Cevnautas, mais um Mestre que encerrou a missão no planeta. A fila está andando. aDeus! Laercio

De: José Cruz
10:01 (30 minutos atrás)

... com tristeza informo a morte do professor Mário Ribeiro Cantarino Filho, decano dos técnicos de atletismo.
Natural de Niteroi, RJ, onde nasceu em 1931, ele morreu esta madrugada, em Brasília.
O velório será no Campo da Esperança, até às 19h, e o corpo será cremado amanhã.

Cantarino era dono de uma das mais espetaculares bibliotecas esportivas particulares do país, cerca de 5 mil volumes e milhares de recortes de reportagens e notícias sobre educação e esporte.

Há três anos vendeu a coleção para a Universidade Federação do Espirito Santo, onde também lecionou.

"Foi no final da década de 50 que elaboramos a primeira "Bibliografia de Atletismo", que foi datilografada e mimeografada, com muita dificuldade, e com poucos exemplares copiados, preparados com os meios existentes naquela época. Visto hoje, os caminhos transcorridos, para a confecção das poucas páginas da bibliografia ci tada, chegam a ser como uma peripécia circense. Lamentavelmente, não possuímos um único exemplar dessa primeira investida na elaboração de uma modesta bibliografia desportiva. A experiência não ficou somente no repertório bibliográfico sobre Atletismo, porquanto por força de trabalho profissional, com equipes de Remo e de Futebol em clubes capixabas, elaboramos o "Ensaio de Bibliografia Internacional de Remo" (1969), mimeografado e com 6 páginas, e o "Ensaio de Bibliografia Internacional de Futebol" (1970), mimeografado e com 11 páginas. Em 1975, Helena Pessoa Cantarino apresentou, no seu Curso de Biblioteconomia, a "Bibliografia de Futebol", com outras características, mais enriquecida que a nossa, com 14 páginas."

O texto acima é de Cantarino, em artigo exclusivo para o CEV -- Bibliografia Esportiva: relato de uma experiência -- do qual era colaborador e incentivador.
http://cev.org.br/biblioteca/bibliografia-desportiva-relato-uma-experiencia/

Comentários

Por Laercio Elias Pereira
em 21 de Janeiro de 2012 às 13:14.

Pessoal,

  Bati errado a data de nascimento mas achei um vídeo no blog do Pedro Tatu http://blogdopedrotatu.blogspot.com/2012/01/in-memorian-cantarino.html

http://www.youtube.com/watch?v=ervvpTInqnE

Desculpaí. Laercio

Por Dirce Maria Correa da Silva
em 22 de Janeiro de 2012 às 09:39.

O professor Cantarino foi uma das maiores referências da Educação Física brasileira. Sempre gentil, quem o procurava tinha sempre palavras de incentivo e de crença na Educação Física. Que Deus lhe abençõe e guarde sua família.

Dirce   

Por Pedro Osmar Flores de Noronha Figueiredo
em 22 de Janeiro de 2012 às 19:14.

Olá Laércio e demais...

Pois é, lastimamos a perda do Mestre Cantarino. Conheço algumas poucas pesquisas sobre ele. Teve uma publicada na pensar a prática sobre a história da Educação Física na UnB. O Prof. Fábio Assis e a profa Dulce Suassuna. Vou ver se consigo a entrevista que fizeram com ele.

Agora temos que organizar todas as homenagens que lhe são devidas.

Abs

Pedro Tatu


Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.