III Seminário de Metodologia do Ensino de Educação Física

Objetivos:

O “III SEMEF”, organizado pelo Grupo de Pesquisas em Educação Física escolar da FEUSP, tem por objetivos promover um espaço efetivo para o debate acerca do ensino de Educação Física na contemporaneidade, socializar e discutir experiências relativas à prática pedagógica, bem como tratar de questões teóricas que fundamentam as ações educativas. Busca ainda, analisar e divulgar diferentes propostas em desenvolvimento nas escolas de Educação Básica e suas repercussões sociais.

Em sua terceira edição, o SEMEF se consolida como um espaço de protagonismo docente, no qual os professores de Educação Básica assumem a autoria de suas práticas pedagógicas e analisam as produções dos colegas, partindo do princípio de que o diálogo é um instrumento adequado para a coletivização da produção dos conhecimentos numa sociedade democrática.

Público-alvo: Educadores em atuação na Educação Básica para apresentação de trabalho e Licenciados em Educação Física ou Pedagogia, sem apresentação de trabalho.

Carga horária: 20 horas

Certificação: em função do cumprimento de 80% da carga horária do evento ou mediante a apresentação de trabalhos, conforme a modalidade.

Período de realização: 15 e 16 de julho de 2010.

08/03 a 06/06 - envio de propostas de apresentação nas diversas modalidades. (Ficha de inscrição)

07/06 a 20/06 - encaminhamento de mensagem de aceite dos trabalhos.

21/06 a 14/07 - inscrições para os demais participantes (até o preenchimento das vagas).

Os trabalhos encaminhados deverão explicitar qual a modalidade pretendida:

 Mesa Redonda
  
Apresentação em sessão coordenada, constituída por temática afim ao evento e enviada por iniciativa dos participantes. Comunica de forma abreviada os resultados de pesquisas concluídas. Em caso de trabalhos de autoria coletiva, apenas um(a) autor(a) comporá a mesa.

 Relato de Experiência
  
Reunião destinada à apresentação de propostas de trabalho, projetos didáticos ou experiências de ensino, mediante depoimento e conversação com os(as) interessados(as).

Pôster

  
Exposição visual e oral de trabalhos de pesquisa, projetos de intervenção pedagógica ou experiências de ensino.

Inscrições

Com apresentação de trabalho:

De 08/03 a 06/06, os interessados em apresentar trabalhos poderão inscrever-se pessoalmente na Seção de Apoio Acadêmico da FEUSP, por correio ou e-mail. Em todos os casos é necessário anexar cópias do RG, da ficha de inscrição preenchida e de um documento comprobatório de atividade docente na Educação Básica (carteira profissional ou contracheque). Nos dois primeiros casos, um CD contendo um arquivo eletrônico do trabalho deverá acompanhar a documentação. Para inscrições por e-mail, a documentação deverá ser escaneada.

Não haverá cobrança de taxas.

Sem apresentação de trabalho:

De 21/06 a 14/07, as inscrições devem ser realizadas pessoalmente na Seção de Apoio Acadêmico da FEUSP, mediante a apresentação de cópias do RG e diploma ou certificado de conclusão do curso de Licenciatura em Pedagogia ou Educação Física.

Não haverá cobrança de taxas.

Normas para envio dos trabalhos (Mesa Redonda, Relato de Experiência e Pôster)

     Todos os trabalhos encaminhados serão submetidos à avaliação da Comissão Julgadora, que decidirá sobre sua aceitação segundo os critérios de pertinência e qualidade: adequação da temática, consistência de argumentação, lógica de progressão, registro linguístico apropriado e fundamentação teórica.

     Será respeitada a opção pela modalidade de apresentação. Caso deseje, o(a)(os) autor(a)(es) poderá(ão) sugerir uma segunda possibilidade, desde que sejam respeitados os critérios acima.
     Só serão aceitos trabalhos com, no máximo, 3 autores.

     Só será permitida a apresentação de um trabalho diferente por modalidade (mesa, pôster ou relato de experiência).

Todos os trabalhos enviados, independentemente da modalidade prevista, devem conter resumo e texto completo, segundo as seguintes especificações:

1) Resumo: Aproximadamente 1000 caracteres com espaço simples, fonte Times New Roman tamanho 12, sem parágrafo, margens 2,0 cm, e três palavras-chave. O título do trabalho deverá ser digitado em letras maiúsculas e em negrito. Após o título, o resumo deverá indicar a autoria e a instituição onde exercem a docência. Nas modalidades pôster, oficina e relato de experiência, o resumo poderá descrever sucintamente o conteúdo a ser socializado. Caso o(a) autor(a) pretenda submeter seu trabalho na modalidade “participação em mesa redonda”, o resumo deverá conter: objetivos do trabalho a ser apresentado, metodologia e resultados.

2) O texto completo deve conter no máximo 8000 caracteres com espaçamento 1,5 (incluído as referências bibliográficas), em documento Word, página A4, fonte Times New Roman, tamanho 12 e margens 2,0cm. O texto deverá explicitar os objetivos do trabalho, a metodologia e o quadro teórico (para relatos de experiência e pôsteres) e, também, a discussão dos resultados e conclusões (para as mesas).

Observações: 1) Os recursos necessários pelos apresentadores deverão ser mencionados ao final do texto (Datashow, Retroprojetor, TV e vídeo); 2) Os trabalhos selecionados serão publicados no sítio do Grupo de Pesquisas em Educação Física Escolar da FEUSP (www.gpef.fe.usp.br).

Dinâmica de apresentação dos Pôster

     O espaço para apresentação do pôster será de no máximo 90 cm de altura por 130 cm de largura.

     Os pôsteres deverão ficar expostos durante todo o evento.

     A Comissão Organizadora fixará o horário para uma breve exposição ao público, ocasião em que os(as) apresentadores(as) esclarecerão as dúvidas e questionamentos dos(as) interessados(as).

Dinâmica de apresentação dos Relatos de Experiência

     A Comissão Julgadora encarregar-se-á de organizar as seções de apresentação dos trabalhos, reunindo temas correlatos.
 
     Cada seção contará com um coordenador e três apresentadores.
  
     Cada apresentador terá 30 minutos para a exposição de seu trabalho e após o término das apresentações serão abertos mais 30 minutos para discussão dos trabalhos.

Dinâmica de apresentação das Mesas Redondas

     As Mesas Redondas serão compostas por 3 (três) expositores, além do coordenador indicado pela Comissão Organizadora.

     O coordenador dirigirá a apresentação dos trabalhos e conduzirá as questões.

     Os expositores das Mesas-Redondas terão até 30 minutos, cada um, para apresentação de suas contribuições. Ao final, serão reservados 20 minutos para os debates.

Certificados


   * Os certificados de apresentação dos trabalhos, independentemente da modalidade, serão entregues ao final da discussão. Os certificados de participação poderão ser retirados na Seção de Apoio Acadêmico a partir do dia 21/07.

Comissão Organizadora

   * Grupo de Pesquisas em Educação Física Escolar da FEUSP/CNPq.

Endereço para o envio de trabalhos:
Seção de Apoio Acadêmico, Cultura e Extensão
Av. da Universidade, 308 - Bloco B - Sala 19
Cidade Universitária - São Paulo - SP
CEP - 05508-040

Telefone: 3091-3574
Informações e dúvidas: terceirosemef@terra.com.br

http://www.gpef.fe.usp.br/semef_2010.htm

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.