Cevnautas,
  Agora os sem-tvpaga já podemos assistir ao Juca Entrevista do João Freire. A Denize editou e colocou no youtube. Arrisquei fazer uma espécie de ementa pinçando algumas frases de perguntas e respostas, pra quem quiser entrar na entrevista por blocos diferentes. Vamos ver se funciona. Laércio

Juca Entrevista João Freire Parte 1
Quem é João Batista Freire? Um trabalhador. O compromisso ético de viver. Mestrado em EF; Doutorado em Psicologia Educacional. Trabalho na USP, Paraíba, Unicamp, UDESC. Hoje no Instituto Esporte e Educação. O Professor mata um leão a cada segundo. Só sei ser professor. E a ditadura? O ser humano é um copo. Educação Física é uma disciplina que ensina a ser um corpo.

Juca Entrevista João Freire parte 2
O tempo da ditadura. Torço para o São Paulo. Meu pai era estivador. Ouvi em casa o discurso do Brizola. Pedi demissão do trabalho de contabilidade e fui fazer educação física. Sempre fui sindicalizado, fiz greves. O trabalho com esporte começou em São Bernardo do Campo, no Estádio que viria a se chamar de Vila Euclides. Ditadura é igual o vestibular. Qualquer coisa é melhor. A vida em São Bernardo e o melhor projeto de esporte. Aprendi tudo lá. A origem no Nordeste (pai nordestino) tem a ver com a paixão pelo sertão?

Juca Entrevista João Freire Parte 3
A paixão pelo sertão brasileiro. A origem e infância nos Morros da Penha e São Bento, em Santos. Cabaceira, a Holiwood Brasileira. O coronelato está diminuindo no Brasil. As mudanças dos últimos 20 anos no sertão. Nós ainda vamos ver uma política esportiva no Brasil? Não precisamos potencializar a violência e a ganância do esporte, mas as virtudes: solidariedade, tolerância, indugência
O Blog do João Freire no CEV. O dia do desafio da educação. Só esporte atraente em vez das disciplinas que afugentam os alunos da escola. Com a bola nos pés mudamos um país, como disse o Sócrates. Precisamos mudar as disciplina de base da escola para: alimentação, amor, solidariedade, sexualidade, higene e as outras como coadjuvantes.

Juca Entrevista João Freire Parte 4
A revolução na educação. O Negro no Futebol Brasileiro, do Mario Filho. O exemplo da pedagogia do futebol. Eu daria o Nobel pro Nicolelis pelo exemplo de pedagogia. Temos uma pedagogia européia. Os casos do Robinho e as esperanças no Neymar. Sim, os livros estão no http://blog.cev.org.br/joaofreire Pedagogia do Futebol, Educação de Copo Inteiro, De corpo e Alma, O jogo entre o riso e o choro.

Juca Entrevista João Freire Parte 5 (final)
Esperanças na  época da Unicamp e Labjor. A frustração com o Ministério do Esporte, FHC, Lula e parece que mais 4 anos. Ministros não conseguem enxergar o lado educativo do esporte. A caravana do Esporte. O PT foi péssimo para o esporte.  O Lino devia ter sido ministro (em vez de ter sido um secretário alijado). Os petistas de carteirinha. O exemplo do Nicolelis. O esporte afasta da droga? Os juizes são coniventes com a violência do futebol. Despedidas.

Comentários

Por Anelise Beatriz Gamba
em 2 de Março de 2011 às 23:04.

Obrigada Professores !  Mto bom poder assistir essa entrevista do Prof. João Batista Freire, suas sábias palavras...q blz!!!

http://anelisegamba.blogspot.com/2011/03/salve-profdrjoao-batista-freire-sempre.html

Por Joice Silva
em 3 de Março de 2011 às 18:02.

Obrigada Laercio por dividir esse material.

Sem duvida foi uma das melhores aulas da minha vida! Batista Freire simplesmente é mais do que professor, é um grande exemplo de educador.

Conheço alguns de seus livros mas, compreender atravé das suas falas toda a gama de conhecimentos que ele produz e reinventa é gratificante.

Estou extasiada!! Tive diversos lampejos de ideias para as minhas aulas com toda a influência das palavras de Freire!!

Obrigada por existir e fazer da sua existência sentido- significado para nós educadores, constantes pesquisadores, em busca de uma nova Educação.


Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.