque costuma prestigiar o CEV  fazendo login, niqui eu mostro o CEV (sou o rei dos intervalos dos congressos de Educação Física e vivo passando nos cursos & faculdades, abusando nas aulas dos amigos ;-) esnobo que, entre os 35 mil, temos cevnautas atuantes no Japão e na Austrália, e clico na sua foto e na do JK  ;-)

    Bebemoremos com saquê!  ;-)

    Laercio

 

Por Alberto Puga
em 1 de Agosto de 2013 às 12:08.

Laercio e Equipe CEV!

cevnautas!

Graças a 'visao' do dr laercio elias pereira, o 'projeto CEV' decolou em 1996,em evento coorganizado pelo Ministerio Extraordinario dos Esportes,PUCCAMP,UNICAMP com a participacao derepresentantes de todo  Brasil. Tal celebracao exigia 'etiqueta',e,ali estava o dr laercio de paletó-e-gravata. O projetoCEV renovava o 'pacto federativo'[INSTITUICOES/PESSOAS DE TODO O BRASIL]... e surgia a efesport-L...espaco virtual democratico de intensa informacao  e  aprendizagem

Em nome dos atuais e de todos os Membros da 'cevleis-L',atual Comunidade Legislacao Desportiva-CEVLEIS, na  pessoa do dr laercio elias  pereira, saudo a todos no momento do 17º aniversario;

alberto puga,moderador CEVLEIS

 

Por Laercio Elias Pereira
em 1 de Agosto de 2013 às 18:12.

Opa, Puga,

Devo dizer pra turma que Vc sempre esteve por perto (na fundação do CBCE, no CEV, no CONFEF...).

Muita gente ainda chama o CEV de CEVLEIS, tanto tem sido o movimento da turma das leis nesses 17 anos, sob a batuta incansável do Dr. Puga. Já fizeram até vários congressos brasileiros de Legislação Desportiva e muuiiitos regionais, além da criação de várias associações.

UFA!

 Laercio


Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.