Prezados prof, mais uma para a discussão sobre a fragmentação e divisão da Educação Física em Licenciados e bachareis. Em Alagoas nossa rede pública , reforçada por Lei estadual não comporta a categoria de bachareis , até mesmo em atendimento a resolução do CNE que acatou a divisão. Como sabemos após esta resolução os licenciados apenas, atuam no campo da EDF escolar, ou seja dão "aulas de EF" e aos bacharéis , de acordo com  resolução 16. Com essa nova regulamentação, o licenciado em Educação Física está habilitado a atuar na docência em nível de Educação Básica e o bacharel a atuar no ambiente não-escolar. Portanto, o aluno que deseja atuar nas duas frentes deverá obter ambas as graduações, comprovadas através da expedição de dois diplomas, como conseqüência de haver concluído dois cursos distintos, com um ingresso para cada curso.

Vejam só o  jurídico, aos nossos professores, concursados cabem apenas as "aulas" na Educação Básica, jogos , olímpiadas, etc caberíam aos bachareis, os quais  não temos na rede, só através de monitores contratados através de TAC de maneira provisória . Pergunto e agora José/CONFEF,como ficam os professores?

Comentários

Por András Vörös
em 8 de Maio de 2011 às 09:46.

Meus Caros:

não há nada de errado, o que falta é entendimento de como funcionam as coisas.

Quando o curso de Educação Física foi fragmentado entre licenciatura e bacharelado (por puro interesse econômico e jogada de marketing), poucos ou ninguém reclamou. Oi interesses imediatos falavam mais alto.

Agora é hora de aprender com os erros do passado. Basta cursar uma complementação !!!!

No caso da Geografia, a formação final é de Geógrafo, e para se dar aulas é necessária a licenciatura.......

Os que são licenciados farão complementação para atuar como bachareis, e os bachareis farão complementação para se tornarem licenciados.......ou seja , nada mudou !!!!!

Da maneira como está, o CONFEF atuará impedindo que licenciados ministrem treinamentos esportivos nas escolas (aplicando multas)......creio que desta forma estarão se abrindo novas vagas de trabalho. Como no Brasil está sobrando dinheiro para a Educação....será fácil resolver o problema.

Depois da festa vem a ressaca !!!!!!!

Abraços e Boa Sorte !!!!

Por Leopoldo Gil Dulcio Vaz
em 10 de Maio de 2011 às 15:40.

András

isso não émais possivel... antigamente, sim, voce entrava e podia sair com os dois titulos, com a complementação... agora, são duas entradas, o que exige um novo vestibular... para duas saidas... a legislação permie - mas as universidades não se adaptaram - a oferta de disciplinas - como um cardapio, de tudo o que oferecem, dentro da cada área, e voce seleciona, dentro do minimo a ser estudado, o que deseja fazer... ai, voce pode ir buscar, na graduação modelo bacharelato, as disciplinas pedagogicas e sair, com uma graduação - bacharel, mas com conterudos que permitem voce se dedicr ao ensino... ainda existe a modalidade de esquema I, em que o bacharel cursas discipli9nas  pedagogicas, que possibilitem o ensino...

esta muito confuso, hoje, mas pela legislação recente, duas entradas, duas saidas...

Por András Vörös
em 10 de Maio de 2011 às 20:34.

Caro Leopoldo:

agradeço os esclarecimentos que talvez sejam úteis à outros também....

não tive tempo de pesquisar mas será que na Geografia, na Biologia, na Química, na História tb é assim? ou será apenas uma peculiaridade da Educação Física?

De qualquer maneira: quem ganha com essa situação e estado de coisas?

Será que isso foi uma evolução da dita classe de Profissionais da Educação Física?

Estou me preparando para sair de cena, assim conclamo os mais jovens para irem à luta !!!!!!

Abraços....


Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.