Muito me preocupa com essa midiatização do MMA e ou outras lutas com objetivos primeiro o financeiro. Por isso deixo a seguinte pergunta para que debatamos: MMA: ESPORTE O VIOLÊNCIA?

Comentários

Por Aldemir José Ferreira Teles
em 16 de Agosto de 2013 às 21:01.

Prezado Jorge,

Este é um tema ao qual tenho me dedicado e sistematicamente alertado sobre os riscos da popularização dessa luta que não é esporte. Gostaria entretanto de postar três links de um programa que foi ao ar em 25 de janeiro deste ano, chamado Opinião Pernambuco, produzido pela TV Universitária.

Parte 1 O MMA foi o tema abordado no Opinião Pernambuco. Estiveram presentes no debate, o professor do Departamento de Educação Física da UFPE, Henrique Tchê, o secretário executivo de Esportes de Pernambuco e professor de educação física da UPE, Aldemir Teles e o atleta de Jiu-Jitsu, Evandro Lemos. Segundo o secretário, Aldemir Teles, o MMA não pode ser considerado um esporte, por conta da ausência de respeito à integridade física do oponente. Clique aqui para fazer o download do arquivo.

Parte 2 O MMA foi o tema abordado no Opinião Pernambuco. Estiveram presentes no debate, o professor do Departamento de Educação Física da UFPE, Henrique Tchê, o secretário executivo de Esportes de Pernambuco e professor de educação física da UPE, Aldemir Teles e o atleta de Jiu-Jitsu, Evandro Lemos. O secretário, Aldemir Teles, falou a respeito da popularização do MMA e como se formou um fenômeno midiático. Segundo ele, a indústria de entretenimento encontrou no MMA um grande negócio. Depois dos Estados Unidos, o Brasil é o país que mais fatura com a marca MMA.

Clique aqui para fazer o download do arquivo.

Parte 3 O MMA foi o tema abordado no Opinião Pernambuco. Estiveram presentes no debate, o professor do Departamento de Educação Física da UFPE, Henrique Tchê, o secretário executivo de Esportes de Pernambuco e professor de educação física da UPE, Aldemir Teles e o atleta de Jiu-Jitsu, Evandro Lemos. Segundo o secretário, Aldemir Teles, os eventos do MMA e de lutas em geral são uma espetacularização da violência.

Clique aqui para fazer o download do arquivo.

Abraço.

Por Jorge Luiz Fidencio da Maia
em 16 de Agosto de 2013 às 21:25.

Olá Ademir.

Os links não funcionam, tente colocá-lo de novo

Por Aldemir José Ferreira Teles
em 16 de Agosto de 2013 às 21:39.

Corrigindo os links:

Parte 1 - http://youtu.be/IjeHHLg0njQ

Parte 2 - http://youtu.be/mW83UW8dXPY

Parte 3 - http://youtu.be/dmQFKBPnW6o  

 

Por Aldemir José Ferreira Teles
em 16 de Agosto de 2013 às 21:52.

Agora é possível assistir aos vídeos, copiando e colando os links.

 

Por Laercio Elias Pereira
em 17 de Agosto de 2013 às 19:14.

Jorge, Dema, Pessoal,

Em 2011 puxei uma provocação para os advogados da CEVLEIS. Vamos inssistir lá também?

Legislação Desportiva - CEVLeis em 21-10-2011, às 12h57.
Por Laercio Elias Pereira

Cevnautas das Leis,

    Estamos precisando de apoio do conhecimento jurídico na comunidade Educação Física e Esporte. Recorro aos jurisconsultos(?) porque consta da história o uso de legislação de proteção aos animais pelo Mestre Sobral Pinto.

Em 1936 defende Luís Carlos Prestes e Harry Berger, líderes da Intentona Comunista de 1935, causa célebre em que, procurando livrá-los das condições desumanas a que estavam submetidos na prisão, invoca a Lei de Proteção aos Animais.

Daniel Gomes Pereira criou um novo debate na Comunidade Educação Física e Esporte

Para responder, entre em
http://cev.org.br/comunidade/ef-esporte/debate/mma-esporte-legitimo-rinha-humana/
Mma: Esporte Legítimo ou Rinha Humana?

MMA: esporte legítimo ou rinha humana?

 “Rinha humana”. Foi assim que o então senador republicano John McCain definiu o Ultimate Fighting Championship (UFC), maior campeonato de MMA (artes marciais mistas, o antigo “vale-tudo”) do mundo. Isto foi em 1996. Desde então, tanto o evento quanto o esporte — que combina modalidades de luta como o jiu-jítsu, boxe, karatê e wrestling — cresceram. As regras e cuidados com os lutadores, também. O nome “vale-tudo” caiu em desuso. Mas a morte de um lutador norte-americano após uma luta em 2010 reacendeu a polêmica: o MMA, afinal, pode ser considerado uma modalidade esportiva legítima? Ou é apenas barbárie?

O tópico é polêmico. Para os 250 médicos canadenses que tentaram banir o MMA do país, a resposta é a segunda opção. A morte de Michael Kirkham – a segunda na história do MMA regulamentado – foi tida pelos críticos como a prova de que o esporte é perigoso demais para seus praticantes. Kirkham, que tinha 30 anos, sofreu uma hemorragia cerebral após sua primeira luta profissional e, dois dias depois, foi declarado morto. “O objetivo (do MMA) é ferir e incapacitar seu oponente”, declarou Victor Dirnfield, presidente da Associação Médica do Canadá.” Não deveríamos tolerar este suposto esporte em uma sociedade civilizada”. Michael Kirkham fez sua estreia no MMA na luta que provocou sua morte por hemorragia cerebral

Atentas aos riscos excepcionais aos quais seus atletas se submetem, contudo, as grandes organizações vêm adotando critérios de segurança cada vez mais estritos. Lutas supervisionadas, ressonâncias magnéticas após as lutas, suspensões médicas para lutadores que sofreram algum tipo de ferimento, médicos ao lado do ringue, ambulância e testes antidoping são algumas das medidas de segurança adotadas nestes eventos. Da mesma maneira, árbitros são instruídos a terminar o combate imediatamente caso qualquer um dos atletas pareça incapaz de se defender ou sujeito a danos mais severos.

De qualquer maneira, os números indicam que o MMA se tornou um fenômeno econômico e midiático. O UFC, hoje avaliado em mais de 1 bilhão de dólares, quebrou seu recorde de vendas de pacotes de Pay per View em 2010, quando o lutador Brock Lesnar atraiu mais de 1.100.000 compradores para suas televisões.

Caro leitor,

Você considera o MMA um esporte legítimo ou uma espécie de versão humana da rinha de galo?

O MMA é um dos esportes que mais cresce no mundo. O que isso nos diz sobre a  sociedade moderna?

A Associação Médica do Canadá está correta em tentar banir o MMA no país?

O debate na cevleis: http://cev.org.br/comunidade/legislacao/debate/legislacao-para-briga-galo-vale-para-o-mma-brasil/

Por Marcos V C Silva
em 28 de Outubro de 2013 às 13:31.

Quem tem experiência com a pratica de luta?

Acho que MMA é esporte, mas gosto da prática sem fins competitivos. Tem coisas piores na TV e internet, tem outras formas de debater o tema MMA, tem coisas boas e ruins como qualquer atividade.

Um abraço a todos!

marcos 


Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.