Cevnautas,

Foi um sufoco completar a compra do Diccionario de Futebol, do Guy Gay, primeira edição, provavelmente de 1916 (esta nota é pra pedir ajuda sobre a data). Foi um enrosco completar o pagamento e uma angústia esperar a chegada pelo correio (na encomenda mais recente, vinda de Muzambinho, o caminhão dos Correios foi assaltado)   

Foi a mesma coisa com o Regulamento 7, que orientou a Educação Física no Brasil durante décadas. Quando encontrei o exemplar de 1934 num sebo na Rua São Bento, em São Paulo, escondi atrás da prateleira e corri na chuva em busca de dinheiro pra pagar.  

A publicação dos dois livros têm a novidade de edição. O Regulamento 7, feito pelo Fernando Giannini http://cev.org.br/qq/fernando-giannini/ com a ajuda da turma da Editora Phorte, pra atender o convite que o CEV ser apresentado para os representantes dos ministérios de países francofônicos em 2006, no INSEP http://www.insep.fr/  

Agora tem o ISSU. Publiquei as primeiras páginas do Diccionário para pedir ajuda na identificação da data da primeira edição.   

O charme do regulamento é o som de virar e arrancar a página arrastando o mause (não coube a programação de salvar a página rasgada, mas não estraga).   

http://cev.org.br/biblioteca/regulamento-7-metodo-frances/  

Quem ajuda a saber a data do diccionário?  

http://cev.org.br/biblioteca/diccionario-futebol-associacao-contendo-termos-technicos-inglezes-seus-equivalentes-vernaculo-regras-jogo-casos-impedimento/  

Laercio  

Comentários

Por Afonso Nina
em 23 de Outubro de 2013 às 13:04.

Parabéns pela inestimável contribuição à divulgação da memória da educação física.Não posso imaginar o trabalho que deu esse resgate e sua digitalização.No próximo semestre já colocarei à disposição dos alunos da disciplina História da Educação Física.Mais uma vez parabéns e obrigado.

Afonso Nina

Por Laercio Elias Pereira
em 23 de Outubro de 2013 às 18:25.

Prof Afonso,

Foi mesmo 99% de transpiração e 1% de inspiração. Mas, se o Dr. Afonso vai utlizar para as suas aulas na UFAM já compensou ;-0

   Não esqueça da foto na página do quem é quem! ;-)

   Obrigado pela força.

   Laercio

 

Por Domingos Antonio Dangelo Junior
em 23 de Outubro de 2013 às 20:26.

Eu tenho a 2ª edição, publicada pela Civilização Brasileira. Na pagina 71 desta 2ª edição do livreto (uso livreto porque o autor usa, é mesmo pequeno, mas de uma real grandeza) no rodapé se lê: “A 1ª edição do Diccionario do Futebol” foi feita em meados de 1922, sendo 10.000 a sua tiragem.” Na página 35 desta 2ª edição, é transcrito um regulamento organizado e aprovado pela Diretoria da APEA em 19 de fevereiro de 1931 e no Prologo desta 2ª edição o autor defende a profissionalização do futebol, com criação da profissão futebolista. O que ocorreu em 1933. Portanto a 2ª edição deve ter sido mesmo editada em meados de 1932, como indicou o Grande Edilberto Coutinho, in “Futebol, literatura e semântica”, Suplemento Leitura/Arquivo do Estado, Agosto/1994, escreveu que: “Diccionario do Futebol”, escrito por Guy-Gay (pseudônimo de um esportista da época), publicada a 2ª edição em1932 pela Civilização Brasileira e aprovado pela Associação dos Cronistas Esportivos. A primeira edição em meados de 1922, conforme informou o editor Enio Silveira. Poderíamos afirmar que: a 1ª edição foi editada em 1922 (seria a que o sr. tem, editada pela Gráfica Monteiro Lobato) e a 2 ª edição em 1932.

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.