psi - do Portal Educação
...........
quinta-feira, 9 de julho de 2009

A senadora Marisa Serrano (PSDB), integrante da Comissão de Educação no Senado, pediu ao Supremo Tribunal Federal para não estender o fim da exigência do diploma para os profissionais de Educação Física. O pedido foi feito junto ao presidente do Conselho Federal de Educação Física, Jorge Steinhilber, com o presidente da corte máxima do Poder Judiciário, ministro Gilmar Mendes.

“É claro e evidente que as profissões ficaram inseguras em saber se vão precisar de diploma ou não”, afirmou a senadora, que teme que o órgão estenda às demais profissões o fim da exigência do diploma, como foi feito com a classe dos jornalistas.

Além disso, ela explicou ao presidente do STF as peculiaridades da profissão de professor de Educação Física, que apesar de fazer parte do contexto educacional, está inserida no contexto da área de saúde.

Marisa destacou ainda que o profissional precisa ter conhecimentos sobre a anatomia do corpo humano e sobre morfologia. Para Steinhilber “é uma questão de risco para a sociedade o trabalho de atividade física, seja com jovem, gestante, adultos ou idosos não ser prestado por profissional devidamente habilitado, com formação”, acrescentando também outras questões como obesidade, sedentarismo e estresse pela necessidade de realizar exercício físico como parte do tratamento.

O professor de Educação Física e tutor do Portal Educação, Diesi Souza Ventura, acreditam que é um “momento de expectativa para várias profissões, pois com a não obrigatoriedade do diploma para os profissionais da área do jornalismo houve um alvoroço nas outras profissões; é o caso da Educação Física”. Ele ressalta ainda que existem pessoas que se julgam capacitadas para exercer as funções de um educador físico, sem ter a mínima noção do que estão fazendo. “Muitas pessoas acreditam que são ‘doutores’ em atividade física, e que prescrevem os exercícios com a mesma qualidade de um profissional formado. E sabemos que a prescrição envolve um emaranhado de conceitos que culminam na prescrição adequada de exercícios físicos”. Além disso, Ventura espera que o STF não estenda a outras profissões a não exigência do diploma.

Fonte: Assessoria de Imprensa - Portal Educação

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.