Cevnautas,

Sabemos cada vez mais sobre cada vez menos. Essa especialização pegou em cheio o corpo docente dos cursos de Educação Física ("mercado" ainda em incrível expansão!).   

Com a exigência de pós-graduação nossos docentes de cursos de Educação Física têm chegado com conhecimento aprofundado e exaustivo sobre a Alimentação e Fisiologia de ratos, Psicologia de atletas de esqui, Sociologia de esporte na Finlândia, História das rua de lazer do Afeganistão ... Assim, quando perguntamos a algum(a) desses(as) especialistas qual é a Educação Física do curso em que ele(a) é responsável ouvimos uma resposta com alguma platitude sobre "A importância da EF pra humanidade", ou um descarte puro e simples: sou professor de fisiologia, história, nutrição, treinamento, handebol ou qualquer outra evasiva. Dói mais ainda consultar a lista de títulos das monografias de é o fim do curso. Muitissimos trabalhos nada-a-ver com a preparação profissional que os cursos prometeram nos planos pedagógicos enviado para serem aprovados no MEC.  

Pesa também sobre os cursos a ausência de reuniões e trabalhos pedagógicos (exceções confirmam a regra). As eternas (nas públicas, geralmente de lutas sangrentas pras disciplinas[sic] não cairem na sexta-feira), ou as breves (nas particulares, em que que se recebe ordens e tarefas)  e raramente discutem a preparação profissional em Educação Física e Esportes, ou se trabalha alguma integração entre as atividades dos cursos.  

Os dois documentos publicados (UNESCO e COI), recentemente, podem servir de balizamento se, por acaso, tiver alguma reunião pedagógica dos professores. Com certeza podem servir nas aulas e grupos de estudo.   

Abaixo os documentos recentes e alguns mais antigos - e os não menos úteis que temos na biblioteca do CEV:  

Carta Internacional da Educação Física, Atividade Física e Esporte (UNESCO 2015) http://cev.org.br/biblioteca/carta-internacional-da-educacao-fisica-atividade-fisica-e-esporte/  

Agenda Olímpica 2020. 20 + 20 Recomendações (COI 2014) http://cev.org.br/biblioteca/agenda-olimpica-2020-20-20-recomendacoes/  

Manifesto Mundial da Educação Física (FIEP, 2000) http://cev.org.br/biblioteca/manifesto-mundial-educacao-fisica/  

Carta Brasileira de Educação Física (CONFEF 2000) http://cma.cev.org.br/biblioteca/show/4029316/  

Carta Internacional da Educação Física e Desportos (UNESCO, 1978) http://cev.org.br/biblioteca/carta-internacional-educacao-fisica-desportos/  

Manifesto Sobre o Fair Play (UNESCO, 1976) http://cev.org.br/biblioteca/manifesto-sobre-o-fair-play/  

Manifesto Mundial da Educação Física (FIEP, 1970) http://cev.org.br/biblioteca/manifesto-mundial-educacao-fisica-1970/

Laércio

Comentários

Por Daniel Carreira Filho
em 11 de Janeiro de 2016 às 10:35.

Aprofundamento, egocentrismo e distanciamento do humano

Em cada oportunidade que tenho para degustar alguns documentos, oficiais ou não, me sinto cada vez mais distante de mim mesmo.

A produção do conhecimento (assim chamado) encaminha o processo para a discussão de enzimas corporais ativadas, desenvolvidas, acrescidas e etc.. pelas práticas corporais.

Sabemos muito sobre a enzima e o que ela, quando alterada, pode promover no metabolismo corporal (inicialmente em ratos) no humano.

As dicussões sobre o esporte se encontram mais voltadas para a questão de Crianças para o Esporte e não o Esporte para Crianças, que vai muito além do simples jogo de palavras.

Vejo muitas pessoas discutindo o esporte e buscando encontrar caminhos para a adesão de crianças aos seus desejos e do Esporte e muito pouco para a atenção ao ser humano nessa fase da vida.

O que nos parece, me desculpem, é que buscamos saber mais das enzimas corporais do que do ser humano e seus desejos, necessidades, interesses, possibilidades, limites e relações entre estes.

O egocentrismo do cartório Qualis, nível de impacto e produção em língua estrangeira (que parcela ínfima de nossa população é capaz de ler) fez surgir um novo distanciamento da realidade vivida.

Encontros foram suprimidos, barreiras foram criadas, papers tomam o lugar do diálogo, e a vaidade humana supera a cooperação, solidariedade e construção coletiva.

Afinal, para onde vamos? 

Escola abandonada. Currículo montado para os interesses comerciais. Docência desvalorizada e abandonada na formação. 

O que vale é a medalha de campeão. Escola? Nela não existirá mais espaço para a apropriação de saberes pelo componente curricular Educação Física. 

Uma das razões é a formação deficiente e irresponsável promovida por algumas instituições e docentes que sequer a consideram como espaço de desenvolvimento profissional e, principalmente, de humanos mediados por cidadão competente.

Daniel

Por Roberto Affonso Pimentel
em 11 de Janeiro de 2016 às 16:26.

Ao Laércio, grato uma vez mais por suas colocações.

Ao Daniel, feliz por conhecer seu pensamento de tanta transparência e lucidez.

Muitos já tomaram conhecimento de meu projeto ambicioso sobre a Educação em seu viés da Formação esportiva escolar partir do ensino fundamental. Está se tornando verdadeira cruzada, tamanho o descaso e da incompetência de gestores e principais artífices formadores de profissionais, inclusos reitores (de coisa alguma) e pedagogos escolares.

PENSAR E TRANSFORMAR: UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE

Uma ponte entre ciência e professores... Inovando em contraponto ao que aí está!

A minha escrita não está em conformidade com as normas de publicação científica. Vergonha! ""

Por Roberto Affonso Pimentel
em 11 de Janeiro de 2016 às 16:28.

Ao Laércio, grato uma vez mais por suas colocações.

Ao Daniel, feliz por conhecer seu pensamento com tanta transparência e lucidez.

Muitos já tomaram conhecimento de meu projeto ambicioso sobre a Educação em seu viés da Formação esportiva escolar partir do ensino fundamental. Está se tornando verdadeira cruzada, tamanho o descaso e da incompetência de gestores e principais artífices formadores de profissionais, inclusos reitores (de coisa alguma) e pedagogos escolares.

PENSAR E TRANSFORMAR: UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE

Uma ponte entre ciência e professores... Inovando em contraponto ao que aí está!

A minha escrita não está em conformidade com as normas de publicação científica. Vergonha! ""

Por Roberto Affonso Pimentel
em 11 de Janeiro de 2016 às 16:55.

Peço desculpas por minha ignorância ao postar artigo nesta Comunidade. Ele está na íntegra em uma outra com o mesmo nome - Educação Física e Esporte -  dessa data. Tomara que o Laércio e o Daniel me perdoem pela mão de obra em ter que se "deslocar" até lá. 


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